Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Neiva Lourdes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133874
Resumo: Reconhecendo que as mudanças tecnológicas estão interferindo nas relações, na forma de receber e tratar as informações e também no modo das pessoas se comunicarem e interagirem no e com o mundo, faz-se necessário analisar como os professores estão recebendo e trabalhando com essas mudanças no seu fazer pedagógico. O objetivo maior deste estudo é conhecer e compreender como as TIC estão sendo exploradas pelos professores como ferramenta no processo de ensino aprendizagem, buscando conhecer os recursos materiais e de pessoal investidos na educação tecnológica, bem como pesquisar e relatar ações pedagógicas explorando as Tecnologias de Informação e Comunicação em algumas escolas municipais da zona norte Caxias do Sul. O trabalho tem como base a pesquisa qualitativa aplicada aos professores e gestores de 03 escolas de porte grande e médio da cidade serrana, bem como a análise de registros das aulas no LIE, leitura da proposta pedagógica e regimento escolar observando as diretrizes de cada unidade escolar no que diz respeito a incorporação das TIC na prática pedagógica. Os dados obtidos na pesquisa servem de base para uma reflexão sobre o papel do professor e a importância da inserção das TIC nas propostas pedagógicas compreendendo-as como suporte para aulas mais dinâmicas e participativas, sendo imprescindível a qualificação de todos os envolvidos no processo de ensino.
id UFRGS-2_d5f0c6a3a8a44e560cbfcadb5fa1961f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133874
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rossi, Neiva Lourdes deAmaral, Érico Marcelo Hoff do2016-03-16T02:06:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/133874000982072Reconhecendo que as mudanças tecnológicas estão interferindo nas relações, na forma de receber e tratar as informações e também no modo das pessoas se comunicarem e interagirem no e com o mundo, faz-se necessário analisar como os professores estão recebendo e trabalhando com essas mudanças no seu fazer pedagógico. O objetivo maior deste estudo é conhecer e compreender como as TIC estão sendo exploradas pelos professores como ferramenta no processo de ensino aprendizagem, buscando conhecer os recursos materiais e de pessoal investidos na educação tecnológica, bem como pesquisar e relatar ações pedagógicas explorando as Tecnologias de Informação e Comunicação em algumas escolas municipais da zona norte Caxias do Sul. O trabalho tem como base a pesquisa qualitativa aplicada aos professores e gestores de 03 escolas de porte grande e médio da cidade serrana, bem como a análise de registros das aulas no LIE, leitura da proposta pedagógica e regimento escolar observando as diretrizes de cada unidade escolar no que diz respeito a incorporação das TIC na prática pedagógica. Os dados obtidos na pesquisa servem de base para uma reflexão sobre o papel do professor e a importância da inserção das TIC nas propostas pedagógicas compreendendo-as como suporte para aulas mais dinâmicas e participativas, sendo imprescindível a qualificação de todos os envolvidos no processo de ensino.Recognizing that technological changes are interfering in relations in the form of receiving and processing information and also in people communicate and interact in and with the world order, it is necessary to examine how teachers are receiving and working with these changes in their pedagogical practice. The main objective of this study is to know and understand how ICTs are being exploited by teachers as a tool in the teaching learning, getting to know the materials and personnel resources invested in technological education, as well as researching and reporting educational activities exploring the Information Technology and communication in some municipal schools in the northern part of Caxias do Sul. The work is based on qualitative research applied to teachers and managers of 03 large and medium-sized schools in the mountainous city and analysis of records and educational and legal documents of the schools involved. The data obtained in the research are the basis for a reflection on the role of the teacher and the importance of integrating ICT in educational proposals comprising them as support for classes more dynamic and participatory, it is imperative to qualification of all those involved in the teaching process.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Prática pedagógicaProfessorMediaEducationLearningInserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógicaIntegration of information technology and communication in educational practice info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982072.pdf000982072.pdfTexto completoapplication/pdf4878606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133874/1/000982072.pdf91dfe97f9dfd71d27e309a433512ae7cMD51TEXT000982072.pdf.txt000982072.pdf.txtExtracted Texttext/plain85262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133874/2/000982072.pdf.txtc0008211f87f3b9e487f114d9fae6c70MD52THUMBNAIL000982072.pdf.jpg000982072.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133874/3/000982072.pdf.jpgf16c076040746a098e316082abc88a2dMD5310183/1338742018-10-26 10:21:46.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133874Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integration of information technology and communication in educational practice
title Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
spellingShingle Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
Rossi, Neiva Lourdes de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Professor
Media
Education
Learning
title_short Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_full Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_fullStr Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_full_unstemmed Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_sort Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
author Rossi, Neiva Lourdes de
author_facet Rossi, Neiva Lourdes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Neiva Lourdes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
contributor_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Professor
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Professor
Media
Education
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Education
Learning
description Reconhecendo que as mudanças tecnológicas estão interferindo nas relações, na forma de receber e tratar as informações e também no modo das pessoas se comunicarem e interagirem no e com o mundo, faz-se necessário analisar como os professores estão recebendo e trabalhando com essas mudanças no seu fazer pedagógico. O objetivo maior deste estudo é conhecer e compreender como as TIC estão sendo exploradas pelos professores como ferramenta no processo de ensino aprendizagem, buscando conhecer os recursos materiais e de pessoal investidos na educação tecnológica, bem como pesquisar e relatar ações pedagógicas explorando as Tecnologias de Informação e Comunicação em algumas escolas municipais da zona norte Caxias do Sul. O trabalho tem como base a pesquisa qualitativa aplicada aos professores e gestores de 03 escolas de porte grande e médio da cidade serrana, bem como a análise de registros das aulas no LIE, leitura da proposta pedagógica e regimento escolar observando as diretrizes de cada unidade escolar no que diz respeito a incorporação das TIC na prática pedagógica. Os dados obtidos na pesquisa servem de base para uma reflexão sobre o papel do professor e a importância da inserção das TIC nas propostas pedagógicas compreendendo-as como suporte para aulas mais dinâmicas e participativas, sendo imprescindível a qualificação de todos os envolvidos no processo de ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133874
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982072
url http://hdl.handle.net/10183/133874
identifier_str_mv 000982072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133874/1/000982072.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133874/2/000982072.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133874/3/000982072.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 91dfe97f9dfd71d27e309a433512ae7c
c0008211f87f3b9e487f114d9fae6c70
f16c076040746a098e316082abc88a2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500612694016