Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaefer, Jaqueline Grunewald
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200567
Resumo: A presente pesquisa tem, como objetivo geral, identificar as possíveis contribuições que a produção de um videoclipe sobre o Bullying pode propiciar a educandos de uma escola pública do município de Santa Cruz do Sul/RS. Esta temática foi escolhida tendo em vista que atualmente vem-se discutindo extensivamente sobre três aspectos extremante relevantes em nossa sociedade: o fenômeno Bullying, a educação socioemocional e as mídias digitais. O Bullying, por ser um problema que ocorre em muitas escolas, e manifestar-se nas mais diferentes formas, desde violência verbal, física, material, moral, social, psicológica e até mesmo virtual, de forma contínua e intencional. Por outro lado, a educação socioemocional, que tem como estratégia promover uma educação de qualidade, que pode melhorar os resultados escolares e que prepara o educando para a vida. Já as mídias digitais, aliadas ao conhecimento, evidenciam uma educação contemporânea e atuante, que potencializa o efeito reflexivo do educando, tornando-o autor do próprio conhecimento. Realizou-se, então, uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionários fechados, bem como a produção do videoclipe, com os quinze educandos do nono ano do curso de ensino fundamental. Diante disso, verificou-se que as principais contribuições que a produção de um videoclipe sobre o tema Bullying propiciaram foram a criatividade, a abertura a novas experiências, a sociabilidade, a autoconfiança, o espírito aventureiro, a cooperação, o trabalho em grupo, a previsibilidade, a consistência de reações emocionais frente as dificuldades diárias, a visão crítica sobre o tema Bullying e o entusiasmo na produção do videoclipe. Podese observar que a construção do videoclipe sobre o tema Bullying, além de desenvolver os aspectos socioemocionais dos educandos, promoveu a transformação destes em cidadãos informados, responsáveis e capazes de contribuir para a melhoria da sociedade.
id UFRGS-2_11df188243d5503b5c223b3fb73092b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200567
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schaefer, Jaqueline GrunewaldMachado, Letícia Sophia Rocha2019-10-12T03:52:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/200567001103289A presente pesquisa tem, como objetivo geral, identificar as possíveis contribuições que a produção de um videoclipe sobre o Bullying pode propiciar a educandos de uma escola pública do município de Santa Cruz do Sul/RS. Esta temática foi escolhida tendo em vista que atualmente vem-se discutindo extensivamente sobre três aspectos extremante relevantes em nossa sociedade: o fenômeno Bullying, a educação socioemocional e as mídias digitais. O Bullying, por ser um problema que ocorre em muitas escolas, e manifestar-se nas mais diferentes formas, desde violência verbal, física, material, moral, social, psicológica e até mesmo virtual, de forma contínua e intencional. Por outro lado, a educação socioemocional, que tem como estratégia promover uma educação de qualidade, que pode melhorar os resultados escolares e que prepara o educando para a vida. Já as mídias digitais, aliadas ao conhecimento, evidenciam uma educação contemporânea e atuante, que potencializa o efeito reflexivo do educando, tornando-o autor do próprio conhecimento. Realizou-se, então, uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionários fechados, bem como a produção do videoclipe, com os quinze educandos do nono ano do curso de ensino fundamental. Diante disso, verificou-se que as principais contribuições que a produção de um videoclipe sobre o tema Bullying propiciaram foram a criatividade, a abertura a novas experiências, a sociabilidade, a autoconfiança, o espírito aventureiro, a cooperação, o trabalho em grupo, a previsibilidade, a consistência de reações emocionais frente as dificuldades diárias, a visão crítica sobre o tema Bullying e o entusiasmo na produção do videoclipe. Podese observar que a construção do videoclipe sobre o tema Bullying, além de desenvolver os aspectos socioemocionais dos educandos, promoveu a transformação destes em cidadãos informados, responsáveis e capazes de contribuir para a melhoria da sociedade.The present research has, as general objective, to identify the possible contributions that the production of a video clip on Bullying can provide to students of a public school of Santa Cruz do Sul, RS. This theme was chosen considering that, currently, we are discussing extensively about three extremely relevant aspects in our society: Bullying phenomenon, social-emotional education and digital media. Bullying, because it is a problem that occurs in many schools, and manifests itself in the most different forms, from verbal, physical, material, moral, social, psychological and even virtual violence, in a continuous and intentional way. On the other hand, social-emotional education, whose strategy is to promote quality education, which can improve school outcomes and prepare the learner for life. Already, the digital media, allied to knowledge, evidence a contemporary and active education, which enhances the reflective effect of the student, making him the author of the knowledge itself. A quantitative and qualitative research was carried out, with the application of closed questionnaires, as well as the production of the video clip, with the fifteen students of the ninth year of elementary school. As a result, it was verified that the main contributions that the production of a video clip on the subject of Bullying allowed were creativity, openness to new experiences, sociability, self-confidence, adventurous spirit, cooperation, predictability, consistency of emotional reactions to daily difficulties, critical thinking about Bullying and enthusiasm in the production of the video clip. It can be observed that the construction of the video clip on Bullying, besides developing the socio-emotional aspects of the students, promoted the transformation of these into informed, responsible and capable citizens to contribute to the improvement of society.application/pdfporVideoclipeEducação socialBullyingSocial-emotional educationVideo clipBullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipeBullying : a socioemotional approach through a music videoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103289.pdf.txt001103289.pdf.txtExtracted Texttext/plain143498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200567/2/001103289.pdf.txt30e9fd3f9d689ff1097a3d3e3868438bMD52ORIGINAL001103289.pdfTexto completoapplication/pdf3275242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200567/1/001103289.pdf0cfcec8080f399cdf851319ecbc1bba8MD5110183/2005672024-01-27 06:00:42.852701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:00:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Bullying : a socioemotional approach through a music video
title Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe
spellingShingle Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe
Schaefer, Jaqueline Grunewald
Videoclipe
Educação social
Bullying
Social-emotional education
Video clip
title_short Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe
title_full Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe
title_fullStr Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe
title_full_unstemmed Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe
title_sort Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe
author Schaefer, Jaqueline Grunewald
author_facet Schaefer, Jaqueline Grunewald
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaefer, Jaqueline Grunewald
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
contributor_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Videoclipe
Educação social
topic Videoclipe
Educação social
Bullying
Social-emotional education
Video clip
dc.subject.eng.fl_str_mv Bullying
Social-emotional education
Video clip
description A presente pesquisa tem, como objetivo geral, identificar as possíveis contribuições que a produção de um videoclipe sobre o Bullying pode propiciar a educandos de uma escola pública do município de Santa Cruz do Sul/RS. Esta temática foi escolhida tendo em vista que atualmente vem-se discutindo extensivamente sobre três aspectos extremante relevantes em nossa sociedade: o fenômeno Bullying, a educação socioemocional e as mídias digitais. O Bullying, por ser um problema que ocorre em muitas escolas, e manifestar-se nas mais diferentes formas, desde violência verbal, física, material, moral, social, psicológica e até mesmo virtual, de forma contínua e intencional. Por outro lado, a educação socioemocional, que tem como estratégia promover uma educação de qualidade, que pode melhorar os resultados escolares e que prepara o educando para a vida. Já as mídias digitais, aliadas ao conhecimento, evidenciam uma educação contemporânea e atuante, que potencializa o efeito reflexivo do educando, tornando-o autor do próprio conhecimento. Realizou-se, então, uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionários fechados, bem como a produção do videoclipe, com os quinze educandos do nono ano do curso de ensino fundamental. Diante disso, verificou-se que as principais contribuições que a produção de um videoclipe sobre o tema Bullying propiciaram foram a criatividade, a abertura a novas experiências, a sociabilidade, a autoconfiança, o espírito aventureiro, a cooperação, o trabalho em grupo, a previsibilidade, a consistência de reações emocionais frente as dificuldades diárias, a visão crítica sobre o tema Bullying e o entusiasmo na produção do videoclipe. Podese observar que a construção do videoclipe sobre o tema Bullying, além de desenvolver os aspectos socioemocionais dos educandos, promoveu a transformação destes em cidadãos informados, responsáveis e capazes de contribuir para a melhoria da sociedade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:52:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200567
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103289
url http://hdl.handle.net/10183/200567
identifier_str_mv 001103289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200567/2/001103289.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200567/1/001103289.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30e9fd3f9d689ff1097a3d3e3868438b
0cfcec8080f399cdf851319ecbc1bba8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486935988076544