Mapeamento da trajetória do ensino e aprendizagem dos alunos a partir do conceito de multiletramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Lucélia Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199304
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, participantes do Laboratório de Aprendizagem, indicado para alunos com defasagem escolar, em uma escola da rede municipal da cidade de Porto Alegre. A pesquisa objetivou mapear a trajetória de ensino e aprendizagem dos alunos a partir do conceito de multiletramento. Isto é, promover e compreender como a inserção desses estudantes nas tecnologias digitais pode favorecer o ensino da escrita e da leitura. Para tal, fundamentado teoricamente nos estudos das áreas dos letramentos e multiletramentos, embasado nos pressupostos metodológicos da pesquisa intervenção, realizou-se inicialmente questionários e entrevistas semiestruturadas, a fim de investigar os usos que os alunos fazem das TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, como se comunicam nelas por meio da leitura e escrita dentro e fora do espaço escolar. A partir desse mapeamento foram propostas atividades para promover os usos dessas tecnologias de forma integrada ao desenvolvimento do conteúdo curricular, por meio da produção de hipertextos. Os resultados dessa investigação permitiram contribuir para a reflexão de como os alunos estão aprendendo em uma era digital. As experiências de construção de hipertextos, revelaram que o trabalho com os recursos tecnológicos no espaço escolar por meio da promoção dos multiletramentos favorece o ensino da escrita e leitura contextualizados nos seus usos sociais, assim como possibilita ao aluno adquirir habilidades para uma relação crítica e apropriada perante às TDIC.
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