Mapeamento da trajetória do ensino e aprendizagem dos alunos a partir do conceito de multiletramento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199304 |
Resumo: | Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, participantes do Laboratório de Aprendizagem, indicado para alunos com defasagem escolar, em uma escola da rede municipal da cidade de Porto Alegre. A pesquisa objetivou mapear a trajetória de ensino e aprendizagem dos alunos a partir do conceito de multiletramento. Isto é, promover e compreender como a inserção desses estudantes nas tecnologias digitais pode favorecer o ensino da escrita e da leitura. Para tal, fundamentado teoricamente nos estudos das áreas dos letramentos e multiletramentos, embasado nos pressupostos metodológicos da pesquisa intervenção, realizou-se inicialmente questionários e entrevistas semiestruturadas, a fim de investigar os usos que os alunos fazem das TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, como se comunicam nelas por meio da leitura e escrita dentro e fora do espaço escolar. A partir desse mapeamento foram propostas atividades para promover os usos dessas tecnologias de forma integrada ao desenvolvimento do conteúdo curricular, por meio da produção de hipertextos. Os resultados dessa investigação permitiram contribuir para a reflexão de como os alunos estão aprendendo em uma era digital. As experiências de construção de hipertextos, revelaram que o trabalho com os recursos tecnológicos no espaço escolar por meio da promoção dos multiletramentos favorece o ensino da escrita e leitura contextualizados nos seus usos sociais, assim como possibilita ao aluno adquirir habilidades para uma relação crítica e apropriada perante às TDIC. |
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Dias, Ana Lucélia SilvaMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2019-09-13T03:50:25Z2019http://hdl.handle.net/10183/199304001101022Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, participantes do Laboratório de Aprendizagem, indicado para alunos com defasagem escolar, em uma escola da rede municipal da cidade de Porto Alegre. A pesquisa objetivou mapear a trajetória de ensino e aprendizagem dos alunos a partir do conceito de multiletramento. Isto é, promover e compreender como a inserção desses estudantes nas tecnologias digitais pode favorecer o ensino da escrita e da leitura. Para tal, fundamentado teoricamente nos estudos das áreas dos letramentos e multiletramentos, embasado nos pressupostos metodológicos da pesquisa intervenção, realizou-se inicialmente questionários e entrevistas semiestruturadas, a fim de investigar os usos que os alunos fazem das TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, como se comunicam nelas por meio da leitura e escrita dentro e fora do espaço escolar. A partir desse mapeamento foram propostas atividades para promover os usos dessas tecnologias de forma integrada ao desenvolvimento do conteúdo curricular, por meio da produção de hipertextos. Os resultados dessa investigação permitiram contribuir para a reflexão de como os alunos estão aprendendo em uma era digital. As experiências de construção de hipertextos, revelaram que o trabalho com os recursos tecnológicos no espaço escolar por meio da promoção dos multiletramentos favorece o ensino da escrita e leitura contextualizados nos seus usos sociais, assim como possibilita ao aluno adquirir habilidades para uma relação crítica e apropriada perante às TDIC.This study presents the results of a research carried out with students of the 6th and 7th year of Elementary School who attend the Learning Laboratory, indicated for students with school delay, in a public school from the city of Porto Alegre. The research aimed to map the trajectory of teaching and student’s learning from the concept of multiliteracy. That is, to promote and understand how the insertion of these students in digital technologies can favor the writing and reading learning. To this end, theoretically based on the studies of the literacy and multiliteracy areas based on the methodological assumptions of the intervention research, questionnaires and semi-structured interviews were initially conducted in order to investigate students' uses of DICTs - digital technologies of information and communication, as communicated to them through reading and writing in and out of school environment. From this mapping were proposed activities to promote the uses of these technologies in an integrated way to the development of the curricular content, through the production of hypertexts. The results of this research allowed us to contribute to the observation of how students are learning in the digital age. The experiences of hypertext construction have shown that working with technological resources in the school space through the promotion of multiliteracies favors the teaching of writing and reading contextualized in its social uses, as well as enables the student to acquire skills for a critical and appropriate relation towards the DICTs.application/pdfporLetramento digitalMultiletramentoDificuldades de aprendizagemTecnologias digitaisLiteracyMultiliteracyLearning difficultiesDigital technologies of information and communication - TDICMapeamento da trajetória do ensino e aprendizagem dos alunos a partir do conceito de multiletramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101022.pdf.txt001101022.pdf.txtExtracted Texttext/plain122089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199304/2/001101022.pdf.txtc5039f62726b3d1a1bd393253dd538d6MD52ORIGINAL001101022.pdfTexto completoapplication/pdf1546981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199304/1/001101022.pdf288d9a681b3bb4e354b90d3d5122ead6MD5110183/1993042019-09-14 03:54:54.53994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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