Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Corso, Luciana Vellinho
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265670
Resumo: As dificuldades de aprendizagem da matemática inicial correspondem a um tema ainda pouco abordado na realidade brasileira, ainda mais se tratando da faixa etária de crianças da Educação Infantil. Por isso, este capítulo propõe discutir os conceitos e terminologias referentes a dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem com o objetivo de diferenciá-los e oportunizar uma melhor compreensão de ambos. Nesse sentido, serão detalhados estudos voltados à identificação das características de crianças com dificuldades na área para exemplificar a heterogeneidade presente nos quadros de dificuldade/transtorno. Além disso, também será destacada a importância de levar em consideração não apenas as características prejudicadas, como também aquelas preservadas, visando chamar atenção ao perfil heterogêneo dos aprendizes. Por fim, serão indicados possíveis encaminhamentos e implicações para práticas pedagógicas.
id UFRGS-2_257d7aed9cfb818f68e8f5555ec1c5f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265670
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assis, Évelin Fulginiti deCorso, Luciana Vellinho2023-10-05T03:33:53Z2023http://hdl.handle.net/10183/265670001185565As dificuldades de aprendizagem da matemática inicial correspondem a um tema ainda pouco abordado na realidade brasileira, ainda mais se tratando da faixa etária de crianças da Educação Infantil. Por isso, este capítulo propõe discutir os conceitos e terminologias referentes a dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem com o objetivo de diferenciá-los e oportunizar uma melhor compreensão de ambos. Nesse sentido, serão detalhados estudos voltados à identificação das características de crianças com dificuldades na área para exemplificar a heterogeneidade presente nos quadros de dificuldade/transtorno. Além disso, também será destacada a importância de levar em consideração não apenas as características prejudicadas, como também aquelas preservadas, visando chamar atenção ao perfil heterogêneo dos aprendizes. Por fim, serão indicados possíveis encaminhamentos e implicações para práticas pedagógicas.application/pdfporCORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 155-176Dificuldades de aprendizagemEnsino de matemáticaAprendizagemEducação infantilDificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185565.pdf.txt001185565.pdf.txtExtracted Texttext/plain40731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265670/2/001185565.pdf.txt69f00193f0f8d23754247e7d09f2d67eMD52ORIGINAL001185565.pdfCapítuloapplication/pdf1394730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265670/1/001185565.pdf408ed26f2ca93bc01143ee1a65a4e029MD5110183/2656702023-10-06 03:41:02.327402oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-06T06:41:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos
title Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos
spellingShingle Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos
Assis, Évelin Fulginiti de
Dificuldades de aprendizagem
Ensino de matemática
Aprendizagem
Educação infantil
title_short Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos
title_full Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos
title_fullStr Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos
title_full_unstemmed Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos
title_sort Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos
author Assis, Évelin Fulginiti de
author_facet Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
author_role author
author2 Corso, Luciana Vellinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Ensino de matemática
Aprendizagem
Educação infantil
topic Dificuldades de aprendizagem
Ensino de matemática
Aprendizagem
Educação infantil
description As dificuldades de aprendizagem da matemática inicial correspondem a um tema ainda pouco abordado na realidade brasileira, ainda mais se tratando da faixa etária de crianças da Educação Infantil. Por isso, este capítulo propõe discutir os conceitos e terminologias referentes a dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem com o objetivo de diferenciá-los e oportunizar uma melhor compreensão de ambos. Nesse sentido, serão detalhados estudos voltados à identificação das características de crianças com dificuldades na área para exemplificar a heterogeneidade presente nos quadros de dificuldade/transtorno. Além disso, também será destacada a importância de levar em consideração não apenas as características prejudicadas, como também aquelas preservadas, visando chamar atenção ao perfil heterogêneo dos aprendizes. Por fim, serão indicados possíveis encaminhamentos e implicações para práticas pedagógicas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-05T03:33:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265670
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001185565
url http://hdl.handle.net/10183/265670
identifier_str_mv 001185565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv CORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 155-176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265670/2/001185565.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265670/1/001185565.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69f00193f0f8d23754247e7d09f2d67e
408ed26f2ca93bc01143ee1a65a4e029
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487573606170624