Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luciane Tais Szelest Sarmento da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215201
Resumo: Este estudo busca compreender se a estratégia de marketing social desenvolvida na coleta seletiva do município de Esteio tem algum efeito no desempenho dele na gestão do serviço. Muitas cidades ainda não conseguem atender a legislação que define que é responsabilidade de cada município gerir e destinar, de forma assertiva, o lixo produzido por seus cidadãos, bem como trabalhar pela redução de resíduos e pelo incentivo à reciclagem. Isso ocorre por não terem capacidade de gestão ou recursos próprios suficientes para financiar o serviço de coleta seletiva. Nesse contexto, o município de Esteio se destaca por apresentar uma coleta seletiva bem estruturada e ações de marketing social, voltadas para a conscientização da população quanto à separação e destinação correta dos resíduos. Para basear a discussão teórica foram abordados os seguintes temas: Coleta Seletiva e a implementação dela como Política Pública do município. Após, aprofundou-se o conceito de Marketing Social e sua aplicação no setor público. Para a execução do estudo, foram entrevistados os responsáveis pela coordenação da coleta seletiva do município e a responsável pela diretoria de comunicação social da Prefeitura de Esteio. E ainda nesse sentido, analisou-se também as ferramentas utilizadas e materiais de divulgação e comunicação com a população que foram produzidos.
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