Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzari, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Milan, Gabriel Sperandio, Slongo, Luiz Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104976
Resumo: O presente estudo analisou os aspectos relativos aos efeitos negativos do estereótipo do país de origem em relação aos produtos fabricados e comercializados pela China, o maior exportador mundial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório, executada por meio de um grupo focado que compreendeu a participação de dez profissionais que trabalham com comércio internacional, considerando que os dados coletados passaram por uma análise de conteúdo. Os achados deste trabalho apontam para a relevância das informações sobre o país de origem e de seus históricos de produção sobre a imagem que os consumidores formam a respeito dos seus produtos. Além disso, são destacados a embalagem e o preço como aspectos extrínsecos capazes de minimizar o efeito negativo causado pelo estereótipo do país de origem sobre a imagem dos produtos.
id UFRGS-2_2ee4bd21fb7b26f525d3a524a6d54530
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104976
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazzari, FernandaMilan, Gabriel SperandioSlongo, Luiz Antonio2014-10-25T02:15:39Z20141678-4855http://hdl.handle.net/10183/104976000932177O presente estudo analisou os aspectos relativos aos efeitos negativos do estereótipo do país de origem em relação aos produtos fabricados e comercializados pela China, o maior exportador mundial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório, executada por meio de um grupo focado que compreendeu a participação de dez profissionais que trabalham com comércio internacional, considerando que os dados coletados passaram por uma análise de conteúdo. Os achados deste trabalho apontam para a relevância das informações sobre o país de origem e de seus históricos de produção sobre a imagem que os consumidores formam a respeito dos seus produtos. Além disso, são destacados a embalagem e o preço como aspectos extrínsecos capazes de minimizar o efeito negativo causado pelo estereótipo do país de origem sobre a imagem dos produtos.The present study examined the negative aspects of the country-of-origin stereotype for products manufactured and sold by China, the world’s largest exporter. This is a qualitative research with an exploratory approach, implemented by means a focus group the included the participation of ten professionals whom working with international trade, and to the data collected was implemented a content analysis. The findings of this study point to the relevance of the country-of-origin information and its historical production about the image that consumers make about their products. Furthermore, the packing and the price were outstanding as extrinsic aspects able to minimize the negative effect due to of the country-of-origin stereotype on the products image.Alphaapplication/pdfporDesenvolvimento em questão : revista do programa de pós-graduação em desenvolvimento. Ijuí. Vol. 12, n. 26 (abr./jun. 2014), p. 293-319Estratégia competitivaComércio internacionalPercepção do consumidorImagem de produtoCountry-of-origin effectCompetitive strategyInternational tradeConsumers’ perceptionProduct imageEfeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a ChinaCountry-of-origin effect : a study on international trade professionals’ perception about Chinainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932177.pdf000932177.pdfTexto completoapplication/pdf211717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104976/1/000932177.pdf173045095d3d3bddd552116ab5714461MD51TEXT000932177.pdf.txt000932177.pdf.txtExtracted Texttext/plain54947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104976/2/000932177.pdf.txtf0236c881dc0aaa5a5860d2702a8aa5fMD52THUMBNAIL000932177.pdf.jpg000932177.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104976/3/000932177.pdf.jpg2a7d1a60217be5e721605e3883b4ff95MD5310183/1049762018-10-16 08:15:01.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:15:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Country-of-origin effect : a study on international trade professionals’ perception about China
title Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China
spellingShingle Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China
Lazzari, Fernanda
Estratégia competitiva
Comércio internacional
Percepção do consumidor
Imagem de produto
Country-of-origin effect
Competitive strategy
International trade
Consumers’ perception
Product image
title_short Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China
title_full Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China
title_fullStr Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China
title_full_unstemmed Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China
title_sort Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China
author Lazzari, Fernanda
author_facet Lazzari, Fernanda
Milan, Gabriel Sperandio
Slongo, Luiz Antonio
author_role author
author2 Milan, Gabriel Sperandio
Slongo, Luiz Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzari, Fernanda
Milan, Gabriel Sperandio
Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia competitiva
Comércio internacional
Percepção do consumidor
Imagem de produto
topic Estratégia competitiva
Comércio internacional
Percepção do consumidor
Imagem de produto
Country-of-origin effect
Competitive strategy
International trade
Consumers’ perception
Product image
dc.subject.eng.fl_str_mv Country-of-origin effect
Competitive strategy
International trade
Consumers’ perception
Product image
description O presente estudo analisou os aspectos relativos aos efeitos negativos do estereótipo do país de origem em relação aos produtos fabricados e comercializados pela China, o maior exportador mundial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório, executada por meio de um grupo focado que compreendeu a participação de dez profissionais que trabalham com comércio internacional, considerando que os dados coletados passaram por uma análise de conteúdo. Os achados deste trabalho apontam para a relevância das informações sobre o país de origem e de seus históricos de produção sobre a imagem que os consumidores formam a respeito dos seus produtos. Além disso, são destacados a embalagem e o preço como aspectos extrínsecos capazes de minimizar o efeito negativo causado pelo estereótipo do país de origem sobre a imagem dos produtos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-25T02:15:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104976
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-4855
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000932177
identifier_str_mv 1678-4855
000932177
url http://hdl.handle.net/10183/104976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento em questão : revista do programa de pós-graduação em desenvolvimento. Ijuí. Vol. 12, n. 26 (abr./jun. 2014), p. 293-319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104976/1/000932177.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104976/2/000932177.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104976/3/000932177.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 173045095d3d3bddd552116ab5714461
f0236c881dc0aaa5a5860d2702a8aa5f
2a7d1a60217be5e721605e3883b4ff95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487265767325696