Efeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a China
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104976 |
Resumo: | O presente estudo analisou os aspectos relativos aos efeitos negativos do estereótipo do país de origem em relação aos produtos fabricados e comercializados pela China, o maior exportador mundial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório, executada por meio de um grupo focado que compreendeu a participação de dez profissionais que trabalham com comércio internacional, considerando que os dados coletados passaram por uma análise de conteúdo. Os achados deste trabalho apontam para a relevância das informações sobre o país de origem e de seus históricos de produção sobre a imagem que os consumidores formam a respeito dos seus produtos. Além disso, são destacados a embalagem e o preço como aspectos extrínsecos capazes de minimizar o efeito negativo causado pelo estereótipo do país de origem sobre a imagem dos produtos. |
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Lazzari, FernandaMilan, Gabriel SperandioSlongo, Luiz Antonio2014-10-25T02:15:39Z20141678-4855http://hdl.handle.net/10183/104976000932177O presente estudo analisou os aspectos relativos aos efeitos negativos do estereótipo do país de origem em relação aos produtos fabricados e comercializados pela China, o maior exportador mundial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório, executada por meio de um grupo focado que compreendeu a participação de dez profissionais que trabalham com comércio internacional, considerando que os dados coletados passaram por uma análise de conteúdo. Os achados deste trabalho apontam para a relevância das informações sobre o país de origem e de seus históricos de produção sobre a imagem que os consumidores formam a respeito dos seus produtos. Além disso, são destacados a embalagem e o preço como aspectos extrínsecos capazes de minimizar o efeito negativo causado pelo estereótipo do país de origem sobre a imagem dos produtos.The present study examined the negative aspects of the country-of-origin stereotype for products manufactured and sold by China, the world’s largest exporter. This is a qualitative research with an exploratory approach, implemented by means a focus group the included the participation of ten professionals whom working with international trade, and to the data collected was implemented a content analysis. The findings of this study point to the relevance of the country-of-origin information and its historical production about the image that consumers make about their products. Furthermore, the packing and the price were outstanding as extrinsic aspects able to minimize the negative effect due to of the country-of-origin stereotype on the products image.Alphaapplication/pdfporDesenvolvimento em questão : revista do programa de pós-graduação em desenvolvimento. Ijuí. Vol. 12, n. 26 (abr./jun. 2014), p. 293-319Estratégia competitivaComércio internacionalPercepção do consumidorImagem de produtoCountry-of-origin effectCompetitive strategyInternational tradeConsumers’ perceptionProduct imageEfeito país de origem : um estudo sobre a percepção de profissionais de comércio internacional sobre a ChinaCountry-of-origin effect : a study on international trade professionals’ perception about Chinainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932177.pdf000932177.pdfTexto completoapplication/pdf211717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104976/1/000932177.pdf173045095d3d3bddd552116ab5714461MD51TEXT000932177.pdf.txt000932177.pdf.txtExtracted Texttext/plain54947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104976/2/000932177.pdf.txtf0236c881dc0aaa5a5860d2702a8aa5fMD52THUMBNAIL000932177.pdf.jpg000932177.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104976/3/000932177.pdf.jpg2a7d1a60217be5e721605e3883b4ff95MD5310183/1049762018-10-16 08:15:01.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:15:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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