Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Stoffels, Danielle, Bergamaschi, Isabela Polesi, Silva, Alessandra Dutra da, Rados, Pantelis Varvaki
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152740
Resumo: Pesquisa exploratória documental de abordagem qualitativa cujo objetivo foi compreender como está se constituindo a formação do estudante de Odontologia em relação ao cuidado em saúde, a partir de uma atividade de ensino interdisciplinar ocorrida no segundo ano da formação do cirurgião-dentista. Foi realizado um levantamento retrospectivo do material produzido pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Seminário de Integração IV, de 2006 a 2013. O corpus de análise foi formado por relatos de acompanhamento de pacientes e narrativas. Foram analisados 95 relatos de casos de pacientes e 67 narrativas pelo método da análise temática de conteúdo de Bardin. A análise do material resultou em 17 unidades de significação/categorias emergentes. A inclusão das narrativas no Seminário de Integração como estratégia metodológica de ensino na saúde trouxe a qualificação dos relatos e aproximou os estudantes do ser humano a ser cuidado, passando por sua queixa principal, história de vida e subjetividades. Currículos inovadores e integrados na área da saúde devem ser acompanhados permanentemente com base na experiência concreta nesta e em outras instituições de educação superior do País.
id UFRGS-2_3f138d95f306bdbbe9c03b5a873dfe70
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152740
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toassi, Ramona Fernanda CeriottiStoffels, DanielleBergamaschi, Isabela PolesiSilva, Alessandra Dutra daRados, Pantelis Varvaki2017-02-18T02:43:00Z20160100-5502http://hdl.handle.net/10183/152740001010004Pesquisa exploratória documental de abordagem qualitativa cujo objetivo foi compreender como está se constituindo a formação do estudante de Odontologia em relação ao cuidado em saúde, a partir de uma atividade de ensino interdisciplinar ocorrida no segundo ano da formação do cirurgião-dentista. Foi realizado um levantamento retrospectivo do material produzido pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Seminário de Integração IV, de 2006 a 2013. O corpus de análise foi formado por relatos de acompanhamento de pacientes e narrativas. Foram analisados 95 relatos de casos de pacientes e 67 narrativas pelo método da análise temática de conteúdo de Bardin. A análise do material resultou em 17 unidades de significação/categorias emergentes. A inclusão das narrativas no Seminário de Integração como estratégia metodológica de ensino na saúde trouxe a qualificação dos relatos e aproximou os estudantes do ser humano a ser cuidado, passando por sua queixa principal, história de vida e subjetividades. Currículos inovadores e integrados na área da saúde devem ser acompanhados permanentemente com base na experiência concreta nesta e em outras instituições de educação superior do País.This documentary exploratory research project with a qualitative approach aimed to understand how dental students are being trained in terms of healthcare, by means of an interdisciplinary teaching activity held in the second year of dental school. A retrospective survey was performed from the material produced by the students during the third semester of the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul, by means of the IV Integration Seminar held in 2006-2013. The analysis corpus consisted of reports featuring patient monitoring and narratives. We analyzed 95 patient case reports and 67 narratives using the thematic analysis method on Bardin content. Analysis of the material resulted in 17 meaning units/emerging categories. The inclusion of narratives in the Integration Seminar as a methodological strategy for health education facilitated the qualification of reports and brought students closer to the human beings under care, by means of exposing the students to the patients’ chief complaint, life history and subjective factors. The specific experiences of this study as well as those of other Brazilian educational institutions suggest that innovative and integrated curricula in the healthcare field must be implemented on a permanent basis.application/pdfporRevista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 40, n. 3 (jul./set. 2016), p. 487-496SaúdeEducação em odontologiaEducação superiorCurriculos : OdontologiaHigher educationCurriculumTeachingDental educationMedical educationSeminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o pacienteIntegration seminars as pedagogical devices for curricular innovation in health education : student perceptions of patientsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001010004.pdf001010004.pdfTexto completoapplication/pdf572773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152740/1/001010004.pdff7a8287a9a3254df7886d43a25791a8eMD51TEXT001010004.pdf.txt001010004.pdf.txtExtracted Texttext/plain45194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152740/2/001010004.pdf.txt4198f082a2e8d79bf3851a9642b7e3bfMD5210183/1527402017-08-31 02:32:03.844022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152740Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-08-31T05:32:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integration seminars as pedagogical devices for curricular innovation in health education : student perceptions of patients
title Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente
spellingShingle Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Saúde
Educação em odontologia
Educação superior
Curriculos : Odontologia
Higher education
Curriculum
Teaching
Dental education
Medical education
title_short Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente
title_full Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente
title_fullStr Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente
title_full_unstemmed Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente
title_sort Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente
author Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Stoffels, Danielle
Bergamaschi, Isabela Polesi
Silva, Alessandra Dutra da
Rados, Pantelis Varvaki
author_role author
author2 Stoffels, Danielle
Bergamaschi, Isabela Polesi
Silva, Alessandra Dutra da
Rados, Pantelis Varvaki
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Stoffels, Danielle
Bergamaschi, Isabela Polesi
Silva, Alessandra Dutra da
Rados, Pantelis Varvaki
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Educação em odontologia
Educação superior
Curriculos : Odontologia
topic Saúde
Educação em odontologia
Educação superior
Curriculos : Odontologia
Higher education
Curriculum
Teaching
Dental education
Medical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Curriculum
Teaching
Dental education
Medical education
description Pesquisa exploratória documental de abordagem qualitativa cujo objetivo foi compreender como está se constituindo a formação do estudante de Odontologia em relação ao cuidado em saúde, a partir de uma atividade de ensino interdisciplinar ocorrida no segundo ano da formação do cirurgião-dentista. Foi realizado um levantamento retrospectivo do material produzido pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Seminário de Integração IV, de 2006 a 2013. O corpus de análise foi formado por relatos de acompanhamento de pacientes e narrativas. Foram analisados 95 relatos de casos de pacientes e 67 narrativas pelo método da análise temática de conteúdo de Bardin. A análise do material resultou em 17 unidades de significação/categorias emergentes. A inclusão das narrativas no Seminário de Integração como estratégia metodológica de ensino na saúde trouxe a qualificação dos relatos e aproximou os estudantes do ser humano a ser cuidado, passando por sua queixa principal, história de vida e subjetividades. Currículos inovadores e integrados na área da saúde devem ser acompanhados permanentemente com base na experiência concreta nesta e em outras instituições de educação superior do País.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-18T02:43:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152740
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-5502
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001010004
identifier_str_mv 0100-5502
001010004
url http://hdl.handle.net/10183/152740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 40, n. 3 (jul./set. 2016), p. 487-496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152740/1/001010004.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152740/2/001010004.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f7a8287a9a3254df7886d43a25791a8e
4198f082a2e8d79bf3851a9642b7e3bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790343652999168