Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152740 |
Resumo: | Pesquisa exploratória documental de abordagem qualitativa cujo objetivo foi compreender como está se constituindo a formação do estudante de Odontologia em relação ao cuidado em saúde, a partir de uma atividade de ensino interdisciplinar ocorrida no segundo ano da formação do cirurgião-dentista. Foi realizado um levantamento retrospectivo do material produzido pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Seminário de Integração IV, de 2006 a 2013. O corpus de análise foi formado por relatos de acompanhamento de pacientes e narrativas. Foram analisados 95 relatos de casos de pacientes e 67 narrativas pelo método da análise temática de conteúdo de Bardin. A análise do material resultou em 17 unidades de significação/categorias emergentes. A inclusão das narrativas no Seminário de Integração como estratégia metodológica de ensino na saúde trouxe a qualificação dos relatos e aproximou os estudantes do ser humano a ser cuidado, passando por sua queixa principal, história de vida e subjetividades. Currículos inovadores e integrados na área da saúde devem ser acompanhados permanentemente com base na experiência concreta nesta e em outras instituições de educação superior do País. |
id |
UFRGS-2_3f138d95f306bdbbe9c03b5a873dfe70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152740 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toassi, Ramona Fernanda CeriottiStoffels, DanielleBergamaschi, Isabela PolesiSilva, Alessandra Dutra daRados, Pantelis Varvaki2017-02-18T02:43:00Z20160100-5502http://hdl.handle.net/10183/152740001010004Pesquisa exploratória documental de abordagem qualitativa cujo objetivo foi compreender como está se constituindo a formação do estudante de Odontologia em relação ao cuidado em saúde, a partir de uma atividade de ensino interdisciplinar ocorrida no segundo ano da formação do cirurgião-dentista. Foi realizado um levantamento retrospectivo do material produzido pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Seminário de Integração IV, de 2006 a 2013. O corpus de análise foi formado por relatos de acompanhamento de pacientes e narrativas. Foram analisados 95 relatos de casos de pacientes e 67 narrativas pelo método da análise temática de conteúdo de Bardin. A análise do material resultou em 17 unidades de significação/categorias emergentes. A inclusão das narrativas no Seminário de Integração como estratégia metodológica de ensino na saúde trouxe a qualificação dos relatos e aproximou os estudantes do ser humano a ser cuidado, passando por sua queixa principal, história de vida e subjetividades. Currículos inovadores e integrados na área da saúde devem ser acompanhados permanentemente com base na experiência concreta nesta e em outras instituições de educação superior do País.This documentary exploratory research project with a qualitative approach aimed to understand how dental students are being trained in terms of healthcare, by means of an interdisciplinary teaching activity held in the second year of dental school. A retrospective survey was performed from the material produced by the students during the third semester of the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul, by means of the IV Integration Seminar held in 2006-2013. The analysis corpus consisted of reports featuring patient monitoring and narratives. We analyzed 95 patient case reports and 67 narratives using the thematic analysis method on Bardin content. Analysis of the material resulted in 17 meaning units/emerging categories. The inclusion of narratives in the Integration Seminar as a methodological strategy for health education facilitated the qualification of reports and brought students closer to the human beings under care, by means of exposing the students to the patients’ chief complaint, life history and subjective factors. The specific experiences of this study as well as those of other Brazilian educational institutions suggest that innovative and integrated curricula in the healthcare field must be implemented on a permanent basis.application/pdfporRevista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 40, n. 3 (jul./set. 2016), p. 487-496SaúdeEducação em odontologiaEducação superiorCurriculos : OdontologiaHigher educationCurriculumTeachingDental educationMedical educationSeminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o pacienteIntegration seminars as pedagogical devices for curricular innovation in health education : student perceptions of patientsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001010004.pdf001010004.pdfTexto completoapplication/pdf572773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152740/1/001010004.pdff7a8287a9a3254df7886d43a25791a8eMD51TEXT001010004.pdf.txt001010004.pdf.txtExtracted Texttext/plain45194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152740/2/001010004.pdf.txt4198f082a2e8d79bf3851a9642b7e3bfMD5210183/1527402017-08-31 02:32:03.844022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152740Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-08-31T05:32:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Integration seminars as pedagogical devices for curricular innovation in health education : student perceptions of patients |
title |
Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente |
spellingShingle |
Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Saúde Educação em odontologia Educação superior Curriculos : Odontologia Higher education Curriculum Teaching Dental education Medical education |
title_short |
Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente |
title_full |
Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente |
title_fullStr |
Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente |
title_full_unstemmed |
Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente |
title_sort |
Seminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o paciente |
author |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_facet |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Stoffels, Danielle Bergamaschi, Isabela Polesi Silva, Alessandra Dutra da Rados, Pantelis Varvaki |
author_role |
author |
author2 |
Stoffels, Danielle Bergamaschi, Isabela Polesi Silva, Alessandra Dutra da Rados, Pantelis Varvaki |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Stoffels, Danielle Bergamaschi, Isabela Polesi Silva, Alessandra Dutra da Rados, Pantelis Varvaki |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Educação em odontologia Educação superior Curriculos : Odontologia |
topic |
Saúde Educação em odontologia Educação superior Curriculos : Odontologia Higher education Curriculum Teaching Dental education Medical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Curriculum Teaching Dental education Medical education |
description |
Pesquisa exploratória documental de abordagem qualitativa cujo objetivo foi compreender como está se constituindo a formação do estudante de Odontologia em relação ao cuidado em saúde, a partir de uma atividade de ensino interdisciplinar ocorrida no segundo ano da formação do cirurgião-dentista. Foi realizado um levantamento retrospectivo do material produzido pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Seminário de Integração IV, de 2006 a 2013. O corpus de análise foi formado por relatos de acompanhamento de pacientes e narrativas. Foram analisados 95 relatos de casos de pacientes e 67 narrativas pelo método da análise temática de conteúdo de Bardin. A análise do material resultou em 17 unidades de significação/categorias emergentes. A inclusão das narrativas no Seminário de Integração como estratégia metodológica de ensino na saúde trouxe a qualificação dos relatos e aproximou os estudantes do ser humano a ser cuidado, passando por sua queixa principal, história de vida e subjetividades. Currículos inovadores e integrados na área da saúde devem ser acompanhados permanentemente com base na experiência concreta nesta e em outras instituições de educação superior do País. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-18T02:43:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152740 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-5502 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001010004 |
identifier_str_mv |
0100-5502 001010004 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 40, n. 3 (jul./set. 2016), p. 487-496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152740/1/001010004.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152740/2/001010004.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7a8287a9a3254df7886d43a25791a8e 4198f082a2e8d79bf3851a9642b7e3bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790343652999168 |