Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189265 |
Resumo: | Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do ‘‘lado de fora’’ dos serviços. |
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Ferreira, Luiz Alberto dos SantosDamico, José Geraldo SoaresFraga, Alex Branco2019-03-08T02:31:05Z20170101-3289http://hdl.handle.net/10183/189265001085941Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do ‘‘lado de fora’’ dos serviços.This is a case study on the process of integration of Physical Education workers in thecontext of a multi-professional mental health team. The categories ‘‘doer’’ and ‘‘composer’’were used to analyze the positions that a Physical Education worker occupies in this service. Theempiricism was produced from eight semi-structured interviews with different professionalsin a Psychosocial Care Center. Analysis indicated that the position of Physical Education onthe team depends on the trajectory of each professional and the way the Physical Educationworker establishes himself/herself. We conclude that the work ruled by composition favors carepractices that enhance the anti-asylum intervention and the life ‘‘outside’’ the services.Se trata de un estudio de caso sobre el proceso de inserción de trabajadores deeducación física en el trabajo cotidiano de un equipo multiprofesional de salud mental. Seutilizaron las categorías del «emprendedor» y el «compositor» para analizar los puestos queun trabajador de educación física ocupa en ese servicio. La práctica empírica se llevó a cabocon ocho (8) entrevistas semiestructuradas con diferentes profesionales de un centro de aten-ción psicosocial. Los análisis indicaron que el lugar que ocupa la educación física en el equipodepende de la trayectoria de cada uno de los profesionales y del modo en que el trabajador deeducación física se posiciona. Concluimos que el trabajo desarrollado a partir de esta composi-ción favorece prácticas de cuidado que potencializan la intervención antimanicomial y la vidadel «lado externo» de los servicios.application/pdfporRevista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 39, n. 2 (abr./jun. 2017) p. 107-216Saúde mentalEducação físicaMental healthMulti-professionalteamPhysical educationCase studySalud mentalEquipo multiprofesionalEducación físicaEstudio de casoEntre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mentalBetween the composition and the task : a case study on the inclusion of Physical Education in a mental health serviceEntre la composisión y la tarea : estudio de caso sobre la inserción de la educación física en un servicio de salud mentalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085941.pdf.txt001085941.pdf.txtExtracted Texttext/plain37455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189265/2/001085941.pdf.txta5bad9fb9edddc0e06af3870a05e70e6MD52ORIGINAL001085941.pdfTexto completoapplication/pdf393883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189265/1/001085941.pdfa72753b6345843530b160b650bc07297MD5110183/1892652019-03-09 02:35:50.568508oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189265Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-09T05:35:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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