Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Alberto dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Damico, José Geraldo Soares, Fraga, Alex Branco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189265
Resumo: Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do ‘‘lado de fora’’ dos serviços.
id UFRGS-2_3fbf8c5dd68f299e65d50aa356dc2208
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189265
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Luiz Alberto dos SantosDamico, José Geraldo SoaresFraga, Alex Branco2019-03-08T02:31:05Z20170101-3289http://hdl.handle.net/10183/189265001085941Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do ‘‘lado de fora’’ dos serviços.This is a case study on the process of integration of Physical Education workers in thecontext of a multi-professional mental health team. The categories ‘‘doer’’ and ‘‘composer’’were used to analyze the positions that a Physical Education worker occupies in this service. Theempiricism was produced from eight semi-structured interviews with different professionalsin a Psychosocial Care Center. Analysis indicated that the position of Physical Education onthe team depends on the trajectory of each professional and the way the Physical Educationworker establishes himself/herself. We conclude that the work ruled by composition favors carepractices that enhance the anti-asylum intervention and the life ‘‘outside’’ the services.Se trata de un estudio de caso sobre el proceso de inserción de trabajadores deeducación física en el trabajo cotidiano de un equipo multiprofesional de salud mental. Seutilizaron las categorías del «emprendedor» y el «compositor» para analizar los puestos queun trabajador de educación física ocupa en ese servicio. La práctica empírica se llevó a cabocon ocho (8) entrevistas semiestructuradas con diferentes profesionales de un centro de aten-ción psicosocial. Los análisis indicaron que el lugar que ocupa la educación física en el equipodepende de la trayectoria de cada uno de los profesionales y del modo en que el trabajador deeducación física se posiciona. Concluimos que el trabajo desarrollado a partir de esta composi-ción favorece prácticas de cuidado que potencializan la intervención antimanicomial y la vidadel «lado externo» de los servicios.application/pdfporRevista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 39, n. 2 (abr./jun. 2017) p. 107-216Saúde mentalEducação físicaMental healthMulti-professionalteamPhysical educationCase studySalud mentalEquipo multiprofesionalEducación físicaEstudio de casoEntre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mentalBetween the composition and the task : a case study on the inclusion of Physical Education in a mental health serviceEntre la composisión y la tarea : estudio de caso sobre la inserción de la educación física en un servicio de salud mentalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085941.pdf.txt001085941.pdf.txtExtracted Texttext/plain37455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189265/2/001085941.pdf.txta5bad9fb9edddc0e06af3870a05e70e6MD52ORIGINAL001085941.pdfTexto completoapplication/pdf393883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189265/1/001085941.pdfa72753b6345843530b160b650bc07297MD5110183/1892652019-03-09 02:35:50.568508oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189265Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-09T05:35:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between the composition and the task : a case study on the inclusion of Physical Education in a mental health service
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Entre la composisión y la tarea : estudio de caso sobre la inserción de la educación física en un servicio de salud mental
title Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
spellingShingle Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
Ferreira, Luiz Alberto dos Santos
Saúde mental
Educação física
Mental health
Multi-professionalteam
Physical education
Case study
Salud mental
Equipo multiprofesional
Educación física
Estudio de caso
title_short Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
title_full Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
title_fullStr Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
title_full_unstemmed Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
title_sort Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
author Ferreira, Luiz Alberto dos Santos
author_facet Ferreira, Luiz Alberto dos Santos
Damico, José Geraldo Soares
Fraga, Alex Branco
author_role author
author2 Damico, José Geraldo Soares
Fraga, Alex Branco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luiz Alberto dos Santos
Damico, José Geraldo Soares
Fraga, Alex Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Educação física
topic Saúde mental
Educação física
Mental health
Multi-professionalteam
Physical education
Case study
Salud mental
Equipo multiprofesional
Educación física
Estudio de caso
dc.subject.eng.fl_str_mv Mental health
Multi-professionalteam
Physical education
Case study
dc.subject.spa.fl_str_mv Salud mental
Equipo multiprofesional
Educación física
Estudio de caso
description Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do ‘‘lado de fora’’ dos serviços.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-08T02:31:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189265
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-3289
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085941
identifier_str_mv 0101-3289
001085941
url http://hdl.handle.net/10183/189265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 39, n. 2 (abr./jun. 2017) p. 107-216
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189265/2/001085941.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189265/1/001085941.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5bad9fb9edddc0e06af3870a05e70e6
a72753b6345843530b160b650bc07297
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790390177267712