O trabalho da educação física na composição de equipe de saúde mental especializada em álcool e outras drogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira , Luiz Alberto dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/99039
Resumo: Esta dissertação trata de analisar, de um modo geral, os processos de trabalho dos trabalhadores em Saúde Mental e, de modo específico, como os trabalhadores de Educação Física se incorporam (ou são incorporados) no cotidiano de trabalho nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A temática é tratada nesta dissertação com base nas formulações teóricas produzidas a partir do movimento antimanicomial e da Reforma Sanitária Brasileira. A metodologia adotada foi o estudo de caso qualitativo em um Caps especializado na atenção a usuários de álcool e outras drogas, localizado na região metropolitana de Porto Alegre. Por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada, principal instrumento de produção dos dados empíricos, oito trabalhadores de diversos núcleos profissionais da equipe colaboraram com a pesquisa. Do material levantado, três categorias de análise emergiram: 1) a tensão entre público e privado na organização dos processos coletivos de trabalho para a produção do cuidado em serviços de Saúde Mental; 2) as expectativas e demandas da equipe relativa ao trabalho da Educação Física em um Caps AD; e 3) a produção de saberes sem fronteiras disciplinares/profissionais em meio aos afazeres que se misturam na composição do trabalho em Saúde Mental. A análise resultante desta categorização levou às seguintes considerações: a terceirização dos serviços e a precarização dos vínculos empregatícios interfere na organização de processos coletivos de trabalho e na efetiva integração das equipes em Saúde Mental; o trabalho da Educação Física em um Caps Ad transita tanto entre as expectativas de tarefas clássicas do núcleo quanto à composição do trabalho coletivo voltado para as demandas do campo; as equipes multiprofissionais de Saúde Mental que funcionam de forma efetivamente integrada rasuram as fronteiras dos saberes dos núcleos e convocam os trabalhadores a desenvolverem projetos terapêuticos pautados, sobretudo, na produção de vida.
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spelling Ferreira , Luiz Alberto dos SantosFraga, Alex Branco2014-08-02T02:10:35Z2013http://hdl.handle.net/10183/99039000930194Esta dissertação trata de analisar, de um modo geral, os processos de trabalho dos trabalhadores em Saúde Mental e, de modo específico, como os trabalhadores de Educação Física se incorporam (ou são incorporados) no cotidiano de trabalho nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A temática é tratada nesta dissertação com base nas formulações teóricas produzidas a partir do movimento antimanicomial e da Reforma Sanitária Brasileira. A metodologia adotada foi o estudo de caso qualitativo em um Caps especializado na atenção a usuários de álcool e outras drogas, localizado na região metropolitana de Porto Alegre. Por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada, principal instrumento de produção dos dados empíricos, oito trabalhadores de diversos núcleos profissionais da equipe colaboraram com a pesquisa. Do material levantado, três categorias de análise emergiram: 1) a tensão entre público e privado na organização dos processos coletivos de trabalho para a produção do cuidado em serviços de Saúde Mental; 2) as expectativas e demandas da equipe relativa ao trabalho da Educação Física em um Caps AD; e 3) a produção de saberes sem fronteiras disciplinares/profissionais em meio aos afazeres que se misturam na composição do trabalho em Saúde Mental. A análise resultante desta categorização levou às seguintes considerações: a terceirização dos serviços e a precarização dos vínculos empregatícios interfere na organização de processos coletivos de trabalho e na efetiva integração das equipes em Saúde Mental; o trabalho da Educação Física em um Caps Ad transita tanto entre as expectativas de tarefas clássicas do núcleo quanto à composição do trabalho coletivo voltado para as demandas do campo; as equipes multiprofissionais de Saúde Mental que funcionam de forma efetivamente integrada rasuram as fronteiras dos saberes dos núcleos e convocam os trabalhadores a desenvolverem projetos terapêuticos pautados, sobretudo, na produção de vida.This dissertation is to examine, in general, the working processes of professionals involved in Mental Health and, specifically, how the professionals of Physical Education incorporate (or are embedded) in the daily work at the Centers for Psychosocial Care (CAPS). The topic is treated in this dissertation based on theoretical formulations produced from anti-asylum movement and from Brazilian Sanitary Reform. The adopted methodology was a qualitative case study based on CAPS, who is specialized in caring for users of alcohol and other drugs, located in the metropolitan area of Porto Alegre. Through a guide of semi-structured interviews, the main instrument of production of empirical data, eight professionals from the multidisciplinary core team collaborated with the research. From the collected material, three categories of analysis emerged: 1) the tension between public and private in the organization of the collective bargaining process for the production of care in mental health services, 2) the expectations and demands of the team concerned the Physical Education in a Caps, and 3) the production of knowledge without borders disciplinary/professionals during their duties that mixtures in the composition of the work in Mental Health. The resulting analysis of this categorization led to the following considerations: the outsourcing of services and the casualization of employment relationships interfere in the organization of collective bargaining processes and the effective integration of the Mental Health teams, the duty of Physical Education in a Caps transitions even between expectations from classical tasks of the core team about the composition of the collective work facing the demands on the field, than the multidisciplinary teams of Mental Health that works effectively integrated erasure the frontiers of knowledge of the core teams and summon professionals to develop therapeutic projects guided mainly in the production of life.Esta tesis intenta analizar, de modo general, los procesos de trabajo de los trabajadores en Salud Mental y, de modo puntual, como los trabajadores de Educación Física se adhieren (o son adheridos) en el cotidiano laboral de los Centros de Atención Psicosocial (Caps). La temática es abordada en esta tesis con base las diferentes formulaciones teóricas generadas a partir del movimiento Antimanicomial y la Reforma Sanitaria Brasilera. La metodología empleada fue el estudio de caso cualitativo en un Caps especializado en la atención a los usuarios de alcohol e drogas , ubicado en la región metropolitana de la ciudad de Porto Alegre. A partir de una entrevista semi-estructurada, principal instrumento de producción de datos empíricos, ocho trabajadores de diferentes equipos profesionales colaboraron con la investigación. En el material recogido surgieron tres categorías de análisis: 1) la tensión entre lo público y privado en la organización de procesos colectivos de trabajo para la atención en los servicios de Salud Mental. 2) las expectativas y exigencias del trabajo de la Educación Física en un Caps Ad, y 3) la producción de conocimiento sin barreras disciplinarias/profesionales en medio a los quehaceres que se mezclan en la configuración del trabajo en Salud Mental. El análisis resultante de esta clasificación llevó a las siguientes consideraciones: la tercerización de los servicios y la precarización de los vínculos laborales interfieren en la organización de los procesos de trabajo colectivo y en la integración efectiva de los equipos de trabajadores en Salud Mental; el trabajo de la Educación Física en un Caps Ad transita tanto en la expectativas de las tareas clásicas del núcleo como en la composición del trabajo colectivo dirigido a las demandas del campo; los equipos multiprofesionales de Salud Mental que funcionan de forma efectivamente integrada, rasuran las fronteras de los saberes de los núcleos y convocan a los trabajadores a desarrollar proyectos terapéuticos pautados, sobre todo en la producción de la vida. El análisis resultante de esta clasificación llevó a las siguientes consideraciones: el trabajo de Educación Física en un CAPS Ad ambas transiciones entre expectativas de las tareas clásicas del núcleo y la composición de la obra colectiva frente a las demandas del campo, los equipos multidisciplinarios de Salud Mental que trabajan rasuram efectivamente integrada de las fronteras del conocimiento de los núcleos y convocan a los trabajadores a desarrollar proyectos terapéuticos guiados principalmente en la producción de la vida.application/pdfporSaúde mentalEstudo de casoPhysical educationMental healthMultidisciplinary teamCase studyEducación físicaSalud mentalEquipo multidisciplinarioEstudio de casoO trabalho da educação física na composição de equipe de saúde mental especializada em álcool e outras drogasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS201mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000930194.pdf000930194.pdfTexto completoapplication/pdf2495235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99039/1/000930194.pdf42d0f15b3b81998f813e4568a86f0d28MD51TEXT000930194.pdf.txt000930194.pdf.txtExtracted Texttext/plain241747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99039/2/000930194.pdf.txtbf40d5d6ba68c1d0b677ebb9345f2c3cMD52THUMBNAIL000930194.pdf.jpg000930194.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99039/3/000930194.pdf.jpgf2581fffc21d5ef13215a15260fe8e02MD5310183/990392018-10-22 08:26:28.767oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:26:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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