Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pacievitch, Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131119
Resumo: Este artigo tem por objeto as relações entre formação de professores de história, patrimônio cultural e ensino de história a partir de experiências realizadas na disciplina de Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial, no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de reflexões sobre aulas desenvolvidas em espaços da cidade, compreendendo que o ensino de história pode ocorrer em diversos contextos e de diferentes formas. As escolhas teóricas sobre formação de professores estão ancoradas em AntonioNóvoa e Joan Pagès, que nos instigam a buscar novos espaços e tempos para a aprendizagem dos futuros professores. Para esta comunicação, optamos em discutir uma dessas experiências desenvolvida em um bistrô-antiquário de Porto Alegre. O tema foi memória, patrimônio e objeto gerador, pautado nos seguintes objetivos: discutir os objetos como evocadores de memórias e dialogar com os conceitos estudados nos textos de referência, de Francisco Régis Lopes e Ecléa Bosi. A experiência permitiu avaliar as potencialidades dos espaços da cidade que ajudam a problematizar temas relevantes do currículo da história na Educação Básica. Portanto, é fundamental proporcionar aos licenciandos vivências com esses elementos, que acompanhadas das contribuições de pensadores, podem se transformar em conhecimentos que fundamentem práticas futuras.
id UFRGS-2_40f1b919f4a863b95a9bdd747fc373dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131119
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Carmem Zeli de VargasPacievitch, Caroline2015-12-15T02:37:51Z20152177-5648http://hdl.handle.net/10183/131119000975738Este artigo tem por objeto as relações entre formação de professores de história, patrimônio cultural e ensino de história a partir de experiências realizadas na disciplina de Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial, no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de reflexões sobre aulas desenvolvidas em espaços da cidade, compreendendo que o ensino de história pode ocorrer em diversos contextos e de diferentes formas. As escolhas teóricas sobre formação de professores estão ancoradas em AntonioNóvoa e Joan Pagès, que nos instigam a buscar novos espaços e tempos para a aprendizagem dos futuros professores. Para esta comunicação, optamos em discutir uma dessas experiências desenvolvida em um bistrô-antiquário de Porto Alegre. O tema foi memória, patrimônio e objeto gerador, pautado nos seguintes objetivos: discutir os objetos como evocadores de memórias e dialogar com os conceitos estudados nos textos de referência, de Francisco Régis Lopes e Ecléa Bosi. A experiência permitiu avaliar as potencialidades dos espaços da cidade que ajudam a problematizar temas relevantes do currículo da história na Educação Básica. Portanto, é fundamental proporcionar aos licenciandos vivências com esses elementos, que acompanhadas das contribuições de pensadores, podem se transformar em conhecimentos que fundamentem práticas futuras.This article focuses on the relations among history teachers’ education, cultural heritage, and educational history, from experiences in the subject History III Teaching Internship - Heritage Education in the Licentiateship in History from the Federal University of Rio Grande do Sul. These are reflections on lessons developed in city spaces, understanding that the teaching of history can occur in different contexts and in different ways. Nóvoa Antonio and Joan Pagès served as a base for the theoretical choices on teachers’ training, which encourage us to seek new spaces and times for the learning of future teachers. For this presentation, we have decided to discuss one of these experiences developed in a Porto Alegre antique bistro. The themes were memory, heritage, and object generator, based on the following goals: to discuss the objects as evocative of memories and dialogue with the concepts studied in reference texts, Francis Regis Lopes and EcléaBosi. The experience enabled us to evaluate the potential of city spaces that helped us discuss relevant topics of the history curriculum in Basic Education. Therefore, it is essential to offer undergraduates experiences with these elements, which together with the contributions of thinkers, can turn into knowledge to justify future practices.Este artículo tiene por objeto las relaciones entre formación de profesores de historia, patrimonio cultural y enseñanza de la historia, a partir de experiencias realizadas en la asignatura “Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial” de la Licenciatura en Historia de la Universidad Federal del Río Grande del Sur (Porto Alegre – Brasil). Se trata de reflexiones sobre clases que se pasan en distintos espacios de la ciudad, bajo la comprensión de que la enseñaza de historia puede ocurrir en distintos contextos y de distintas formas. Las elecciones teóricas sobre formación de profesores están basadas en Antonio Nóvoa y Joan Pagès, que nos movilizan a buscar nuevos espacios y tiempos para el aprendizaje de los futuros profesores. En esta presentación, optamos en discutir una de esas experiencias, desarrollada en un bistró-anticuario en Porto Alegre. El tema de la clase fue memoria, patrimonio y objeto que generador, pautado en los siguientes objetivos: discutir los objetos como evocadores de memorias y dialogar con los conceptos estudiados en los textos de referencia, de Francisco Régis Lopes y Ecléa Bosi. La experiencia ha permitido evaluar las potencialidades de los espacios de la ciudad que ayudaron a problematizar temáticas relevantes del currículum de historia en la Educación Básica. Por lo tanto, es fundamental proporcionar a los licenciandos vivencias con esos elementos, que acompañado de las contribuciones de pensadores, se pueden transformar en conocimientos que fundamenten sus prácticas futuras.application/pdfporOPSIS. Catalão, GO. Vol. 15, n. 1 (2015), f. 28-42.Formação de professoresPatrimônioHistóriaTeachers educationHeritage and educationHistory teachingFormación de profesoresPatrimonio y educaciónEnseñanza de la historiaPatrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professoresCultural heritage and history teaching : experiences in history teachers’ educationPatrimonio cultural y enseñanza de historia : experiencias en la formación de profesoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975738.pdf000975738.pdfTexto completoapplication/pdf594280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131119/1/000975738.pdf17ddc8aec0447b81cb386fed8012503dMD51TEXT000975738.pdf.txt000975738.pdf.txtExtracted Texttext/plain48898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131119/2/000975738.pdf.txt22ef36e940debb1c538976b3a002a59cMD52THUMBNAIL000975738.pdf.jpg000975738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131119/3/000975738.pdf.jpg1f875b4e5c25987f086d684dc5e91087MD5310183/1311192018-10-25 09:49:11.11oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131119Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cultural heritage and history teaching : experiences in history teachers’ education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Patrimonio cultural y enseñanza de historia : experiencias en la formación de profesores
title Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores
spellingShingle Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Formação de professores
Patrimônio
História
Teachers education
Heritage and education
History teaching
Formación de profesores
Patrimonio y educación
Enseñanza de la historia
title_short Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores
title_full Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores
title_fullStr Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores
title_full_unstemmed Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores
title_sort Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores
author Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_facet Gil, Carmem Zeli de Vargas
Pacievitch, Caroline
author_role author
author2 Pacievitch, Caroline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
Pacievitch, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Patrimônio
História
topic Formação de professores
Patrimônio
História
Teachers education
Heritage and education
History teaching
Formación de profesores
Patrimonio y educación
Enseñanza de la historia
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers education
Heritage and education
History teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación de profesores
Patrimonio y educación
Enseñanza de la historia
description Este artigo tem por objeto as relações entre formação de professores de história, patrimônio cultural e ensino de história a partir de experiências realizadas na disciplina de Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial, no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de reflexões sobre aulas desenvolvidas em espaços da cidade, compreendendo que o ensino de história pode ocorrer em diversos contextos e de diferentes formas. As escolhas teóricas sobre formação de professores estão ancoradas em AntonioNóvoa e Joan Pagès, que nos instigam a buscar novos espaços e tempos para a aprendizagem dos futuros professores. Para esta comunicação, optamos em discutir uma dessas experiências desenvolvida em um bistrô-antiquário de Porto Alegre. O tema foi memória, patrimônio e objeto gerador, pautado nos seguintes objetivos: discutir os objetos como evocadores de memórias e dialogar com os conceitos estudados nos textos de referência, de Francisco Régis Lopes e Ecléa Bosi. A experiência permitiu avaliar as potencialidades dos espaços da cidade que ajudam a problematizar temas relevantes do currículo da história na Educação Básica. Portanto, é fundamental proporcionar aos licenciandos vivências com esses elementos, que acompanhadas das contribuições de pensadores, podem se transformar em conhecimentos que fundamentem práticas futuras.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T02:37:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131119
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-5648
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975738
identifier_str_mv 2177-5648
000975738
url http://hdl.handle.net/10183/131119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv OPSIS. Catalão, GO. Vol. 15, n. 1 (2015), f. 28-42.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131119/1/000975738.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131119/2/000975738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131119/3/000975738.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 17ddc8aec0447b81cb386fed8012503d
22ef36e940debb1c538976b3a002a59c
1f875b4e5c25987f086d684dc5e91087
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487312768696320