Utopias na docência em história : diálogos com professores franceses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacievitch, Caroline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235142
Resumo: Este texto explora discursos de professores de histoire-géographie sobre a docência em História expressos em editoriais de duas revistas publicadas por associações docentes francesas: Historiens & Géographes e Les Clionautes (1998–2016). Problematizam-se as utopias políticas e educacionais percebidas nesses documentos, a fim de complexificar o olhar sobre os discursos que percorrem a formação de professores de História. Foram selecionados os editoriais que tratavam sobre formação de professores de História, destacando os que, de alguma maneira, expressavam utopias político-educacionais. Utopias são entendidas como narrativas fundadas em crítica ao tempo presente e que projetam futuros melhores, na esteira do Princípio Esperança de Ernst Bloch. A análise permitiu identificar diversas categoriais, sendo que, neste artigo, o foco é na didática e no papel da História no futuro dos estudantes. Dialogar com as revistas francesas, escritas por professores de histoire-géographie da educação básica, evidenciou que o foco nas utopias torna pouco importantes as dicotomias entre história e ensino. Conclui-se que, quando professores de História são provocados a falar sobre seus sonhos, perspectivas e responsabilidades profissionais, a atenção se desloca da repetição dos enunciados mais frequentes em direção a outros percursos, sempre inéditos, provocados pelos encontros com os estudantes e a história, na vida da sala de aula.
id UFRGS-2_e5f2a640dec9995bfec9a7aba5b59462
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235142
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pacievitch, Caroline2022-02-15T04:38:23Z20210102-4698http://hdl.handle.net/10183/235142001136595Este texto explora discursos de professores de histoire-géographie sobre a docência em História expressos em editoriais de duas revistas publicadas por associações docentes francesas: Historiens & Géographes e Les Clionautes (1998–2016). Problematizam-se as utopias políticas e educacionais percebidas nesses documentos, a fim de complexificar o olhar sobre os discursos que percorrem a formação de professores de História. Foram selecionados os editoriais que tratavam sobre formação de professores de História, destacando os que, de alguma maneira, expressavam utopias político-educacionais. Utopias são entendidas como narrativas fundadas em crítica ao tempo presente e que projetam futuros melhores, na esteira do Princípio Esperança de Ernst Bloch. A análise permitiu identificar diversas categoriais, sendo que, neste artigo, o foco é na didática e no papel da História no futuro dos estudantes. Dialogar com as revistas francesas, escritas por professores de histoire-géographie da educação básica, evidenciou que o foco nas utopias torna pouco importantes as dicotomias entre história e ensino. Conclui-se que, quando professores de História são provocados a falar sobre seus sonhos, perspectivas e responsabilidades profissionais, a atenção se desloca da repetição dos enunciados mais frequentes em direção a outros percursos, sempre inéditos, provocados pelos encontros com os estudantes e a história, na vida da sala de aula.This text explores discourses of histoire-géographie teachers about teaching in History expressed in editorials of two journals published by French teaching associations: Historiens & Géographes and Les Clionautes (1998-2016). The political and educational utopias perceived in these documents are problematized in order to complexify the look at the discourses that run through the training of history teachers. The editorials that dealt with history teacher education were selected, highlighting those that, in some way, expressed political-educational utopias. Utopias are understood as narratives based on criticism of the present time and that project better futures, in the wake of Ernst Bloch's Principle of Hope. The analysis has allowed us to identify several categorical ones, and in this article the focus is on didactics and the role of History in the future of students. Dialoguing with French journals, written by basic education histoire-géographie teachers, evidenced that the focus on utopias makes the dichotomies between history and teaching unimportant. It is concluded that when history teachers are provoked to talk about their dreams, perspectives and professional responsibilities, attention shifts from the repetition of the most frequent statements towards other paths, always unpublished, provoked by encounters with students and history, in the life of the classroom.El texto explora discursos de profesores de histoire-géographie sobre la docencia en Historia expresos en editoriales de dos revistas publicadas por asociaciones docentes francesas: Historiens & Géographes y Les Clionautes (1998-2016). Se problematizan las utopías políticas y educacionales percibidas en los documentos, para dejar compleja la mirada sobre los discursos que involucran la formación docente en Historia. Se han seleccionado los editoriales que trataban de la formación de profesores de Historia, con destaque para los que, de alguna manera, expresaban utopías político-educacionales. Se comprenden las utopías como narrativas fundamentadas en una crítica al tiempo presente y que proyectan futuros mejores, basado en el Principio Esperanza de Ernst Bloch. El análisis posibilitó identificar distintas categorías, pensando que este artículo se concentra en la didáctica y en el rol de la Historia en el futuro de los estudiantes. El diálogo con las revistas francesas, escritas por profesores de histoire-géographie de la educación básica, evidenció que el enfoque de las utopías vuelve poco relevantes las dicotomías entre historia y enseñanza. La conclusión es que, cuando los profesores de historia son provocados a hablar de sus sueños, perspectivas y responsabilidades profesionales, la atención se traslada de la repetición de los enunciados más frecuentes en dirección a otros caminos siempre inéditos, provocados por los encuentros con los estudiantes y con la Historia, en la vida del aula de clase.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 37 (2021), p. 1-14, e26304Formação de professoresEnsino de históriaHistory teachingUtopiasTeachers’ educationEnseñanza de historiaUtopíasFormación de profesoresUtopias na docência em história : diálogos com professores francesesUtopias in history teaching : dialogues with french teachersUtopías en la docencia en historia : diálogos con profesores francesesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136595.pdf.txt001136595.pdf.txtExtracted Texttext/plain58681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235142/3/001136595.pdf.txt84171d4f97662a57983f48b373112efcMD53001136595-02.pdf.txt001136595-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain57673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235142/4/001136595-02.pdf.txt393188b0b014217b427cae6719bc014aMD54ORIGINAL001136595.pdfTexto completoapplication/pdf405932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235142/1/001136595.pdf26649c60009a0f9f40b935413c17a8d5MD51001136595-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf390836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235142/2/001136595-02.pdfc052c6ff94d62c55802e5dd33929fa3aMD5210183/2351422022-02-22 04:58:42.131019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235142Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:58:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utopias na docência em história : diálogos com professores franceses
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Utopias in history teaching : dialogues with french teachers
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Utopías en la docencia en historia : diálogos con profesores franceses
title Utopias na docência em história : diálogos com professores franceses
spellingShingle Utopias na docência em história : diálogos com professores franceses
Pacievitch, Caroline
Formação de professores
Ensino de história
History teaching
Utopias
Teachers’ education
Enseñanza de historia
Utopías
Formación de profesores
title_short Utopias na docência em história : diálogos com professores franceses
title_full Utopias na docência em história : diálogos com professores franceses
title_fullStr Utopias na docência em história : diálogos com professores franceses
title_full_unstemmed Utopias na docência em história : diálogos com professores franceses
title_sort Utopias na docência em história : diálogos com professores franceses
author Pacievitch, Caroline
author_facet Pacievitch, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacievitch, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de história
topic Formação de professores
Ensino de história
History teaching
Utopias
Teachers’ education
Enseñanza de historia
Utopías
Formación de profesores
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Utopias
Teachers’ education
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de historia
Utopías
Formación de profesores
description Este texto explora discursos de professores de histoire-géographie sobre a docência em História expressos em editoriais de duas revistas publicadas por associações docentes francesas: Historiens & Géographes e Les Clionautes (1998–2016). Problematizam-se as utopias políticas e educacionais percebidas nesses documentos, a fim de complexificar o olhar sobre os discursos que percorrem a formação de professores de História. Foram selecionados os editoriais que tratavam sobre formação de professores de História, destacando os que, de alguma maneira, expressavam utopias político-educacionais. Utopias são entendidas como narrativas fundadas em crítica ao tempo presente e que projetam futuros melhores, na esteira do Princípio Esperança de Ernst Bloch. A análise permitiu identificar diversas categoriais, sendo que, neste artigo, o foco é na didática e no papel da História no futuro dos estudantes. Dialogar com as revistas francesas, escritas por professores de histoire-géographie da educação básica, evidenciou que o foco nas utopias torna pouco importantes as dicotomias entre história e ensino. Conclui-se que, quando professores de História são provocados a falar sobre seus sonhos, perspectivas e responsabilidades profissionais, a atenção se desloca da repetição dos enunciados mais frequentes em direção a outros percursos, sempre inéditos, provocados pelos encontros com os estudantes e a história, na vida da sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T04:38:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235142
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136595
identifier_str_mv 0102-4698
001136595
url http://hdl.handle.net/10183/235142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 37 (2021), p. 1-14, e26304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235142/3/001136595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235142/4/001136595-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235142/1/001136595.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235142/2/001136595-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84171d4f97662a57983f48b373112efc
393188b0b014217b427cae6719bc014a
26649c60009a0f9f40b935413c17a8d5
c052c6ff94d62c55802e5dd33929fa3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225050650574848