Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Simone Edi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ceccim, Ricardo Burg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130111
Resumo: Este é um artigo de reflexão, com abordagem no plano dos princípios e valores que antecedem ou sucedem processos avaliativos institucionais do ensino, tendo em vista a área da saúde. Tem por objetivo colocar em debate os processos de avaliação externa realizados nos cursos de graduação na área da saúde, uma vez que mobilizam os aspectos objetivos, mas, também, aqueles subjetivos, próprios do contato in loco, fundamental à apreensão daquilo que “realmente” está em curso na formação. Independente de que se possa indicar precisamente “como” ou “o quê” avaliar, quais medidas e padrões usar, é preciso “refletir sobre” e “desejar” uma avaliação que diga respeito àquilo que fazemos passar com nossas práticas pedagógicas. O texto busca mostrar a força daquilo que está na dimensão “das margens”, dimensão não prevista no sistema de avaliação.
id UFRGS-2_42b20e633618a79b2d9daf7233299cd1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130111
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Chaves, Simone EdiCeccim, Ricardo Burg2015-11-21T02:37:54Z20151414-3283http://hdl.handle.net/10183/130111000977335Este é um artigo de reflexão, com abordagem no plano dos princípios e valores que antecedem ou sucedem processos avaliativos institucionais do ensino, tendo em vista a área da saúde. Tem por objetivo colocar em debate os processos de avaliação externa realizados nos cursos de graduação na área da saúde, uma vez que mobilizam os aspectos objetivos, mas, também, aqueles subjetivos, próprios do contato in loco, fundamental à apreensão daquilo que “realmente” está em curso na formação. Independente de que se possa indicar precisamente “como” ou “o quê” avaliar, quais medidas e padrões usar, é preciso “refletir sobre” e “desejar” uma avaliação que diga respeito àquilo que fazemos passar com nossas práticas pedagógicas. O texto busca mostrar a força daquilo que está na dimensão “das margens”, dimensão não prevista no sistema de avaliação.This is a reflective paper addressing the principles and values that precede or succeed evaluative processes at health-related educational institutions. It seeks to put the external evaluation processes conducted during undergraduate health-related programs up for debate. It addresses both objective and subjective issues relating to in-situ contact, which is fundamental to grasping what is “really” being taught. Independent of what can be indicated regarding precisely “how” or “what” to evaluate or which measures and standards to use, it is necessary to “reflect on” and “want” an evaluation that relates to what we are getting across through our pedagogical practices. This text sets out to show the strength that is in the dimension “of the margins”, a dimension that is not envisaged in the evaluation system.Este es un artículo de reflexión, con abordaje en el plano de los principios y valores que preceden o suceden a los procesos de evaluación institucionales de la enseñanza, llevando en consideración el área de la salud. Su objetivo es abrir el debate sobre los procesos de evaluación externa realizados en los cursos de graduación en el área de salud, puesto que movilizan los aspectos objetivos y también los subjetivos, propios del contacto in loco, fundamental para el entendimiento de lo que “realmente” se realiza en la formación. Independientemente de que se pueda indicar precisamente “cómo” o “el qué” evaluar, cuáles son las medidas o estándares que hay que utilizar, es necesario “reflexionar sobre” y “desear” una evaluación que se refiera a lo que transmitimos con nuestras prácticas pedagógicas. El texto busca mostrar la fuerza de lo que está en la dimensión “de los márgenes”, dimensión no prevista en el sistema de evaluación.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 19, n. 55 (out./dez. 2015), p. 1233-1242Avaliação externaEnsino superiorGraduaçãoEvaluationHigher educationHealth-related undergraduate coursesEducationInstitutional evaluationEvaluaciónEnseñanza superiorGraduación en saludEnseñanzaEvaluación institucionalAvaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margensinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000977335.pdf.txt000977335.pdf.txtExtracted Texttext/plain39651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130111/2/000977335.pdf.txt2c4ad23ce39dc8ba4d48703440724f01MD52ORIGINAL000977335.pdf000977335.pdfTexto completoapplication/pdf110994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130111/1/000977335.pdfc51a7d39a3702487cdbc480f199c02cfMD51THUMBNAIL000977335.pdf.jpg000977335.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130111/3/000977335.pdf.jpg46a0385749fe83c2ecf28f50bfa64953MD5310183/1301112018-10-25 09:19:20.908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:19:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens
title Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens
spellingShingle Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens
Chaves, Simone Edi
Avaliação externa
Ensino superior
Graduação
Evaluation
Higher education
Health-related undergraduate courses
Education
Institutional evaluation
Evaluación
Enseñanza superior
Graduación en salud
Enseñanza
Evaluación institucional
title_short Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens
title_full Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens
title_fullStr Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens
title_full_unstemmed Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens
title_sort Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens
author Chaves, Simone Edi
author_facet Chaves, Simone Edi
Ceccim, Ricardo Burg
author_role author
author2 Ceccim, Ricardo Burg
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Simone Edi
Ceccim, Ricardo Burg
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa
Ensino superior
Graduação
topic Avaliação externa
Ensino superior
Graduação
Evaluation
Higher education
Health-related undergraduate courses
Education
Institutional evaluation
Evaluación
Enseñanza superior
Graduación en salud
Enseñanza
Evaluación institucional
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Higher education
Health-related undergraduate courses
Education
Institutional evaluation
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación
Enseñanza superior
Graduación en salud
Enseñanza
Evaluación institucional
description Este é um artigo de reflexão, com abordagem no plano dos princípios e valores que antecedem ou sucedem processos avaliativos institucionais do ensino, tendo em vista a área da saúde. Tem por objetivo colocar em debate os processos de avaliação externa realizados nos cursos de graduação na área da saúde, uma vez que mobilizam os aspectos objetivos, mas, também, aqueles subjetivos, próprios do contato in loco, fundamental à apreensão daquilo que “realmente” está em curso na formação. Independente de que se possa indicar precisamente “como” ou “o quê” avaliar, quais medidas e padrões usar, é preciso “refletir sobre” e “desejar” uma avaliação que diga respeito àquilo que fazemos passar com nossas práticas pedagógicas. O texto busca mostrar a força daquilo que está na dimensão “das margens”, dimensão não prevista no sistema de avaliação.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-21T02:37:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/130111
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000977335
identifier_str_mv 1414-3283
000977335
url http://hdl.handle.net/10183/130111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 19, n. 55 (out./dez. 2015), p. 1233-1242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130111/2/000977335.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130111/1/000977335.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130111/3/000977335.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c4ad23ce39dc8ba4d48703440724f01
c51a7d39a3702487cdbc480f199c02cf
46a0385749fe83c2ecf28f50bfa64953
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224890967130112