Miguel Rio Branco: tempo, arte e documento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237981
Resumo: O artigo tem como foco a trajetória fotográfica e artística de Miguel Rio Branco (nasceu em Las Palmas, nas ilhas Canárias, em 1946). O livro Silent Book (1997), um livro sem palavras, foi eleito para se pensar acerca das relações que Miguel Rio Branco estabelece em seu trabalho entre o tempo, o documento e o universo da arte. Imagens barrocas com foco no lixo, prostíbulos e academias de boxe decadentes esgarçam o tecido do documento fotográfico, refletem sobre o tempo e adentram o universo da arte. Rouillé (2009), Dubois (1998) e Sousa (2004) darão suporte a esta reflexão. Finalizando, julga-se encontrar nessas imagens e em seus encadeamentos a explicitação do conceito de imagem cristal (Deleuze, 2005; Fatorelli, 2003). Miguel Rio Branco vive e trabalha no Rio de Janeiro; algumas das imagens que compõem o livro podem ser vistas em www.miguelriobranco.com.br.
id UFRGS-2_44b08fab4d6e76689db12a86cb5aa29a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira2022-04-29T04:41:38Z20121647-6158http://hdl.handle.net/10183/237981000986858O artigo tem como foco a trajetória fotográfica e artística de Miguel Rio Branco (nasceu em Las Palmas, nas ilhas Canárias, em 1946). O livro Silent Book (1997), um livro sem palavras, foi eleito para se pensar acerca das relações que Miguel Rio Branco estabelece em seu trabalho entre o tempo, o documento e o universo da arte. Imagens barrocas com foco no lixo, prostíbulos e academias de boxe decadentes esgarçam o tecido do documento fotográfico, refletem sobre o tempo e adentram o universo da arte. Rouillé (2009), Dubois (1998) e Sousa (2004) darão suporte a esta reflexão. Finalizando, julga-se encontrar nessas imagens e em seus encadeamentos a explicitação do conceito de imagem cristal (Deleuze, 2005; Fatorelli, 2003). Miguel Rio Branco vive e trabalha no Rio de Janeiro; algumas das imagens que compõem o livro podem ser vistas em www.miguelriobranco.com.br.This article focuses on Miguel Rio Branco’s (born in Las Palmas, Canary Islands, 1946) photographic and artistic path. The Silent Book (1997), a wordless book, was chosen to think about the relations that Miguel Rio Branco establishes in his work between time, document and the artistic universe. Baroque images that focus on garbage, brothels and decadent boxing gyms fray the photographic document tissue, reflect time and enter the artistic universe. Rouillé (2009), Dubois (1998) and Sousa (2004) will support this reflection To finish, it is hoped to find in these images and its catenation, an explanation of the crystal image concept (Deleuze, 2005; Farorelli, 2003). Miguel Rio Branco currently lives and works in Rio de Janeiro. Some of the images in the book may be seen in www.miguelriobranco.com.brapplication/pdfporEstudio: artistas sobre outras obras. Vol. 3, n. 5 (2012), p. 330-337.Fotógrafos : BrasilFotografia artísticaRio Branco, Miguel, 1946-PhotographyDocumentArtTimeMiguel Rio Branco: tempo, arte e documentoMiguel Rio Branco: time, art and documentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000986858.pdf.txt000986858.pdf.txtExtracted Texttext/plain15224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237981/2/000986858.pdf.txt26ff8677892ecd159db81d64b3fffeabMD52ORIGINAL000986858.pdfTexto completoapplication/pdf1776236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237981/1/000986858.pdf76125cd7cfbabedc1a79ebd8712c712cMD5110183/2379812022-04-30 04:53:11.656622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:53:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Miguel Rio Branco: tempo, arte e documento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Miguel Rio Branco: time, art and document
title Miguel Rio Branco: tempo, arte e documento
spellingShingle Miguel Rio Branco: tempo, arte e documento
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
Fotógrafos : Brasil
Fotografia artística
Rio Branco, Miguel, 1946-
Photography
Document
Art
Time
title_short Miguel Rio Branco: tempo, arte e documento
title_full Miguel Rio Branco: tempo, arte e documento
title_fullStr Miguel Rio Branco: tempo, arte e documento
title_full_unstemmed Miguel Rio Branco: tempo, arte e documento
title_sort Miguel Rio Branco: tempo, arte e documento
author Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
author_facet Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Fotógrafos : Brasil
Fotografia artística
Rio Branco, Miguel, 1946-
topic Fotógrafos : Brasil
Fotografia artística
Rio Branco, Miguel, 1946-
Photography
Document
Art
Time
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Document
Art
Time
description O artigo tem como foco a trajetória fotográfica e artística de Miguel Rio Branco (nasceu em Las Palmas, nas ilhas Canárias, em 1946). O livro Silent Book (1997), um livro sem palavras, foi eleito para se pensar acerca das relações que Miguel Rio Branco estabelece em seu trabalho entre o tempo, o documento e o universo da arte. Imagens barrocas com foco no lixo, prostíbulos e academias de boxe decadentes esgarçam o tecido do documento fotográfico, refletem sobre o tempo e adentram o universo da arte. Rouillé (2009), Dubois (1998) e Sousa (2004) darão suporte a esta reflexão. Finalizando, julga-se encontrar nessas imagens e em seus encadeamentos a explicitação do conceito de imagem cristal (Deleuze, 2005; Fatorelli, 2003). Miguel Rio Branco vive e trabalha no Rio de Janeiro; algumas das imagens que compõem o livro podem ser vistas em www.miguelriobranco.com.br.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T04:41:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237981
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1647-6158
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986858
identifier_str_mv 1647-6158
000986858
url http://hdl.handle.net/10183/237981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudio: artistas sobre outras obras. Vol. 3, n. 5 (2012), p. 330-337.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237981/2/000986858.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237981/1/000986858.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26ff8677892ecd159db81d64b3fffeab
76125cd7cfbabedc1a79ebd8712c712c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225055945883648