A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/105271 |
Resumo: | Sabe-se que é importante que as tarefas feitas em sala de aula e os temas a serem trabalhados façam sentido para o aluno e estejam relacionados ao seu contexto. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados a participar das discussões relacionadas aos tópicos apresentados. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar a aplicação de tarefas pedagógicas elaboradas por mim, através do trabalho com vídeos autênticos, como forma de complementar os temas e atividades propostos pelo livro didático utilizado por alunos de um curso livre e de promover o seu letramento e o desenvolvimento da sua competência linguística em inglês como língua adicional. As tarefas foram elaboradas contextualizadamente, orientando o aluno a participar das discussões propostas acerca dos temas apresentados no livro didático. As respostas dos alunos à autoavaliação realizada ao final do processo evidenciaram que os objetivos traçados foram atingidos: as tarefas elaboradas aproximaram os temas abordados no livro didático à realidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre os assuntos debatidos e estimulando discussões na língua adicional. Tal resultado sugere que pesquisas como a relatada neste trabalho podem servir de inspiração para a produção de tarefas com vídeos que aproximem os temas tratados no livro didático com a realidade do aluno para promover seu letramento. |
id |
UFRGS-2_52c82601098dba83878dd06e3bc3bab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105271 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Karen CunhaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2014-11-01T02:18:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/105271000941488Sabe-se que é importante que as tarefas feitas em sala de aula e os temas a serem trabalhados façam sentido para o aluno e estejam relacionados ao seu contexto. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados a participar das discussões relacionadas aos tópicos apresentados. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar a aplicação de tarefas pedagógicas elaboradas por mim, através do trabalho com vídeos autênticos, como forma de complementar os temas e atividades propostos pelo livro didático utilizado por alunos de um curso livre e de promover o seu letramento e o desenvolvimento da sua competência linguística em inglês como língua adicional. As tarefas foram elaboradas contextualizadamente, orientando o aluno a participar das discussões propostas acerca dos temas apresentados no livro didático. As respostas dos alunos à autoavaliação realizada ao final do processo evidenciaram que os objetivos traçados foram atingidos: as tarefas elaboradas aproximaram os temas abordados no livro didático à realidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre os assuntos debatidos e estimulando discussões na língua adicional. Tal resultado sugere que pesquisas como a relatada neste trabalho podem servir de inspiração para a produção de tarefas com vídeos que aproximem os temas tratados no livro didático com a realidade do aluno para promover seu letramento.It is important that the tasks done and the themes approached in the classroom make sense to students and are related to their context. Thus, students feel more motivated to participate in discussions related to the topics presented. The aim of this paper is to describe and analyze the use of pedagogical tasks designed by me, by working with authentic videos as a way to complement the themes and activities proposed by the textbook used by students in a free course and promote their literacy, and the development of their linguistic competence in English as an additional language. The tasks were contextualized, guiding students so that they could participate in discussions about the proposed topics presented in the textbook. Students' responses to the self-assessment performed at the end of the process showed that the objectives were achieved: the designed tasks approached the topics covered in the textbook to the reality of students, promoting reflection on the topics discussed and encouraging discussions in the additional language. These results suggest that the research reported in this paper may serve as inspiration for the production of tasks involving authentic videos aiming at bringing the topics covered in the textbook closer to the reality of students to promote their literacy.application/pdfporVídeoLíngua adicionalEnsino de língua estrangeira (inglês)Livro didáticoLetramentoAuthentic videosAdditional languageTextbookLiteracyA construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941488.pdf000941488.pdfTexto completoapplication/pdf6213514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/1/000941488.pdf51214f7a0dc2d883a9da28b00dc76677MD51TEXT000941488.pdf.txt000941488.pdf.txtExtracted Texttext/plain88035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/2/000941488.pdf.txt2be4a61e597856936c648b7cd1e72300MD52THUMBNAIL000941488.pdf.jpg000941488.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/3/000941488.pdf.jpg17cad312948393b2a887263bf86645b6MD5310183/1052712022-08-06 04:52:15.019862oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105271Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático |
title |
A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático |
spellingShingle |
A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático Ribeiro, Karen Cunha Vídeo Língua adicional Ensino de língua estrangeira (inglês) Livro didático Letramento Authentic videos Additional language Textbook Literacy |
title_short |
A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático |
title_full |
A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático |
title_fullStr |
A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático |
title_full_unstemmed |
A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático |
title_sort |
A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático |
author |
Ribeiro, Karen Cunha |
author_facet |
Ribeiro, Karen Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Karen Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
contributor_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vídeo Língua adicional Ensino de língua estrangeira (inglês) Livro didático Letramento |
topic |
Vídeo Língua adicional Ensino de língua estrangeira (inglês) Livro didático Letramento Authentic videos Additional language Textbook Literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Authentic videos Additional language Textbook Literacy |
description |
Sabe-se que é importante que as tarefas feitas em sala de aula e os temas a serem trabalhados façam sentido para o aluno e estejam relacionados ao seu contexto. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados a participar das discussões relacionadas aos tópicos apresentados. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar a aplicação de tarefas pedagógicas elaboradas por mim, através do trabalho com vídeos autênticos, como forma de complementar os temas e atividades propostos pelo livro didático utilizado por alunos de um curso livre e de promover o seu letramento e o desenvolvimento da sua competência linguística em inglês como língua adicional. As tarefas foram elaboradas contextualizadamente, orientando o aluno a participar das discussões propostas acerca dos temas apresentados no livro didático. As respostas dos alunos à autoavaliação realizada ao final do processo evidenciaram que os objetivos traçados foram atingidos: as tarefas elaboradas aproximaram os temas abordados no livro didático à realidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre os assuntos debatidos e estimulando discussões na língua adicional. Tal resultado sugere que pesquisas como a relatada neste trabalho podem servir de inspiração para a produção de tarefas com vídeos que aproximem os temas tratados no livro didático com a realidade do aluno para promover seu letramento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-01T02:18:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/105271 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000941488 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/105271 |
identifier_str_mv |
000941488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/1/000941488.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/2/000941488.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/3/000941488.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51214f7a0dc2d883a9da28b00dc76677 2be4a61e597856936c648b7cd1e72300 17cad312948393b2a887263bf86645b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486801285906432 |