A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Karen Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/105271
Resumo: Sabe-se que é importante que as tarefas feitas em sala de aula e os temas a serem trabalhados façam sentido para o aluno e estejam relacionados ao seu contexto. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados a participar das discussões relacionadas aos tópicos apresentados. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar a aplicação de tarefas pedagógicas elaboradas por mim, através do trabalho com vídeos autênticos, como forma de complementar os temas e atividades propostos pelo livro didático utilizado por alunos de um curso livre e de promover o seu letramento e o desenvolvimento da sua competência linguística em inglês como língua adicional. As tarefas foram elaboradas contextualizadamente, orientando o aluno a participar das discussões propostas acerca dos temas apresentados no livro didático. As respostas dos alunos à autoavaliação realizada ao final do processo evidenciaram que os objetivos traçados foram atingidos: as tarefas elaboradas aproximaram os temas abordados no livro didático à realidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre os assuntos debatidos e estimulando discussões na língua adicional. Tal resultado sugere que pesquisas como a relatada neste trabalho podem servir de inspiração para a produção de tarefas com vídeos que aproximem os temas tratados no livro didático com a realidade do aluno para promover seu letramento.
id UFRGS-2_52c82601098dba83878dd06e3bc3bab1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105271
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Karen CunhaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2014-11-01T02:18:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/105271000941488Sabe-se que é importante que as tarefas feitas em sala de aula e os temas a serem trabalhados façam sentido para o aluno e estejam relacionados ao seu contexto. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados a participar das discussões relacionadas aos tópicos apresentados. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar a aplicação de tarefas pedagógicas elaboradas por mim, através do trabalho com vídeos autênticos, como forma de complementar os temas e atividades propostos pelo livro didático utilizado por alunos de um curso livre e de promover o seu letramento e o desenvolvimento da sua competência linguística em inglês como língua adicional. As tarefas foram elaboradas contextualizadamente, orientando o aluno a participar das discussões propostas acerca dos temas apresentados no livro didático. As respostas dos alunos à autoavaliação realizada ao final do processo evidenciaram que os objetivos traçados foram atingidos: as tarefas elaboradas aproximaram os temas abordados no livro didático à realidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre os assuntos debatidos e estimulando discussões na língua adicional. Tal resultado sugere que pesquisas como a relatada neste trabalho podem servir de inspiração para a produção de tarefas com vídeos que aproximem os temas tratados no livro didático com a realidade do aluno para promover seu letramento.It is important that the tasks done and the themes approached in the classroom make sense to students and are related to their context. Thus, students feel more motivated to participate in discussions related to the topics presented. The aim of this paper is to describe and analyze the use of pedagogical tasks designed by me, by working with authentic videos as a way to complement the themes and activities proposed by the textbook used by students in a free course and promote their literacy, and the development of their linguistic competence in English as an additional language. The tasks were contextualized, guiding students so that they could participate in discussions about the proposed topics presented in the textbook. Students' responses to the self-assessment performed at the end of the process showed that the objectives were achieved: the designed tasks approached the topics covered in the textbook to the reality of students, promoting reflection on the topics discussed and encouraging discussions in the additional language. These results suggest that the research reported in this paper may serve as inspiration for the production of tasks involving authentic videos aiming at bringing the topics covered in the textbook closer to the reality of students to promote their literacy.application/pdfporVídeoLíngua adicionalEnsino de língua estrangeira (inglês)Livro didáticoLetramentoAuthentic videosAdditional languageTextbookLiteracyA construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941488.pdf000941488.pdfTexto completoapplication/pdf6213514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/1/000941488.pdf51214f7a0dc2d883a9da28b00dc76677MD51TEXT000941488.pdf.txt000941488.pdf.txtExtracted Texttext/plain88035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/2/000941488.pdf.txt2be4a61e597856936c648b7cd1e72300MD52THUMBNAIL000941488.pdf.jpg000941488.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/3/000941488.pdf.jpg17cad312948393b2a887263bf86645b6MD5310183/1052712022-08-06 04:52:15.019862oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105271Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
title A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
spellingShingle A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
Ribeiro, Karen Cunha
Vídeo
Língua adicional
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Livro didático
Letramento
Authentic videos
Additional language
Textbook
Literacy
title_short A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
title_full A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
title_fullStr A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
title_full_unstemmed A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
title_sort A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
author Ribeiro, Karen Cunha
author_facet Ribeiro, Karen Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Karen Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo
Língua adicional
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Livro didático
Letramento
topic Vídeo
Língua adicional
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Livro didático
Letramento
Authentic videos
Additional language
Textbook
Literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Authentic videos
Additional language
Textbook
Literacy
description Sabe-se que é importante que as tarefas feitas em sala de aula e os temas a serem trabalhados façam sentido para o aluno e estejam relacionados ao seu contexto. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados a participar das discussões relacionadas aos tópicos apresentados. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar a aplicação de tarefas pedagógicas elaboradas por mim, através do trabalho com vídeos autênticos, como forma de complementar os temas e atividades propostos pelo livro didático utilizado por alunos de um curso livre e de promover o seu letramento e o desenvolvimento da sua competência linguística em inglês como língua adicional. As tarefas foram elaboradas contextualizadamente, orientando o aluno a participar das discussões propostas acerca dos temas apresentados no livro didático. As respostas dos alunos à autoavaliação realizada ao final do processo evidenciaram que os objetivos traçados foram atingidos: as tarefas elaboradas aproximaram os temas abordados no livro didático à realidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre os assuntos debatidos e estimulando discussões na língua adicional. Tal resultado sugere que pesquisas como a relatada neste trabalho podem servir de inspiração para a produção de tarefas com vídeos que aproximem os temas tratados no livro didático com a realidade do aluno para promover seu letramento.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-01T02:18:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/105271
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941488
url http://hdl.handle.net/10183/105271
identifier_str_mv 000941488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/1/000941488.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/2/000941488.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105271/3/000941488.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51214f7a0dc2d883a9da28b00dc76677
2be4a61e597856936c648b7cd1e72300
17cad312948393b2a887263bf86645b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486801285906432