O papel do ensino de língua inglesa na formação do leitor/cidadão crítico: leitura e letramentos no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Matias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3416
Resumo: O objetivo do presente estudo consiste em investigar o papel do conhecimento local (KUMARAVADIVELU, 2006) em um processo de implementação das atividades de leitura das quatro primeiras unidades do livro Alive high: inglês, 3° ano: Ensino Médio. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa que apresenta dois modelos distintos de análise metodológica, a saber, o participante (GABARRÓN; LANDA, 2006) e o documental (LÜDKE & ANDRÉ, 2014). Em outras palavras, ela é de cunho participante na medida em que o pesquisador que a desenvolve exerce também o papel de partícipe nas práticas sociais da comunidade escolar analisada. Já a utilização do modelo documental deve-se ao fato de o livro didático também servir de objeto de estudo e de base para a implementação de práticas pedagógicas sociodiscursivas e críticas nas turmas pesquisadas. Cabe também salientar que a análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa foi desenvolvida em duas turmas do 3° ano do Ensino Médio – Regular de uma escola estadual localizada no município de São Gonçalo - RJ. Esta análise esteve embasada em pressupostos teóricos de viés crítico, tais como a leitura crítica (BRASIL, 2006; HUSSEIN, 2008; WALLACE, 2003), o letramento crítico (DEVOOGD & MCLAUGHLIN, 2004; DUBOC. 2014, JORDÃO, 2013, 2014a, 2015; LANKSHEAR & McLAREN, 1993; TÍLIO, 2012, 2015) e o ensino de inglês como língua adicional (SCHLATTER; GARCEZ, 2012, JORDÃO, 2014b). O presente estudo também utilizou em sua fundamentação os principais modelos de leitura, objetivando, assim, ilustrar as diferentes vertentes para o seu ensino. Além disso, foram explanadas as propostas para o ensino de leitura em LE dos principais documentos organizadores e norteadores da educação brasileira até o momento, a saber, PCN e OCEM. Deve-se ressaltar que além de fundamentar as propostas e objetivos desta pesquisa, os pressupostos teóricos apresentados visaram nortear as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. No que tange aos resultados da análise, eles mostraram que alguns dos textos e atividades de leitura analisadas podem fomentar práticas sociodiscursivas e crítico-reflexivas e, por conseguinte, viabilizar a formação de leitores/cidadãos críticos; contudo, para que o desenvolvimento dessas práticas ocorra de maneira significativa, ou seja, para que elas não sirvam meramente como uma breve introdução ao letramento crítico, o professor precisa estar ciente da importância do papel do conhecimento local e do seu próprio papel de mediador do desenvolvimento mais aprofundado e/ou adaptação dessas atividades pedagógicas
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Já a utilização do modelo documental deve-se ao fato de o livro didático também servir de objeto de estudo e de base para a implementação de práticas pedagógicas sociodiscursivas e críticas nas turmas pesquisadas. Cabe também salientar que a análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa foi desenvolvida em duas turmas do 3° ano do Ensino Médio – Regular de uma escola estadual localizada no município de São Gonçalo - RJ. Esta análise esteve embasada em pressupostos teóricos de viés crítico, tais como a leitura crítica (BRASIL, 2006; HUSSEIN, 2008; WALLACE, 2003), o letramento crítico (DEVOOGD & MCLAUGHLIN, 2004; DUBOC. 2014, JORDÃO, 2013, 2014a, 2015; LANKSHEAR & McLAREN, 1993; TÍLIO, 2012, 2015) e o ensino de inglês como língua adicional (SCHLATTER; GARCEZ, 2012, JORDÃO, 2014b). O presente estudo também utilizou em sua fundamentação os principais modelos de leitura, objetivando, assim, ilustrar as diferentes vertentes para o seu ensino. Além disso, foram explanadas as propostas para o ensino de leitura em LE dos principais documentos organizadores e norteadores da educação brasileira até o momento, a saber, PCN e OCEM. Deve-se ressaltar que além de fundamentar as propostas e objetivos desta pesquisa, os pressupostos teóricos apresentados visaram nortear as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. No que tange aos resultados da análise, eles mostraram que alguns dos textos e atividades de leitura analisadas podem fomentar práticas sociodiscursivas e crítico-reflexivas e, por conseguinte, viabilizar a formação de leitores/cidadãos críticos; contudo, para que o desenvolvimento dessas práticas ocorra de maneira significativa, ou seja, para que elas não sirvam meramente como uma breve introdução ao letramento crítico, o professor precisa estar ciente da importância do papel do conhecimento local e do seu próprio papel de mediador do desenvolvimento mais aprofundado e/ou adaptação dessas atividades pedagógicasThe purpose of this study is to examine the role of local knowledge (KUMARAVADIVELU, 2006) during the implementation of reading activities presented by the first four units of the book Alive high: Inglês, 3° ano: high school. This qualitative research combines two distinct models of methodological analysis: the participatory (GABARRÓN; LANDA, 2006) and the documentary models (LÜDKE & ANDRÉ, 2014). In other words, it presents a participatory model, since the researcher who develops it is also a participant in the social practices of the school community analyzed. Due to the documentary nature of the research, the analyzed textbook also becomes an object of study as well as the basis for the implementation of social, discursive and critical practices in the surveyed groups. It is important to point out that the analysis of the teaching and learning process of reading was developed in two classes of the 3rd year of a public High School located in São Gonçalo - RJ. Moreover, this analysis was grounded in some critical theoretical approaches, such as critical reading (BRASIL, 2006; HUSSEIN, 2008; WALLACE, 2003), critical literacy (DeVOOGD & MCLAUGHLIN, 2004; DUBOC 2014, JORDÃO, 2013, 2014a, 2015; LANKSHEAR & McLAREN, 1993; TÍLIO, 2012, 2015) and teaching of English as an additional language (SCHLATTER; GARCEZ, 2012, JORDÃO, 2014b). Besides its critical theoretical assumptions, this study presented the main reading models in its scope in order to illustrate the various aspects regarding their teaching. Furthermore, the proposals of the main guidelines for the teaching of EFL reading in the Brazilian education so far, namely PCN and OCEM were discussed. The theoretical assumptions presented in this study not only aimed to support the proposals and objectives of the research, but they also shaped the pedagogical practices developed in the classroom. In relation to the results, they showed that some of the texts and reading activities analyzed foster social, discursive, critical and reflexive practices and, therefore, enable the development of critical readers and citizens. Nonetheless, to accomplish this goal, the teacher needs to be aware of the importance of local knowledge and their role as mediators in the development and/or adaptation of these educational activities; otherwise, they might become a mere introduction to critical literacy172 f.Almeida, Ricardo Luiz Teixeira deMiller, Inés Kayon deVereza, Solange CoelhoSilva, Flávia Matias2017-04-25T14:31:12Z2017-04-25T14:31:12Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3416CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T15:49:26Zoai:app.uff.br:1/3416Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T15:49:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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