Horta medicinal como metodologia de ensino por investigação na aula de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iwasaki, Ivone Menezes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256908
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever uma reflexão sobre a prática pedagógica, abordando tema horta medicinal como metodologia de ensino por investigação em sala de aula, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento pedagógico dos alunos do 7 ano, em uma escola pública do estado do RGS. A metodologia de coleta de dados constituiu-se em observação e registro de dados, através de um diário reflexivo como espaço narrativo do pensamento da professora, e com isso ter em mãos um interessante instrumento para repensar na importância do seu papel como mediador do conhecimento. Segundo a perspectiva do professor, além da análise em questão, o debate forneceu um respaldo por conteúdos, viabilizando uma visão do desempenho dos alunos quanto a um assunto abordado em sala de aula. Na sequência fez-se o relato da atividade. Como resultado do trabalho, foi constatado alunos motivados e interessados ao incentivo à pesquisa e a descoberta, promoveu a reflexão e o debate sobre a realidade que os cerca, favorecendo a integração do conhecimento científico com situações do cotidiano do aluno. Permitindo ao aluno entender como acontece as descobertas científicas. Foi possível verificar que o uso de uma metodologia diferenciada pode resultar na construção de novos conhecimentos.
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