Integração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Nilcea Maria Nery
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: Vanzin, Arlete Spencer, Almeida, Miriam de Abreu, Laurent, Maria do Carmo Rocha, Falk, Maria Lúcia Rodrigues, Taffe, Rejane Eloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226202
Resumo: Revisão empírico-teórica com consideracões sobre o ensino de Enfermagem e sua relação co'm a prática. O estudo engloba os aspectos da mulher, da opressão, do poder e alguns problemas que têm influenciado o comportamento da enfermeira. Discute ainda, o aspecto do(a) professora(a) de enfermagem e seu compromisso com o ensino numa dimensão existencialista.
id UFRGS-2_5deacdd8de6cb057a0f82ceaf94bffbc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Nilcea Maria NeryVanzin, Arlete SpencerAlmeida, Miriam de AbreuLaurent, Maria do Carmo RochaFalk, Maria Lúcia RodriguesTaffe, Rejane Eloisa2021-08-26T04:10:01Z19900102-6933http://hdl.handle.net/10183/226202000029513Revisão empírico-teórica com consideracões sobre o ensino de Enfermagem e sua relação co'm a prática. O estudo engloba os aspectos da mulher, da opressão, do poder e alguns problemas que têm influenciado o comportamento da enfermeira. Discute ainda, o aspecto do(a) professora(a) de enfermagem e seu compromisso com o ensino numa dimensão existencialista.A theoretical-empirical review and considerations about the teaching of nursing and ist relationship with practice. The study encampasses the aspects of woman's issue, oppression, power, and some problems which have influenced nurse's behaviour. lt further discusses the aspects o f the teacher o f nursing and his!her commitment towards teaching within an existencialist dimension.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (jan. 1990), p. 52-58Integração docente-assistencialLiberationOppressionNursing teachingPowerWomenIntegração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalhoThe teaching of nursing in a feminine and existencialist dimension: a critique reflection to the liberationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000029513.pdf.txt000029513.pdf.txtExtracted Texttext/plain34969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226202/2/000029513.pdf.txt51c5d1538eb1c1e3e4fe185baf4bc13aMD52ORIGINAL000029513.pdfTexto completoapplication/pdf2128019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226202/1/000029513.pdf6ffc59c9e75ab4bde7c98e1714308f66MD5110183/2262022021-09-19 04:36:11.523449oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalho
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching of nursing in a feminine and existencialist dimension: a critique reflection to the liberation
title Integração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalho
spellingShingle Integração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalho
Duarte, Nilcea Maria Nery
Integração docente-assistencial
Liberation
Oppression
Nursing teaching
Power
Women
title_short Integração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalho
title_full Integração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalho
title_fullStr Integração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalho
title_full_unstemmed Integração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalho
title_sort Integração docente-assistencial entre uma instituição de ensino e um hospital de ensino de Porto Alegre : experiência de um grupo de trabalho
author Duarte, Nilcea Maria Nery
author_facet Duarte, Nilcea Maria Nery
Vanzin, Arlete Spencer
Almeida, Miriam de Abreu
Laurent, Maria do Carmo Rocha
Falk, Maria Lúcia Rodrigues
Taffe, Rejane Eloisa
author_role author
author2 Vanzin, Arlete Spencer
Almeida, Miriam de Abreu
Laurent, Maria do Carmo Rocha
Falk, Maria Lúcia Rodrigues
Taffe, Rejane Eloisa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Nilcea Maria Nery
Vanzin, Arlete Spencer
Almeida, Miriam de Abreu
Laurent, Maria do Carmo Rocha
Falk, Maria Lúcia Rodrigues
Taffe, Rejane Eloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Integração docente-assistencial
topic Integração docente-assistencial
Liberation
Oppression
Nursing teaching
Power
Women
dc.subject.eng.fl_str_mv Liberation
Oppression
Nursing teaching
Power
Women
description Revisão empírico-teórica com consideracões sobre o ensino de Enfermagem e sua relação co'm a prática. O estudo engloba os aspectos da mulher, da opressão, do poder e alguns problemas que têm influenciado o comportamento da enfermeira. Discute ainda, o aspecto do(a) professora(a) de enfermagem e seu compromisso com o ensino numa dimensão existencialista.
publishDate 1990
dc.date.issued.fl_str_mv 1990
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:10:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226202
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000029513
identifier_str_mv 0102-6933
000029513
url http://hdl.handle.net/10183/226202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (jan. 1990), p. 52-58
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226202/2/000029513.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226202/1/000029513.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 51c5d1538eb1c1e3e4fe185baf4bc13a
6ffc59c9e75ab4bde7c98e1714308f66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487487802245120