A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133726 |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito analisar a formação docente em Curso Normal de Nível Médio para o uso das tecnologias digitais na escola. Como embasamento teórico, utilizaram-se as obras de Tardif (2002), Behar (2009, 2013) e Coll e Monereo (2010). A intenção foi analisar esta questão por meio de um estudo de caso, realizado com a aplicação de questionário para alunas do terceiro ano do Curso Normal de Nível Médio no município de Lajeado-RS, a fim de verificar como ocorre tal formação. A análise das respostas serviu para verificar os saberes que possuem sobre o assunto, bem como de que forma incorporam as mídias em sua prática pedagógica. Ao término deste trabalho constatou-se o conhecimento restrito acerca do assunto de estudo devido a diversos fatores como, por exemplo: falta de utilização e de incentivo por parte dos professores formadores, falta de conhecimento com relação ao manuseio dos recursos tecnológicos, além de dificuldades em identificar como os equipamentos contribuem efetivamente para a qualidade na educação. Os resultados da pesquisa também mostraram a necessidade de readequar os cursos de formação inicial, proporcionando aos futuros professores capacitação efetiva para a incorporação das tecnologias digitais em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_5ec0a4fe9cd11af6669e6fd6b5897012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133726 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dente, Elisângela MendesSchneider, Daisy2016-03-15T02:07:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/133726000979730Este trabalho tem como propósito analisar a formação docente em Curso Normal de Nível Médio para o uso das tecnologias digitais na escola. Como embasamento teórico, utilizaram-se as obras de Tardif (2002), Behar (2009, 2013) e Coll e Monereo (2010). A intenção foi analisar esta questão por meio de um estudo de caso, realizado com a aplicação de questionário para alunas do terceiro ano do Curso Normal de Nível Médio no município de Lajeado-RS, a fim de verificar como ocorre tal formação. A análise das respostas serviu para verificar os saberes que possuem sobre o assunto, bem como de que forma incorporam as mídias em sua prática pedagógica. Ao término deste trabalho constatou-se o conhecimento restrito acerca do assunto de estudo devido a diversos fatores como, por exemplo: falta de utilização e de incentivo por parte dos professores formadores, falta de conhecimento com relação ao manuseio dos recursos tecnológicos, além de dificuldades em identificar como os equipamentos contribuem efetivamente para a qualidade na educação. Os resultados da pesquisa também mostraram a necessidade de readequar os cursos de formação inicial, proporcionando aos futuros professores capacitação efetiva para a incorporação das tecnologias digitais em sala de aula.This work aims to analyze the teacher education in High School of Normal Course for the use of digital technologies in school. As a theoretical basis, we used the works of Tardif (2002), Behar (2009, 2013) and Coll and Monereo (2010). The intention was to analyze this issue through a case study with the questionnaires applied to students of the third year of High School of Normal Course in municipality of Lajeado-RS, in order to see how such formation occurs. The analysis of the answers served to verify the knowledge that they have about the subject, as well as how incorporate media in their teaching. At the end of this work it was found limited knowledge about the study subject, due to several factors such as: lack of use and encouragement from former teachers; lack of knowledge regarding the handling of technological resources; beyond the difficulties in identifying how the equipment contribute effectively to the quality of education. The search results also showed the need to readjust the initial formation courses, providing to the future teachers, effective training for the incorporation of digital technologies in the classroom.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Formação de professorLajeado (RS)Teacher educationHigh school of normal courseDigital technologiesA formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escolaThe teacher education in high school of normal course for the use of digital technologies in school info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979730.pdf000979730.pdfTexto completoapplication/pdf352522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/1/000979730.pdf12c2d2553169faa6417a8377dd815a95MD51TEXT000979730.pdf.txt000979730.pdf.txtExtracted Texttext/plain78375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/2/000979730.pdf.txt00f6c4ee00361ba454fc66c36f6f486dMD52THUMBNAIL000979730.pdf.jpg000979730.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/3/000979730.pdf.jpg597ef50e8bae1bf0deb0ee197ac56f74MD5310183/1337262018-10-26 10:11:08.99oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:11:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teacher education in high school of normal course for the use of digital technologies in school |
title |
A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola |
spellingShingle |
A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola Dente, Elisângela Mendes Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Formação de professor Lajeado (RS) Teacher education High school of normal course Digital technologies |
title_short |
A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola |
title_full |
A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola |
title_fullStr |
A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola |
title_full_unstemmed |
A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola |
title_sort |
A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola |
author |
Dente, Elisângela Mendes |
author_facet |
Dente, Elisângela Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dente, Elisângela Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Daisy |
contributor_str_mv |
Schneider, Daisy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Formação de professor Lajeado (RS) |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Formação de professor Lajeado (RS) Teacher education High school of normal course Digital technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher education High school of normal course Digital technologies |
description |
Este trabalho tem como propósito analisar a formação docente em Curso Normal de Nível Médio para o uso das tecnologias digitais na escola. Como embasamento teórico, utilizaram-se as obras de Tardif (2002), Behar (2009, 2013) e Coll e Monereo (2010). A intenção foi analisar esta questão por meio de um estudo de caso, realizado com a aplicação de questionário para alunas do terceiro ano do Curso Normal de Nível Médio no município de Lajeado-RS, a fim de verificar como ocorre tal formação. A análise das respostas serviu para verificar os saberes que possuem sobre o assunto, bem como de que forma incorporam as mídias em sua prática pedagógica. Ao término deste trabalho constatou-se o conhecimento restrito acerca do assunto de estudo devido a diversos fatores como, por exemplo: falta de utilização e de incentivo por parte dos professores formadores, falta de conhecimento com relação ao manuseio dos recursos tecnológicos, além de dificuldades em identificar como os equipamentos contribuem efetivamente para a qualidade na educação. Os resultados da pesquisa também mostraram a necessidade de readequar os cursos de formação inicial, proporcionando aos futuros professores capacitação efetiva para a incorporação das tecnologias digitais em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T02:07:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133726 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979730 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133726 |
identifier_str_mv |
000979730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/1/000979730.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/2/000979730.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/3/000979730.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12c2d2553169faa6417a8377dd815a95 00f6c4ee00361ba454fc66c36f6f486d 597ef50e8bae1bf0deb0ee197ac56f74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486833436295168 |