A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dente, Elisângela Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133726
Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar a formação docente em Curso Normal de Nível Médio para o uso das tecnologias digitais na escola. Como embasamento teórico, utilizaram-se as obras de Tardif (2002), Behar (2009, 2013) e Coll e Monereo (2010). A intenção foi analisar esta questão por meio de um estudo de caso, realizado com a aplicação de questionário para alunas do terceiro ano do Curso Normal de Nível Médio no município de Lajeado-RS, a fim de verificar como ocorre tal formação. A análise das respostas serviu para verificar os saberes que possuem sobre o assunto, bem como de que forma incorporam as mídias em sua prática pedagógica. Ao término deste trabalho constatou-se o conhecimento restrito acerca do assunto de estudo devido a diversos fatores como, por exemplo: falta de utilização e de incentivo por parte dos professores formadores, falta de conhecimento com relação ao manuseio dos recursos tecnológicos, além de dificuldades em identificar como os equipamentos contribuem efetivamente para a qualidade na educação. Os resultados da pesquisa também mostraram a necessidade de readequar os cursos de formação inicial, proporcionando aos futuros professores capacitação efetiva para a incorporação das tecnologias digitais em sala de aula.
id UFRGS-2_5ec0a4fe9cd11af6669e6fd6b5897012
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133726
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dente, Elisângela MendesSchneider, Daisy2016-03-15T02:07:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/133726000979730Este trabalho tem como propósito analisar a formação docente em Curso Normal de Nível Médio para o uso das tecnologias digitais na escola. Como embasamento teórico, utilizaram-se as obras de Tardif (2002), Behar (2009, 2013) e Coll e Monereo (2010). A intenção foi analisar esta questão por meio de um estudo de caso, realizado com a aplicação de questionário para alunas do terceiro ano do Curso Normal de Nível Médio no município de Lajeado-RS, a fim de verificar como ocorre tal formação. A análise das respostas serviu para verificar os saberes que possuem sobre o assunto, bem como de que forma incorporam as mídias em sua prática pedagógica. Ao término deste trabalho constatou-se o conhecimento restrito acerca do assunto de estudo devido a diversos fatores como, por exemplo: falta de utilização e de incentivo por parte dos professores formadores, falta de conhecimento com relação ao manuseio dos recursos tecnológicos, além de dificuldades em identificar como os equipamentos contribuem efetivamente para a qualidade na educação. Os resultados da pesquisa também mostraram a necessidade de readequar os cursos de formação inicial, proporcionando aos futuros professores capacitação efetiva para a incorporação das tecnologias digitais em sala de aula.This work aims to analyze the teacher education in High School of Normal Course for the use of digital technologies in school. As a theoretical basis, we used the works of Tardif (2002), Behar (2009, 2013) and Coll and Monereo (2010). The intention was to analyze this issue through a case study with the questionnaires applied to students of the third year of High School of Normal Course in municipality of Lajeado-RS, in order to see how such formation occurs. The analysis of the answers served to verify the knowledge that they have about the subject, as well as how incorporate media in their teaching. At the end of this work it was found limited knowledge about the study subject, due to several factors such as: lack of use and encouragement from former teachers; lack of knowledge regarding the handling of technological resources; beyond the difficulties in identifying how the equipment contribute effectively to the quality of education. The search results also showed the need to readjust the initial formation courses, providing to the future teachers, effective training for the incorporation of digital technologies in the classroom.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Formação de professorLajeado (RS)Teacher educationHigh school of normal courseDigital technologiesA formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escolaThe teacher education in high school of normal course for the use of digital technologies in school info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979730.pdf000979730.pdfTexto completoapplication/pdf352522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/1/000979730.pdf12c2d2553169faa6417a8377dd815a95MD51TEXT000979730.pdf.txt000979730.pdf.txtExtracted Texttext/plain78375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/2/000979730.pdf.txt00f6c4ee00361ba454fc66c36f6f486dMD52THUMBNAIL000979730.pdf.jpg000979730.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/3/000979730.pdf.jpg597ef50e8bae1bf0deb0ee197ac56f74MD5310183/1337262018-10-26 10:11:08.99oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:11:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teacher education in high school of normal course for the use of digital technologies in school
title A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
spellingShingle A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
Dente, Elisângela Mendes
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de professor
Lajeado (RS)
Teacher education
High school of normal course
Digital technologies
title_short A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
title_full A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
title_fullStr A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
title_full_unstemmed A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
title_sort A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
author Dente, Elisângela Mendes
author_facet Dente, Elisângela Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dente, Elisângela Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Daisy
contributor_str_mv Schneider, Daisy
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de professor
Lajeado (RS)
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de professor
Lajeado (RS)
Teacher education
High school of normal course
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
High school of normal course
Digital technologies
description Este trabalho tem como propósito analisar a formação docente em Curso Normal de Nível Médio para o uso das tecnologias digitais na escola. Como embasamento teórico, utilizaram-se as obras de Tardif (2002), Behar (2009, 2013) e Coll e Monereo (2010). A intenção foi analisar esta questão por meio de um estudo de caso, realizado com a aplicação de questionário para alunas do terceiro ano do Curso Normal de Nível Médio no município de Lajeado-RS, a fim de verificar como ocorre tal formação. A análise das respostas serviu para verificar os saberes que possuem sobre o assunto, bem como de que forma incorporam as mídias em sua prática pedagógica. Ao término deste trabalho constatou-se o conhecimento restrito acerca do assunto de estudo devido a diversos fatores como, por exemplo: falta de utilização e de incentivo por parte dos professores formadores, falta de conhecimento com relação ao manuseio dos recursos tecnológicos, além de dificuldades em identificar como os equipamentos contribuem efetivamente para a qualidade na educação. Os resultados da pesquisa também mostraram a necessidade de readequar os cursos de formação inicial, proporcionando aos futuros professores capacitação efetiva para a incorporação das tecnologias digitais em sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T02:07:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133726
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979730
url http://hdl.handle.net/10183/133726
identifier_str_mv 000979730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/1/000979730.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/2/000979730.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133726/3/000979730.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12c2d2553169faa6417a8377dd815a95
00f6c4ee00361ba454fc66c36f6f486d
597ef50e8bae1bf0deb0ee197ac56f74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486833436295168