Ações do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarparo, Ana Luiza Sander
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moulin, Cileide Cunha, Ruiz, Eliziane Nicolodi Francescato, Schuch, Ilaine, Araújo, Jussara Salazar de, Souza, Marcelino de, Fernandes, Patrícia Fogaça, Baldasso, Paula Leite, Rocha, Priscyla Bones, Bosa, Vera Lúcia, Oliveira, Ana Beatriz Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157532
Resumo: Para qualificar a gestão e o controle social do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição do Escolar (PNAE), foram criados os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANEs), parcerias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE- MEC) com Universidades Federais. Os CECANEs desenvolvem pesquisas, projetos de extensão e capacitações com os atores do Programa, com o objetivo de atuar regionalmente, prestando apoio técnico aos envolvidos nos diversos municípios. Assim sendo, este trabalho visa descrever as atividades desenvolvidas pelo CECANE UFRGS as quais têm colaborado para torná-lo referência regional no âmbito da Alimentação Escolar. Foram realizadas pesquisas para avaliar o perfil nutricional de pré-escolares, de adolescentes e dos escolares indígenas kaingangs matriculados em escolas no Rio Grande do Sul (RS). Somando-se a estas, desenvolveramse um estudo descrevendo o perfil profissional dos nutricionistas que atuam no Programa e pesquisas na área de manipulação de alimentos. Além destas ações foram realizadas assessorias in loco aos municípios da Região Sul, capacitações com 1580 agentes do PNAE, em municípios de Santa Catarina (SC) e do RS, bem como formações com agricultores e demais envolvidos com as compras da agricultura familiar para a alimentação escolar no RS. Conclui-se que os objetivos do Centro Colaborador estão sendo atingidos, na medida que têm produzido informações relevantes para nortear ações futuras dos CECANEs e do FNDE, bem como oportunizado a diversos envolvidos com o PNAE qualificação para suas atividades. Sendo assim, as ações desenvolvidas fortalecem o papel social da Universidade e possibilitam a interação do ensino-pesquisaextensão com as políticas públicas.
id UFRGS-2_5fdef14804c7905ad4bb9deb14aedc41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157532
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scarparo, Ana Luiza SanderMoulin, Cileide CunhaRuiz, Eliziane Nicolodi FrancescatoSchuch, IlaineAraújo, Jussara Salazar deSouza, Marcelino deFernandes, Patrícia FogaçaBaldasso, Paula LeiteRocha, Priscyla BonesBosa, Vera LúciaOliveira, Ana Beatriz Almeida de2017-05-09T02:23:29Z20100101-5575http://hdl.handle.net/10183/157532000761153Para qualificar a gestão e o controle social do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição do Escolar (PNAE), foram criados os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANEs), parcerias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE- MEC) com Universidades Federais. Os CECANEs desenvolvem pesquisas, projetos de extensão e capacitações com os atores do Programa, com o objetivo de atuar regionalmente, prestando apoio técnico aos envolvidos nos diversos municípios. Assim sendo, este trabalho visa descrever as atividades desenvolvidas pelo CECANE UFRGS as quais têm colaborado para torná-lo referência regional no âmbito da Alimentação Escolar. Foram realizadas pesquisas para avaliar o perfil nutricional de pré-escolares, de adolescentes e dos escolares indígenas kaingangs matriculados em escolas no Rio Grande do Sul (RS). Somando-se a estas, desenvolveramse um estudo descrevendo o perfil profissional dos nutricionistas que atuam no Programa e pesquisas na área de manipulação de alimentos. Além destas ações foram realizadas assessorias in loco aos municípios da Região Sul, capacitações com 1580 agentes do PNAE, em municípios de Santa Catarina (SC) e do RS, bem como formações com agricultores e demais envolvidos com as compras da agricultura familiar para a alimentação escolar no RS. Conclui-se que os objetivos do Centro Colaborador estão sendo atingidos, na medida que têm produzido informações relevantes para nortear ações futuras dos CECANEs e do FNDE, bem como oportunizado a diversos envolvidos com o PNAE qualificação para suas atividades. Sendo assim, as ações desenvolvidas fortalecem o papel social da Universidade e possibilitam a interação do ensino-pesquisaextensão com as políticas públicas.The School Feeding and Nutrition Collaborative Centers (CECANEs) have been created in partnership with the National Funds of Educational Development of the Ministry of Education (FNDE – MEC) and federal public universities in order to qualify the management and social control of the National School Feeding and Nutrition Program (PNAE). The CECANEs have been developing researches, extension projects and also training people involved in the PNAE, aiming to act locally, providing technical support to those involved in several city councils. Therefore, the objective of this article is to describe the activities developed by the CECANE UFRGS that collaborate to make it a regional benchmark in the school feeding field. We conducted a study to evaluate the nutritional profile of preschool children, adolescents and school kaingangs indigenous students enrolled in schools in Rio Grande do Sul (RS). In addition, we developed a study describing the professional profile of nutritionists who work in the Program and who carry out researches in the food handling area. We also developed in loco consultancies for the city councils of the South Region, offering training courses for 1,580 PNAE agents in the cities of Santa Catarina (SC) and RS, as well as training sessions for farmers and other people involved in purchasing agricultural products from small farmers for school feeding in RS. We concluded that the purposes of the Collaborative Center are being achieved as it produces relevant information to guide the future actions of the CECANEs and FNDE, and also provides education to those involved in activities related to the PNAE. Thus, the actions developed strengthen the social role of the university and allow for interaction between teaching-research-extension activities and public policy.application/pdfporRevista HCPA. Porto Alegre. Vol. 30, n. 3 (2010), p. 302-305Alimentação escolarProgramas sociaisPolítica públicaSegurança alimentarFood securitySchool feedingPublic policyAções do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do SulActions of the school feeding and nutrition collaborative center at Universidade Federal do Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000761153.pdf000761153.pdfTexto completoapplication/pdf151841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157532/1/000761153.pdfe85d786e5756fa18113ef98c289f38beMD51TEXT000761153.pdf.txt000761153.pdf.txtExtracted Texttext/plain19221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157532/2/000761153.pdf.txt0d3c364dc635904ac5699dcd4f262f13MD52THUMBNAIL000761153.pdf.jpg000761153.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157532/3/000761153.pdf.jpgd629cb97777fe15dcb94193e151fb826MD5310183/1575322023-04-30 03:57:54.219666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-30T06:57:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Actions of the school feeding and nutrition collaborative center at Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Ações do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Ações do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Scarparo, Ana Luiza Sander
Alimentação escolar
Programas sociais
Política pública
Segurança alimentar
Food security
School feeding
Public policy
title_short Ações do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Ações do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Ações do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Ações do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Ações do centro colaborador em alimentação e nutrição do escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Scarparo, Ana Luiza Sander
author_facet Scarparo, Ana Luiza Sander
Moulin, Cileide Cunha
Ruiz, Eliziane Nicolodi Francescato
Schuch, Ilaine
Araújo, Jussara Salazar de
Souza, Marcelino de
Fernandes, Patrícia Fogaça
Baldasso, Paula Leite
Rocha, Priscyla Bones
Bosa, Vera Lúcia
Oliveira, Ana Beatriz Almeida de
author_role author
author2 Moulin, Cileide Cunha
Ruiz, Eliziane Nicolodi Francescato
Schuch, Ilaine
Araújo, Jussara Salazar de
Souza, Marcelino de
Fernandes, Patrícia Fogaça
Baldasso, Paula Leite
Rocha, Priscyla Bones
Bosa, Vera Lúcia
Oliveira, Ana Beatriz Almeida de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarparo, Ana Luiza Sander
Moulin, Cileide Cunha
Ruiz, Eliziane Nicolodi Francescato
Schuch, Ilaine
Araújo, Jussara Salazar de
Souza, Marcelino de
Fernandes, Patrícia Fogaça
Baldasso, Paula Leite
Rocha, Priscyla Bones
Bosa, Vera Lúcia
Oliveira, Ana Beatriz Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação escolar
Programas sociais
Política pública
Segurança alimentar
topic Alimentação escolar
Programas sociais
Política pública
Segurança alimentar
Food security
School feeding
Public policy
dc.subject.eng.fl_str_mv Food security
School feeding
Public policy
description Para qualificar a gestão e o controle social do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição do Escolar (PNAE), foram criados os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANEs), parcerias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE- MEC) com Universidades Federais. Os CECANEs desenvolvem pesquisas, projetos de extensão e capacitações com os atores do Programa, com o objetivo de atuar regionalmente, prestando apoio técnico aos envolvidos nos diversos municípios. Assim sendo, este trabalho visa descrever as atividades desenvolvidas pelo CECANE UFRGS as quais têm colaborado para torná-lo referência regional no âmbito da Alimentação Escolar. Foram realizadas pesquisas para avaliar o perfil nutricional de pré-escolares, de adolescentes e dos escolares indígenas kaingangs matriculados em escolas no Rio Grande do Sul (RS). Somando-se a estas, desenvolveramse um estudo descrevendo o perfil profissional dos nutricionistas que atuam no Programa e pesquisas na área de manipulação de alimentos. Além destas ações foram realizadas assessorias in loco aos municípios da Região Sul, capacitações com 1580 agentes do PNAE, em municípios de Santa Catarina (SC) e do RS, bem como formações com agricultores e demais envolvidos com as compras da agricultura familiar para a alimentação escolar no RS. Conclui-se que os objetivos do Centro Colaborador estão sendo atingidos, na medida que têm produzido informações relevantes para nortear ações futuras dos CECANEs e do FNDE, bem como oportunizado a diversos envolvidos com o PNAE qualificação para suas atividades. Sendo assim, as ações desenvolvidas fortalecem o papel social da Universidade e possibilitam a interação do ensino-pesquisaextensão com as políticas públicas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-09T02:23:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157532
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-5575
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000761153
identifier_str_mv 0101-5575
000761153
url http://hdl.handle.net/10183/157532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista HCPA. Porto Alegre. Vol. 30, n. 3 (2010), p. 302-305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157532/1/000761153.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157532/2/000761153.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157532/3/000761153.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e85d786e5756fa18113ef98c289f38be
0d3c364dc635904ac5699dcd4f262f13
d629cb97777fe15dcb94193e151fb826
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487339828248576