O papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Bruna Litwinczyk de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181861
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca investigar o papel da Coordenação Pedagógica na construção de um Projeto Político-Pedagógico em uma escola do município de Porto Alegre. Nesse contexto, o estudo apresenta como objetivo uma Coordenação Pedagógica que vise resgatar a Gestão Democrática na escola. Para isso foram traçados como objetivos específicos compreender o papel da Coordenação Pedagógica em uma escola, compreender o processo de elaboração de um Projeto Político-Pedagógico e, por fim, compreender as concepções de gestão democrática na construção deste documento. A metodologia utilizada na pesquisa deste estudo foi o Estudo de Caso, as ferramentas escolhidas para a realização da coleta de dados foram: observações realizadas na instituição escolar para conhecer o ambiente e observar a atuação da Coordenadora Pedagógica; realização de entrevistas semiestruturadas com duas Coordenadoras Pedagógicas, sendo uma destas a sujeita de pesquisa e uma professora das séries finais do Ensino Fundamental. As entrevistas foram realizadas a fim de perceber através dos olhos destas a análise quanto a atuação da Coordenadora para a construção do PPP atual da escola e, por fim, uma análise documental do atual Projeto Político Pedagógico. A análise deste documento será realizada com o intuito de identificar as possíveis participações coletivas na construção deste. O estudo está organizado em três grandes blocos teóricos: O primeiro busca compreender e analisar o papel da Coordenação Pedagógica com o auxílio de Orsolon (2001), Libâneo (2008), Libâneo et al. (2011) e, por fim, Oliveira e Guimarães (2013). O segundo auxilia a compreender as estruturas da escola, assim como a função, construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico com base em Gandin e Gandin (1999), Veiga (2010) e Veiga (2009). Finalizando, o terceiro bloco direciona-me quantos aos estudos acerca da Gestão Democrática na escola e o como ela pode ser abordada e aplicada nesta instituição com base em Paro (2008), Duarte e Saraiva (2009) e, por fim, Ferreira (2009). Considerando os três blocos teóricos, foi possível desenvolver eixos de análise quanto aos dados coletados. Foi, enfim, possível a partir do estudo observar a relevância da Coordenação Pedagógica na construção de um Projeto Político-Pedagógico e, ademais, no resgate dos princípios norteadores deste como a gestão democrática, autonomia e planejamento participativo mesmo em meio a um clima político desfavorável para essas práticas.
id UFRGS-2_64fcf449a4e897b225a17a59e01922ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181861
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camargo, Bruna Litwinczyk deGandin, Luís Armando2018-09-12T02:33:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/181861001075848Este trabalho de conclusão de curso busca investigar o papel da Coordenação Pedagógica na construção de um Projeto Político-Pedagógico em uma escola do município de Porto Alegre. Nesse contexto, o estudo apresenta como objetivo uma Coordenação Pedagógica que vise resgatar a Gestão Democrática na escola. Para isso foram traçados como objetivos específicos compreender o papel da Coordenação Pedagógica em uma escola, compreender o processo de elaboração de um Projeto Político-Pedagógico e, por fim, compreender as concepções de gestão democrática na construção deste documento. A metodologia utilizada na pesquisa deste estudo foi o Estudo de Caso, as ferramentas escolhidas para a realização da coleta de dados foram: observações realizadas na instituição escolar para conhecer o ambiente e observar a atuação da Coordenadora Pedagógica; realização de entrevistas semiestruturadas com duas Coordenadoras Pedagógicas, sendo uma destas a sujeita de pesquisa e uma professora das séries finais do Ensino Fundamental. As entrevistas foram realizadas a fim de perceber através dos olhos destas a análise quanto a atuação da Coordenadora para a construção do PPP atual da escola e, por fim, uma análise documental do atual Projeto Político Pedagógico. A análise deste documento será realizada com o intuito de identificar as possíveis participações coletivas na construção deste. O estudo está organizado em três grandes blocos teóricos: O primeiro busca compreender e analisar o papel da Coordenação Pedagógica com o auxílio de Orsolon (2001), Libâneo (2008), Libâneo et al. (2011) e, por fim, Oliveira e Guimarães (2013). O segundo auxilia a compreender as estruturas da escola, assim como a função, construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico com base em Gandin e Gandin (1999), Veiga (2010) e Veiga (2009). Finalizando, o terceiro bloco direciona-me quantos aos estudos acerca da Gestão Democrática na escola e o como ela pode ser abordada e aplicada nesta instituição com base em Paro (2008), Duarte e Saraiva (2009) e, por fim, Ferreira (2009). Considerando os três blocos teóricos, foi possível desenvolver eixos de análise quanto aos dados coletados. Foi, enfim, possível a partir do estudo observar a relevância da Coordenação Pedagógica na construção de um Projeto Político-Pedagógico e, ademais, no resgate dos princípios norteadores deste como a gestão democrática, autonomia e planejamento participativo mesmo em meio a um clima político desfavorável para essas práticas.application/pdfporCoordenação pedagógicaGestão democráticaO papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075848.pdfTexto completoapplication/pdf467014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181861/1/001075848.pdfd80a50908948f44f6e448d9fa580d579MD51TEXT001075848.pdf.txt001075848.pdf.txtExtracted Texttext/plain125917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181861/2/001075848.pdf.txtab188878a53b2dd3d1da3cc496c25253MD52THUMBNAIL001075848.pdf.jpg001075848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181861/3/001075848.pdf.jpg62bd4cdf0fc4b9ca55088a47020fd96cMD5310183/1818612021-05-07 04:53:04.048399oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181861Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:53:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegre
title O papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegre
spellingShingle O papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegre
Camargo, Bruna Litwinczyk de
Coordenação pedagógica
Gestão democrática
title_short O papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegre
title_full O papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegre
title_fullStr O papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegre
title_full_unstemmed O papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegre
title_sort O papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegre
author Camargo, Bruna Litwinczyk de
author_facet Camargo, Bruna Litwinczyk de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Bruna Litwinczyk de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luís Armando
contributor_str_mv Gandin, Luís Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Gestão democrática
topic Coordenação pedagógica
Gestão democrática
description Este trabalho de conclusão de curso busca investigar o papel da Coordenação Pedagógica na construção de um Projeto Político-Pedagógico em uma escola do município de Porto Alegre. Nesse contexto, o estudo apresenta como objetivo uma Coordenação Pedagógica que vise resgatar a Gestão Democrática na escola. Para isso foram traçados como objetivos específicos compreender o papel da Coordenação Pedagógica em uma escola, compreender o processo de elaboração de um Projeto Político-Pedagógico e, por fim, compreender as concepções de gestão democrática na construção deste documento. A metodologia utilizada na pesquisa deste estudo foi o Estudo de Caso, as ferramentas escolhidas para a realização da coleta de dados foram: observações realizadas na instituição escolar para conhecer o ambiente e observar a atuação da Coordenadora Pedagógica; realização de entrevistas semiestruturadas com duas Coordenadoras Pedagógicas, sendo uma destas a sujeita de pesquisa e uma professora das séries finais do Ensino Fundamental. As entrevistas foram realizadas a fim de perceber através dos olhos destas a análise quanto a atuação da Coordenadora para a construção do PPP atual da escola e, por fim, uma análise documental do atual Projeto Político Pedagógico. A análise deste documento será realizada com o intuito de identificar as possíveis participações coletivas na construção deste. O estudo está organizado em três grandes blocos teóricos: O primeiro busca compreender e analisar o papel da Coordenação Pedagógica com o auxílio de Orsolon (2001), Libâneo (2008), Libâneo et al. (2011) e, por fim, Oliveira e Guimarães (2013). O segundo auxilia a compreender as estruturas da escola, assim como a função, construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico com base em Gandin e Gandin (1999), Veiga (2010) e Veiga (2009). Finalizando, o terceiro bloco direciona-me quantos aos estudos acerca da Gestão Democrática na escola e o como ela pode ser abordada e aplicada nesta instituição com base em Paro (2008), Duarte e Saraiva (2009) e, por fim, Ferreira (2009). Considerando os três blocos teóricos, foi possível desenvolver eixos de análise quanto aos dados coletados. Foi, enfim, possível a partir do estudo observar a relevância da Coordenação Pedagógica na construção de um Projeto Político-Pedagógico e, ademais, no resgate dos princípios norteadores deste como a gestão democrática, autonomia e planejamento participativo mesmo em meio a um clima político desfavorável para essas práticas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-12T02:33:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181861
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075848
url http://hdl.handle.net/10183/181861
identifier_str_mv 001075848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181861/1/001075848.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181861/2/001075848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181861/3/001075848.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d80a50908948f44f6e448d9fa580d579
ab188878a53b2dd3d1da3cc496c25253
62bd4cdf0fc4b9ca55088a47020fd96c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486901186887680