Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32045 |
Resumo: | O avanço tecnológico é um fenômeno recente e cada vez mais evidente. Entretanto, alguns grupos sociais encontram dificuldades em inserir-se digitalmente, seja por falta de oportunidades ou por falta de condições adequadas. Dentre esse grupo, destacam-se os alunos adultos maduros e idosos pertencentes às classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que nunca tiveram acesso ao computador ou apenas tiveram na escola de forma superficial. Em função disto, foi oferecido um curso de Introdução à Informática para alunos de uma escola municipal de EJA do município de Porto Alegre, a fim de iniciar o processo de inclusão digital desses sujeitos. A partir desse curso, foram coletados dados através da observação participante e de entrevistas feitas com os alunos, possibilitando a análise dos mesmos. Durante o curso pretendeu-se guiar a prática de forma que os alunos assimilassem e compreendessem de forma clara concepções acerca do computador e as suas funções, atentando para a permanência desses alunos no curso. Sendo assim, os resultados apontam os cuidados que todo professor, que pretende ensinar Informática para este grupo específico, deve ter, considerando as dificuldades, evidentes ou não, e as respostas de seus alunos. Com isso, busca-se a permanência dos alunos nas aulas, a manutenção da motivação e a consciência, por parte do professor, de suas intervenções, tornando possível a inserção digital desse grupo e a construção de sua autonomia digital. |
id |
UFRGS-2_662aaf9c2c5e9cb9427b1c14f85ad6cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32045 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Buratto, Denise BeatrizDoll, Johannes2011-09-27T01:17:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/32045000786673O avanço tecnológico é um fenômeno recente e cada vez mais evidente. Entretanto, alguns grupos sociais encontram dificuldades em inserir-se digitalmente, seja por falta de oportunidades ou por falta de condições adequadas. Dentre esse grupo, destacam-se os alunos adultos maduros e idosos pertencentes às classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que nunca tiveram acesso ao computador ou apenas tiveram na escola de forma superficial. Em função disto, foi oferecido um curso de Introdução à Informática para alunos de uma escola municipal de EJA do município de Porto Alegre, a fim de iniciar o processo de inclusão digital desses sujeitos. A partir desse curso, foram coletados dados através da observação participante e de entrevistas feitas com os alunos, possibilitando a análise dos mesmos. Durante o curso pretendeu-se guiar a prática de forma que os alunos assimilassem e compreendessem de forma clara concepções acerca do computador e as suas funções, atentando para a permanência desses alunos no curso. Sendo assim, os resultados apontam os cuidados que todo professor, que pretende ensinar Informática para este grupo específico, deve ter, considerando as dificuldades, evidentes ou não, e as respostas de seus alunos. Com isso, busca-se a permanência dos alunos nas aulas, a manutenção da motivação e a consciência, por parte do professor, de suas intervenções, tornando possível a inserção digital desse grupo e a construção de sua autonomia digital.application/pdfporEducação de jovens e adultosInclusão digitalPara o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786673.pdf.txt000786673.pdf.txtExtracted Texttext/plain74979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/2/000786673.pdf.txt76adb4eed085ede5f2799dd921d0b1c5MD52ORIGINAL000786673.pdf000786673.pdfTexto completoapplication/pdf821618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/1/000786673.pdf641a0633971dd5048a03c17a8a6f03a4MD51THUMBNAIL000786673.pdf.jpg000786673.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/3/000786673.pdf.jpg59bed59d1db0ecd763b6c2d09962ff04MD5310183/320452022-06-12 04:41:11.036168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32045Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:41:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA |
title |
Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA |
spellingShingle |
Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA Buratto, Denise Beatriz Educação de jovens e adultos Inclusão digital |
title_short |
Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA |
title_full |
Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA |
title_fullStr |
Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA |
title_full_unstemmed |
Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA |
title_sort |
Para o que (e por que) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA |
author |
Buratto, Denise Beatriz |
author_facet |
Buratto, Denise Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buratto, Denise Beatriz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Doll, Johannes |
contributor_str_mv |
Doll, Johannes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Inclusão digital |
topic |
Educação de jovens e adultos Inclusão digital |
description |
O avanço tecnológico é um fenômeno recente e cada vez mais evidente. Entretanto, alguns grupos sociais encontram dificuldades em inserir-se digitalmente, seja por falta de oportunidades ou por falta de condições adequadas. Dentre esse grupo, destacam-se os alunos adultos maduros e idosos pertencentes às classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que nunca tiveram acesso ao computador ou apenas tiveram na escola de forma superficial. Em função disto, foi oferecido um curso de Introdução à Informática para alunos de uma escola municipal de EJA do município de Porto Alegre, a fim de iniciar o processo de inclusão digital desses sujeitos. A partir desse curso, foram coletados dados através da observação participante e de entrevistas feitas com os alunos, possibilitando a análise dos mesmos. Durante o curso pretendeu-se guiar a prática de forma que os alunos assimilassem e compreendessem de forma clara concepções acerca do computador e as suas funções, atentando para a permanência desses alunos no curso. Sendo assim, os resultados apontam os cuidados que todo professor, que pretende ensinar Informática para este grupo específico, deve ter, considerando as dificuldades, evidentes ou não, e as respostas de seus alunos. Com isso, busca-se a permanência dos alunos nas aulas, a manutenção da motivação e a consciência, por parte do professor, de suas intervenções, tornando possível a inserção digital desse grupo e a construção de sua autonomia digital. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32045 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786673 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32045 |
identifier_str_mv |
000786673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/2/000786673.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/1/000786673.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32045/3/000786673.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
76adb4eed085ede5f2799dd921d0b1c5 641a0633971dd5048a03c17a8a6f03a4 59bed59d1db0ecd763b6c2d09962ff04 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486734260928512 |