A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235061 |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD) ganhou destaque nas discussões acadêmicas; e sua oferta é crescente nos cursos de graduação. Esta pesquisa realizou uma análise, sob a perspectiva discente, das atividades realizadas em EaD nas disciplinas de Contabilidade de um curso de graduação presencial. Elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas em base teórica, aplicado a estudantes de início e fim de curso. Foram utilizadas técnicas de análises descritiva, multivariada e de conteúdo. Pelos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência às atividades a distância, especialmente utilizando ferramentas de Fóruns, Slides, Áudio, Questionário online e ainda o apoio de monitoria na disciplina; embora apareça como fundamental a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar que a maioria dos alunos discordavam da afirmação de igualdade do processo de aprendizagem nas duas modalidades de ensino em questão. Os alunos destacaram, também, características comuns relacionadas ao processo de aprendizagem entre as modalidades de ensino: interação, organização e interesse. Observa-se válido o uso de ambas as metodologias de ensino, na medida em que se use das características específicas de cada modalidade para a obtenção de um melhor processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_687635351b9780e833ac9e5a34a9acbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235061 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schiavi, Giovana SordiMomo, Fernanda da SilvaBehr, Ariel2022-02-11T04:42:12Z20212317-949Xhttp://hdl.handle.net/10183/235061001134530A Educação a Distância (EaD) ganhou destaque nas discussões acadêmicas; e sua oferta é crescente nos cursos de graduação. Esta pesquisa realizou uma análise, sob a perspectiva discente, das atividades realizadas em EaD nas disciplinas de Contabilidade de um curso de graduação presencial. Elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas em base teórica, aplicado a estudantes de início e fim de curso. Foram utilizadas técnicas de análises descritiva, multivariada e de conteúdo. Pelos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência às atividades a distância, especialmente utilizando ferramentas de Fóruns, Slides, Áudio, Questionário online e ainda o apoio de monitoria na disciplina; embora apareça como fundamental a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar que a maioria dos alunos discordavam da afirmação de igualdade do processo de aprendizagem nas duas modalidades de ensino em questão. Os alunos destacaram, também, características comuns relacionadas ao processo de aprendizagem entre as modalidades de ensino: interação, organização e interesse. Observa-se válido o uso de ambas as metodologias de ensino, na medida em que se use das características específicas de cada modalidade para a obtenção de um melhor processo de ensino-aprendizagem.Distance Education (EaD) gained prominence in academic discussions; and its offer is growing in undergraduate courses. This research carried out an analysis, from the student perspective, of the activities carried out in distance education in the accounting disciplines of a classroom undergraduate course. An assessment instrument was developed, with its questions based on a theoretical basis, applied to students at the beginning and end of the course. Descriptive, multivariate, and content analysis techniques were used. The results, in general, show adherence to activities at a distance, especially using tools from Forums, Slides, Audio, Online Questionnaire and also the support of monitoring in discipline; although the need for physical space and socialization in the teaching-learning process appears to be fundamental. From the content analysis, it was possible to identify that most students disagreed with the affirmation of equality in the learning process in the two teaching modalities in question. The students also highlighted common characteristics related to the learning process between the teaching modalities: interaction, organization, and interest. The use of both teaching methodologies is valid, insofar as it uses the specific characteristics of each modality to obtain a better teachinglearning process.application/pdfporDesafio Online. Campo Grande. Vol.9, n.3 (set./dez. 2021), p. [568]-594Contabilidade : EnsinoEducação a distância (EaD)Distance EducationStudentAccountingA educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discenteDistance education in presential graduation in accounting sciences: an analysis under a student perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134530.pdf.txt001134530.pdf.txtExtracted Texttext/plain78215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235061/2/001134530.pdf.txt1ffc0ac801ed428e97a724ca17f1c29cMD52ORIGINAL001134530.pdfTexto completoapplication/pdf599302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235061/1/001134530.pdf1d17d78368789f98a63beae3edfc01c1MD5110183/2350612023-03-09 03:29:32.878711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235061Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-09T06:29:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Distance education in presential graduation in accounting sciences: an analysis under a student perspective |
title |
A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente |
spellingShingle |
A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente Schiavi, Giovana Sordi Contabilidade : Ensino Educação a distância (EaD) Distance Education Student Accounting |
title_short |
A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente |
title_full |
A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente |
title_fullStr |
A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente |
title_full_unstemmed |
A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente |
title_sort |
A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente |
author |
Schiavi, Giovana Sordi |
author_facet |
Schiavi, Giovana Sordi Momo, Fernanda da Silva Behr, Ariel |
author_role |
author |
author2 |
Momo, Fernanda da Silva Behr, Ariel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiavi, Giovana Sordi Momo, Fernanda da Silva Behr, Ariel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade : Ensino Educação a distância (EaD) |
topic |
Contabilidade : Ensino Educação a distância (EaD) Distance Education Student Accounting |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Education Student Accounting |
description |
A Educação a Distância (EaD) ganhou destaque nas discussões acadêmicas; e sua oferta é crescente nos cursos de graduação. Esta pesquisa realizou uma análise, sob a perspectiva discente, das atividades realizadas em EaD nas disciplinas de Contabilidade de um curso de graduação presencial. Elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas em base teórica, aplicado a estudantes de início e fim de curso. Foram utilizadas técnicas de análises descritiva, multivariada e de conteúdo. Pelos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência às atividades a distância, especialmente utilizando ferramentas de Fóruns, Slides, Áudio, Questionário online e ainda o apoio de monitoria na disciplina; embora apareça como fundamental a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar que a maioria dos alunos discordavam da afirmação de igualdade do processo de aprendizagem nas duas modalidades de ensino em questão. Os alunos destacaram, também, características comuns relacionadas ao processo de aprendizagem entre as modalidades de ensino: interação, organização e interesse. Observa-se válido o uso de ambas as metodologias de ensino, na medida em que se use das características específicas de cada modalidade para a obtenção de um melhor processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-11T04:42:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235061 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-949X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134530 |
identifier_str_mv |
2317-949X 001134530 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Desafio Online. Campo Grande. Vol.9, n.3 (set./dez. 2021), p. [568]-594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235061/2/001134530.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235061/1/001134530.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ffc0ac801ed428e97a724ca17f1c29c 1d17d78368789f98a63beae3edfc01c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225050174521344 |