A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiavi, Giovana Sordi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Momo, Fernanda da Silva, Behr, Ariel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235061
Resumo: A Educação a Distância (EaD) ganhou destaque nas discussões acadêmicas; e sua oferta é crescente nos cursos de graduação. Esta pesquisa realizou uma análise, sob a perspectiva discente, das atividades realizadas em EaD nas disciplinas de Contabilidade de um curso de graduação presencial. Elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas em base teórica, aplicado a estudantes de início e fim de curso. Foram utilizadas técnicas de análises descritiva, multivariada e de conteúdo. Pelos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência às atividades a distância, especialmente utilizando ferramentas de Fóruns, Slides, Áudio, Questionário online e ainda o apoio de monitoria na disciplina; embora apareça como fundamental a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar que a maioria dos alunos discordavam da afirmação de igualdade do processo de aprendizagem nas duas modalidades de ensino em questão. Os alunos destacaram, também, características comuns relacionadas ao processo de aprendizagem entre as modalidades de ensino: interação, organização e interesse. Observa-se válido o uso de ambas as metodologias de ensino, na medida em que se use das características específicas de cada modalidade para a obtenção de um melhor processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_687635351b9780e833ac9e5a34a9acbb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235061
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schiavi, Giovana SordiMomo, Fernanda da SilvaBehr, Ariel2022-02-11T04:42:12Z20212317-949Xhttp://hdl.handle.net/10183/235061001134530A Educação a Distância (EaD) ganhou destaque nas discussões acadêmicas; e sua oferta é crescente nos cursos de graduação. Esta pesquisa realizou uma análise, sob a perspectiva discente, das atividades realizadas em EaD nas disciplinas de Contabilidade de um curso de graduação presencial. Elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas em base teórica, aplicado a estudantes de início e fim de curso. Foram utilizadas técnicas de análises descritiva, multivariada e de conteúdo. Pelos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência às atividades a distância, especialmente utilizando ferramentas de Fóruns, Slides, Áudio, Questionário online e ainda o apoio de monitoria na disciplina; embora apareça como fundamental a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar que a maioria dos alunos discordavam da afirmação de igualdade do processo de aprendizagem nas duas modalidades de ensino em questão. Os alunos destacaram, também, características comuns relacionadas ao processo de aprendizagem entre as modalidades de ensino: interação, organização e interesse. Observa-se válido o uso de ambas as metodologias de ensino, na medida em que se use das características específicas de cada modalidade para a obtenção de um melhor processo de ensino-aprendizagem.Distance Education (EaD) gained prominence in academic discussions; and its offer is growing in undergraduate courses. This research carried out an analysis, from the student perspective, of the activities carried out in distance education in the accounting disciplines of a classroom undergraduate course. An assessment instrument was developed, with its questions based on a theoretical basis, applied to students at the beginning and end of the course. Descriptive, multivariate, and content analysis techniques were used. The results, in general, show adherence to activities at a distance, especially using tools from Forums, Slides, Audio, Online Questionnaire and also the support of monitoring in discipline; although the need for physical space and socialization in the teaching-learning process appears to be fundamental. From the content analysis, it was possible to identify that most students disagreed with the affirmation of equality in the learning process in the two teaching modalities in question. The students also highlighted common characteristics related to the learning process between the teaching modalities: interaction, organization, and interest. The use of both teaching methodologies is valid, insofar as it uses the specific characteristics of each modality to obtain a better teachinglearning process.application/pdfporDesafio Online. Campo Grande. Vol.9, n.3 (set./dez. 2021), p. [568]-594Contabilidade : EnsinoEducação a distância (EaD)Distance EducationStudentAccountingA educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discenteDistance education in presential graduation in accounting sciences: an analysis under a student perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134530.pdf.txt001134530.pdf.txtExtracted Texttext/plain78215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235061/2/001134530.pdf.txt1ffc0ac801ed428e97a724ca17f1c29cMD52ORIGINAL001134530.pdfTexto completoapplication/pdf599302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235061/1/001134530.pdf1d17d78368789f98a63beae3edfc01c1MD5110183/2350612023-03-09 03:29:32.878711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235061Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-09T06:29:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Distance education in presential graduation in accounting sciences: an analysis under a student perspective
title A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
spellingShingle A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
Schiavi, Giovana Sordi
Contabilidade : Ensino
Educação a distância (EaD)
Distance Education
Student
Accounting
title_short A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
title_full A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
title_fullStr A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
title_full_unstemmed A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
title_sort A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
author Schiavi, Giovana Sordi
author_facet Schiavi, Giovana Sordi
Momo, Fernanda da Silva
Behr, Ariel
author_role author
author2 Momo, Fernanda da Silva
Behr, Ariel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiavi, Giovana Sordi
Momo, Fernanda da Silva
Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade : Ensino
Educação a distância (EaD)
topic Contabilidade : Ensino
Educação a distância (EaD)
Distance Education
Student
Accounting
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Education
Student
Accounting
description A Educação a Distância (EaD) ganhou destaque nas discussões acadêmicas; e sua oferta é crescente nos cursos de graduação. Esta pesquisa realizou uma análise, sob a perspectiva discente, das atividades realizadas em EaD nas disciplinas de Contabilidade de um curso de graduação presencial. Elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas em base teórica, aplicado a estudantes de início e fim de curso. Foram utilizadas técnicas de análises descritiva, multivariada e de conteúdo. Pelos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência às atividades a distância, especialmente utilizando ferramentas de Fóruns, Slides, Áudio, Questionário online e ainda o apoio de monitoria na disciplina; embora apareça como fundamental a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar que a maioria dos alunos discordavam da afirmação de igualdade do processo de aprendizagem nas duas modalidades de ensino em questão. Os alunos destacaram, também, características comuns relacionadas ao processo de aprendizagem entre as modalidades de ensino: interação, organização e interesse. Observa-se válido o uso de ambas as metodologias de ensino, na medida em que se use das características específicas de cada modalidade para a obtenção de um melhor processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-11T04:42:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235061
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-949X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134530
identifier_str_mv 2317-949X
001134530
url http://hdl.handle.net/10183/235061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Desafio Online. Campo Grande. Vol.9, n.3 (set./dez. 2021), p. [568]-594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235061/2/001134530.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235061/1/001134530.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ffc0ac801ed428e97a724ca17f1c29c
1d17d78368789f98a63beae3edfc01c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225050174521344