Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiavi, Giovana Sordi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147301
Resumo: A temática da Educação a Distância (EaD), nos últimos anos, ganhou destaque nas discussões acadêmicas no Brasil e sua oferta, tratando especificamente da área Contábil, é crescente nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Diante disso, a EaD se tornou uma proposta viável e atrativa para muitos estudantes que passaram a procurar pelas vantagens obtidas com essa metodologia. Assim, tendo em vista essa expansão da EaD e a sua importância como ferramenta de ensino, elaborou-se a seguinte questão para esta pesquisa: qual a percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis acerca das atividades realizadas na modalidade a distância nas disciplinas de Contabilidade? Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é realizar uma avaliação sob a perspectiva discente das atividades realizadas em EaD na Contabilidade. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas por uma ampla base teórica. O questionário em questão foi aplicado aos discentes de disciplinas de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que possuíam experiência com atividades a distância dentro da graduação. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência dos respondentes pelas atividades a distância na graduação em Ciências Contábeis, embora ainda esteja presente a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_f70bf6e2efdabbbcfde2264425b76321
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147301
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schiavi, Giovana SordiBehr, Ariel2016-08-18T02:14:49Z2015http://hdl.handle.net/10183/147301000999634A temática da Educação a Distância (EaD), nos últimos anos, ganhou destaque nas discussões acadêmicas no Brasil e sua oferta, tratando especificamente da área Contábil, é crescente nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Diante disso, a EaD se tornou uma proposta viável e atrativa para muitos estudantes que passaram a procurar pelas vantagens obtidas com essa metodologia. Assim, tendo em vista essa expansão da EaD e a sua importância como ferramenta de ensino, elaborou-se a seguinte questão para esta pesquisa: qual a percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis acerca das atividades realizadas na modalidade a distância nas disciplinas de Contabilidade? Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é realizar uma avaliação sob a perspectiva discente das atividades realizadas em EaD na Contabilidade. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas por uma ampla base teórica. O questionário em questão foi aplicado aos discentes de disciplinas de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que possuíam experiência com atividades a distância dentro da graduação. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência dos respondentes pelas atividades a distância na graduação em Ciências Contábeis, embora ainda esteja presente a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem.The theme of Distance Education in recent years gained prominence in academic discussions in Brazil and its offering, specifically dealing with the Accounting area, is growing in graduation courses in Accounting Sciences. Therefore, Distance Education has become a viable and attractive proposition for many students who have come to look for the advantages obtained from this methodology. Thus, considering this expansion of Distance Education and its importance as a teaching tool, the following question to this research was elaborated: what is the perception of the undergraduate student account about the activities performed in the distance Accounting disciplines? In this way, the aim of this study is to conduct an evaluation under the student perspective of activities performed in distance education in Accounting. For this, it was prepared an evaluation instrument, which has their issues supported by a wide theoretical basis. The survey in question was applied to students of accounting courses at UFRGS who had experience with Distance Education inside the graduation. In the analysis of results, in general, we see the adhesion of respondents for the distance activities in the Accounting graduation, although is still present the need for physical space and socialization in the teaching-learning process.application/pdfporEnsino superiorEducação a distância (EaD)Contabilidade : EnsinoDistance educationGraduationAccountingStudentsEducação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discenteDistance education in accounting graduation : evaluation in student perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999634.pdf000999634.pdfTexto completoapplication/pdf725152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/1/000999634.pdfb3b211ecbb2938bbe520ad0bdaea40a5MD51TEXT000999634.pdf.txt000999634.pdf.txtExtracted Texttext/plain71325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/2/000999634.pdf.txtbaacea98cb3e7edcdc6996e667a5c659MD52THUMBNAIL000999634.pdf.jpg000999634.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/3/000999634.pdf.jpg154d38f87e1bda00f98c8d60c2e13b18MD5310183/1473012023-03-09 03:28:04.44214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-09T06:28:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Distance education in accounting graduation : evaluation in student perspective
title Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
spellingShingle Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
Schiavi, Giovana Sordi
Ensino superior
Educação a distância (EaD)
Contabilidade : Ensino
Distance education
Graduation
Accounting
Students
title_short Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
title_full Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
title_fullStr Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
title_full_unstemmed Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
title_sort Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
author Schiavi, Giovana Sordi
author_facet Schiavi, Giovana Sordi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiavi, Giovana Sordi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behr, Ariel
contributor_str_mv Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação a distância (EaD)
Contabilidade : Ensino
topic Ensino superior
Educação a distância (EaD)
Contabilidade : Ensino
Distance education
Graduation
Accounting
Students
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Graduation
Accounting
Students
description A temática da Educação a Distância (EaD), nos últimos anos, ganhou destaque nas discussões acadêmicas no Brasil e sua oferta, tratando especificamente da área Contábil, é crescente nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Diante disso, a EaD se tornou uma proposta viável e atrativa para muitos estudantes que passaram a procurar pelas vantagens obtidas com essa metodologia. Assim, tendo em vista essa expansão da EaD e a sua importância como ferramenta de ensino, elaborou-se a seguinte questão para esta pesquisa: qual a percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis acerca das atividades realizadas na modalidade a distância nas disciplinas de Contabilidade? Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é realizar uma avaliação sob a perspectiva discente das atividades realizadas em EaD na Contabilidade. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas por uma ampla base teórica. O questionário em questão foi aplicado aos discentes de disciplinas de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que possuíam experiência com atividades a distância dentro da graduação. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência dos respondentes pelas atividades a distância na graduação em Ciências Contábeis, embora ainda esteja presente a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-18T02:14:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147301
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999634
url http://hdl.handle.net/10183/147301
identifier_str_mv 000999634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/1/000999634.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/2/000999634.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/3/000999634.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3b211ecbb2938bbe520ad0bdaea40a5
baacea98cb3e7edcdc6996e667a5c659
154d38f87e1bda00f98c8d60c2e13b18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486851137306624