Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação – DAFE para quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Priscila Goulart dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77292
Resumo: Este estudo resulta da vivência enquanto graduanda em Pedagogia e membro do Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação - DAFE - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2010 a 2013. Compreendo a Faculdade como um espaço ideologizado e burocrático que objetiva manter a lógica dominante na sociedade (ordem do capital). Nela predominam as relações aluno x professor na forma bancária. Procuro entender o sentido e o lugar do Diretório na Faculdade e na Universidade. Na caminhada teórica autores suleadores como FREIRE e FLORESTAN FERNANDES foram tematizados. A fim de obter informações que viessem dar suporte às análises, foi construído um questionário eletrônico, encaminhado a estudantes, a professores, bem como, aos membros da atual gestão do Diretório. Na pesquisa destaco três aspectos: a aparente ‘alienação’ dos membros que compõem a atual gestão; as narrativas dos docentes que parecem desconsiderar o aluno como um sujeito adulto, ativo e criativo, a concepção dos discentes que não compreendem as razões, o papel, as funções, e ao sentido da existência de um Diretório Acadêmico como parte da formação discente. Concluo que docentes, discentes e membros tendem a não o ver como um espaço de formação política, percebendo-o como local burocratizado ou apenas de entretenimento.
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