Dialogando com o Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação de Santa Catarina: narrativas do movimento estudantil na ditadura civil-militar (1964-1968)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Luiz Felipe Souza Barros de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227230
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPaiva, Luiz Felipe Souza Barros deSantos, Ademir Valdir dos2021-08-23T14:09:30Z2021-08-23T14:09:30Z2021372212https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227230Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa tem como objeto a atuação do Diretório Acadêmico Oito de Maio (DAOM) da Faculdade de Educação de Santa Catarina (FAED), posteriormente Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no interstício entre 1964 e 1968. De modo geral, objetiva analisar as memórias construídas por sujeitos protagonistas vinculados ao DAOM relativas ao período entre 1964 e 1968. Especificamente, os objetivos são: Identificar a estruturação do DAOM enquanto uma entidade de representação estudantil no âmbito da Educação Superior em Santa Catarina; analisar as formas históricas de mobilização do DAOM, identificando suas finalidades sociais e políticas; discutir as reivindicações que compuseram a pauta do DAOM no cenário das mobilizações estudantis em Santa Catarina e no Brasil, bem como sua repercussão. A metodologia conjuga dois procedimentos centrais. Por um lado, a realização de cinco entrevistas com ex-estudantes, três deles integrantes do Diretório Acadêmico Oito de Maio, sendo que dois ocuparam a presidência; e outras duas com estudantes que eram representados por esta entidade estudantil. De outro, a aplicação da metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), considerando o corpus documental constituído pelas transcrições das entrevistas e por documentos produzidos pelo DAOM, bem como pela legislação educacional. Como produto da Análise de Conteúdo emergiram sete categorias: Status e Papel, Ensino Superior e Gestão Educacional, FAED, Movimento Estudantil, Regime Político, Historicidade e Lazer. E o tratamento analítico do conteúdo, por meio dessas categorias, permitiu compreender a organização, atividades e reivindicações históricas do Diretório Acadêmico Oito de Maio (DAOM) da FAED/UDESC. Quanto à constituição do estudantado, a pesquisa desvela que o DAOM não era um movimento de juventude, porque os entrevistados já tinham vivenciado a transição do status de jovem para o status de adulto, com a passagem da família de orientação para a família de procriação, o que se somou ao casamento e ao exercício do trabalho remunerado. Os resultados evidenciam, ainda, a atuação política conservadora, colaboracionista e recreativa do Diretório Acadêmico Oito de Maio naquele período inicial da ditadura civil-militar. As narrativas dos entrevistados mostram uma perspectiva de irresistência e posições político-ideológicas conservadoras, com a ausência de reivindicações contrárias ao regime político e de envolvimento na luta por transformação social. Entre 1964 e 1968, o DAOM não construiu um calendário de lutas como o que marcou parte dos movimentos estudantis do período, seja em Florianópolis como em diversas outras partes do país e do mundo. Pode-se inferir que a experiência histórica do DAOM colaborou com a implantação e manutenção do regime ditatorial em Santa Catarina. Os estudantes organizados constituíram uma entidade estudantil oficial, em alinhamento com a natureza da instituição de ensino superior onde estavam inseridos, criada nos moldes do regime ditatorial de pós 1964. A atuação política daquele movimento estudantil estava em conformidade com os padrões impostos pela ditadura civil-militar.Abstract: This research has as subject the performance of the Academic Directory Oito de Maio (DAOM) of the Faculty of Education of Santa Catarina (FAED), later Faculty of Education of the University of the State of Santa Catarina (UDESC), in the interstitium between 1964 and 1968.In general, it aims to analyze the memories built by protagonist linked to DAOM for the period between 1964 and 1968.Specifically, the objectives are: To identify the structure of DAOM as a student representation entity within the scope of Higher Education in Santa Catarina; Analyze the historical forms of mobilization of DAOM, identifying its social and political purposes; Discuss the claims that made up the agenda of DAOM in the scenario of student mobilizations in Santa Catarina and Brazil, as well as their repercussions. The methodology combines two central procedures. On the one hand, five interviews with former students, three of whom were members of the Academic Directory Oito de Maio, two of whom held the presidency; and two others with students who were represented by this student body. On the other, the application of the Content Analysis methodology (BARDIN, 1977), considering the documentary corpus constituted by the transcripts of the interviews and documents produced by DAOM, as well as by the educational legislation. As a product of Content Analysis, seven categories emerged: Status and Role, Higher Education and Educational Management, FAED, Student Movement, Political Regime, Historicity and Leisure. And the analytical treatment of the content, through these categories, allowed to understand the organization, activities and historical claims of the Academic Directory Oito de Maio (DAOM) of FAED / UDESC.As for the constitution of the student, the research reveals that DAOM was not a youth movement, because the interviewees had already experienced the transition from youth to adult status, with the transition from the orientation family to the procreation family, what was added to the marriage and the exercise of paid work. The results also show the conservative, collaborative and recreational political performance of the Academic Directory Oito de Maio in that early period of the civil-military dictatorship. The interviewees' narratives show a perspective of irresistibility and conservative political-ideological positions, with the absence of claims contrary to the political regime and involvement in the struggle for social transformation. Between 1964 and 1968, DAOM did not build a calendar of struggles like the one that marked part of the student movements of the period, either in Florianópolis as in several other parts of the country and the world. It can be inferred that the historical experience of DAOM collaborated with the implementation and maintenance of the dictatorial regime in Santa Catarina. The organized students constituted an official student entity, in alignment with the nature of the higher education institution where they were inserted, created along the lines of the post 1964 dictatorial regime. The political performance of that student movement was in conformity with the standards imposed by the civil-military dictatorship.206 p.| il.porEducaçãoMovimento estudantilMovimentos sociaisDitaduraMemória coletivaDialogando com o Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação de Santa Catarina: narrativas do movimento estudantil na ditadura civil-militar (1964-1968)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1571-D.pdfPEED1571-D.pdfapplication/pdf3000348https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227230/-1/PEED1571-D.pdf419e02e1c4ef0559dcea53c6e06efebeMD5-1123456789/2272302021-08-23 11:09:30.237oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227230Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:09:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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