Gestão democrática e a participação dos alunos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Borges da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151687
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um aprofundamento da análise das ações do Projeto Intervenção implementadas durante o ano de 2015, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no Município de Lajeado/RS, que tem como foco a participação dos alunos nas decisões e normas vigentes. Iniciei a pesquisa refletindo com o grupo gestor sobre os conflitos que vínhamos enfrentando e depois aplicando questionários para os alunos do 6º ano ao 9º ano, relacionado à participação e regras na escola. Para aprofundar o tema utilizei autores como Diaz Bordenave (1994) para entender o que é a participação. Apoiei-me, também em Paro (2011), o qual faz uma reflexão sobre a autonomia do educando, em uma pesquisa nas salas de aula, envolvendo alunos e professores. A pesquisa-ação foi uma forma de desenvolver o trabalho a fim de ouvir os alunos e aquilo que eles diziam, fazendo repensar as práticas utilizadas (de ter as regras concluídas, os alunos só ouvindo, sem poderem opinar), em que a participação nas decisões, na resolução de problemas e de conflitos passou a ter resultados mais significativos. Este trabalho já demonstrou uma dimensão do que pode ser feito com a participação dos alunos nas questões referentes às normas, aos conflitos entre alunos e professores, no entanto, é uma construção coletiva que deve ser feita de forma organizada e democrática.
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