Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belmonte, Edgar Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151533
Resumo: Este estudo atende exigências do Curso de Especialização em Gestão Escolar – UFRGS e refere-se à análise das ações do Projeto de Intervenção realizado em uma escola da Rede Estadual de Ensino, implementadas a partir do segundo semestre de 2014 e início de 2015. Este projeto tem como objetivo obter melhoria na integração entre escola e comunidade, garantindo que esta participe mais das decisões do cotidiano escolar. Pretende ainda, refletir sobre a gestão democrática na escola e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico e administrativo, fazendo o necessário para viabilizar essa participação, tendo como referencial, Freire (1996, p. 46), Cury (1996), Paro (2008) Pérez Gomes (2001, p. 131-132), Luce Medeiros (2000, p.16) e legislação pertinente. Trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção (PI) implementadas na escola, utilizou-se da pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar visando trazer a comunidade para auxiliar na identificação de problemas bem como soluções para os mesmos. Conscientizar a comunidade da importância da sua participação, que a escola é um dos principais ambientes de socialização, formação, produção e disseminação de valores, é um espaço estratégico na desconstrução de conceitos preestabelecidos e na promoção da equidade e da transformação social ainda é uma dificuldade a ser superada, sendo que lutar pela qualidade da educação é um dever de todos.
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