Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Sanhudo da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230401
Resumo: A tecnologia está presente em todos os lugares, da forma mais simples à mais complicada, graças à inovação nos meios de comunicação e aos fomentos ao desenvolvimento tecnológico. Com isso, as relações sociais e de emprego também se moldam ao contexto digital, surgindo assim as novas profissões. As mulheres, por sua vez, também vivenciam a evolução dos seus direitos na sociedade nos últimos anos. Diante disso, este estudo visa apresentar as percepções de empreendedoras digitais sobre empreender digitalmente, destacando suas motivações, desafios e trajetórias no processo de negócio digital, ou seja, além de abordar o empreendedorismo digital em um contexto geral, como um assunto recorrente, busca-se incluir o gênero feminino e entender quais são as perspectivas por trás da escolha de carreira, assim como apresentar o perfil dessas empreendedoras. Logo, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedoras digitais por meio de um questionário e um roteiro semiestruturado, os quais auxiliaram na constatação de que há um padrão de perfis, motivações, desafios e perspectivas de vida. Com relação ao empreendedorismo digital no contexto geral, também houve um padrão de percepções, o mesmo apresentou-se otimista, de acordo com os aspectos positivos e negativos destacados pelas empreendedoras. O empreendedorismo digital também mostrou-se favorável para a inserção de mulheres no segmento.
id UFRGS-2_6d647b656a64401e1e2c44a98b3d0094
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230401
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Aline Sanhudo daReichert, Fernanda Maciel2021-10-01T04:26:37Z2020http://hdl.handle.net/10183/230401001126769A tecnologia está presente em todos os lugares, da forma mais simples à mais complicada, graças à inovação nos meios de comunicação e aos fomentos ao desenvolvimento tecnológico. Com isso, as relações sociais e de emprego também se moldam ao contexto digital, surgindo assim as novas profissões. As mulheres, por sua vez, também vivenciam a evolução dos seus direitos na sociedade nos últimos anos. Diante disso, este estudo visa apresentar as percepções de empreendedoras digitais sobre empreender digitalmente, destacando suas motivações, desafios e trajetórias no processo de negócio digital, ou seja, além de abordar o empreendedorismo digital em um contexto geral, como um assunto recorrente, busca-se incluir o gênero feminino e entender quais são as perspectivas por trás da escolha de carreira, assim como apresentar o perfil dessas empreendedoras. Logo, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedoras digitais por meio de um questionário e um roteiro semiestruturado, os quais auxiliaram na constatação de que há um padrão de perfis, motivações, desafios e perspectivas de vida. Com relação ao empreendedorismo digital no contexto geral, também houve um padrão de percepções, o mesmo apresentou-se otimista, de acordo com os aspectos positivos e negativos destacados pelas empreendedoras. O empreendedorismo digital também mostrou-se favorável para a inserção de mulheres no segmento.Technology is present everywhere, from the simplest way to the most complicated, thanks to innovation in the media and incentives to technological development. Since social relations and employment also shape the digital context, the new professions are emerging too. Women also experience the evolution of their rights in society in recent years. Thus, this study intend to present the perceptions of digital entrepreneurs about digital entrepreneurship, highlighting their motivations, challenges and trajectories in the digital business process. Besides addressing digital entrepreneurship in a general context, as a recurring subject, the gender context is included in the analysis to understand which are the perceptions behind the career choice, as well as to present the profile of these entrepreneurs. Interviews were realized with four digital female entrepreneurs through a semi-structured questionnaire , which helped to verify that there is a pattern of profiles, motivations, challenges and life perspectives. Regarding digital entrepreneurship in the general context, there was also a pattern of perceptions, which was optimistic, according to the positive and negative aspects highlighted by the entrepreneurs. Digital entrepreneurship was also favorable for the inclusion of women in the segment.application/pdfporInovaçãoEmpreendedorismoMulheresGêneroInnovationDigitalEntrepreneurshipFemaleInovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126769.pdf.txt001126769.pdf.txtExtracted Texttext/plain126210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230401/2/001126769.pdf.txt2c8b6a835fb8eef37719605ff2c27ee1MD52ORIGINAL001126769.pdfTexto completoapplication/pdf642085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230401/1/001126769.pdf664a8bdb6c5a8140bc53fd70de3cfdebMD5110183/2304012023-04-29 03:50:42.62026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-29T06:50:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais
title Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais
spellingShingle Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais
Silva, Aline Sanhudo da
Inovação
Empreendedorismo
Mulheres
Gênero
Innovation
Digital
Entrepreneurship
Female
title_short Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais
title_full Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais
title_fullStr Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais
title_full_unstemmed Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais
title_sort Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais
author Silva, Aline Sanhudo da
author_facet Silva, Aline Sanhudo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Sanhudo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
contributor_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Empreendedorismo
Mulheres
Gênero
topic Inovação
Empreendedorismo
Mulheres
Gênero
Innovation
Digital
Entrepreneurship
Female
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovation
Digital
Entrepreneurship
Female
description A tecnologia está presente em todos os lugares, da forma mais simples à mais complicada, graças à inovação nos meios de comunicação e aos fomentos ao desenvolvimento tecnológico. Com isso, as relações sociais e de emprego também se moldam ao contexto digital, surgindo assim as novas profissões. As mulheres, por sua vez, também vivenciam a evolução dos seus direitos na sociedade nos últimos anos. Diante disso, este estudo visa apresentar as percepções de empreendedoras digitais sobre empreender digitalmente, destacando suas motivações, desafios e trajetórias no processo de negócio digital, ou seja, além de abordar o empreendedorismo digital em um contexto geral, como um assunto recorrente, busca-se incluir o gênero feminino e entender quais são as perspectivas por trás da escolha de carreira, assim como apresentar o perfil dessas empreendedoras. Logo, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedoras digitais por meio de um questionário e um roteiro semiestruturado, os quais auxiliaram na constatação de que há um padrão de perfis, motivações, desafios e perspectivas de vida. Com relação ao empreendedorismo digital no contexto geral, também houve um padrão de percepções, o mesmo apresentou-se otimista, de acordo com os aspectos positivos e negativos destacados pelas empreendedoras. O empreendedorismo digital também mostrou-se favorável para a inserção de mulheres no segmento.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-01T04:26:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230401
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126769
url http://hdl.handle.net/10183/230401
identifier_str_mv 001126769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230401/2/001126769.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230401/1/001126769.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c8b6a835fb8eef37719605ff2c27ee1
664a8bdb6c5a8140bc53fd70de3cfdeb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486970233520128