Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230401 |
Resumo: | A tecnologia está presente em todos os lugares, da forma mais simples à mais complicada, graças à inovação nos meios de comunicação e aos fomentos ao desenvolvimento tecnológico. Com isso, as relações sociais e de emprego também se moldam ao contexto digital, surgindo assim as novas profissões. As mulheres, por sua vez, também vivenciam a evolução dos seus direitos na sociedade nos últimos anos. Diante disso, este estudo visa apresentar as percepções de empreendedoras digitais sobre empreender digitalmente, destacando suas motivações, desafios e trajetórias no processo de negócio digital, ou seja, além de abordar o empreendedorismo digital em um contexto geral, como um assunto recorrente, busca-se incluir o gênero feminino e entender quais são as perspectivas por trás da escolha de carreira, assim como apresentar o perfil dessas empreendedoras. Logo, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedoras digitais por meio de um questionário e um roteiro semiestruturado, os quais auxiliaram na constatação de que há um padrão de perfis, motivações, desafios e perspectivas de vida. Com relação ao empreendedorismo digital no contexto geral, também houve um padrão de percepções, o mesmo apresentou-se otimista, de acordo com os aspectos positivos e negativos destacados pelas empreendedoras. O empreendedorismo digital também mostrou-se favorável para a inserção de mulheres no segmento. |
id |
UFRGS-2_6d647b656a64401e1e2c44a98b3d0094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230401 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Aline Sanhudo daReichert, Fernanda Maciel2021-10-01T04:26:37Z2020http://hdl.handle.net/10183/230401001126769A tecnologia está presente em todos os lugares, da forma mais simples à mais complicada, graças à inovação nos meios de comunicação e aos fomentos ao desenvolvimento tecnológico. Com isso, as relações sociais e de emprego também se moldam ao contexto digital, surgindo assim as novas profissões. As mulheres, por sua vez, também vivenciam a evolução dos seus direitos na sociedade nos últimos anos. Diante disso, este estudo visa apresentar as percepções de empreendedoras digitais sobre empreender digitalmente, destacando suas motivações, desafios e trajetórias no processo de negócio digital, ou seja, além de abordar o empreendedorismo digital em um contexto geral, como um assunto recorrente, busca-se incluir o gênero feminino e entender quais são as perspectivas por trás da escolha de carreira, assim como apresentar o perfil dessas empreendedoras. Logo, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedoras digitais por meio de um questionário e um roteiro semiestruturado, os quais auxiliaram na constatação de que há um padrão de perfis, motivações, desafios e perspectivas de vida. Com relação ao empreendedorismo digital no contexto geral, também houve um padrão de percepções, o mesmo apresentou-se otimista, de acordo com os aspectos positivos e negativos destacados pelas empreendedoras. O empreendedorismo digital também mostrou-se favorável para a inserção de mulheres no segmento.Technology is present everywhere, from the simplest way to the most complicated, thanks to innovation in the media and incentives to technological development. Since social relations and employment also shape the digital context, the new professions are emerging too. Women also experience the evolution of their rights in society in recent years. Thus, this study intend to present the perceptions of digital entrepreneurs about digital entrepreneurship, highlighting their motivations, challenges and trajectories in the digital business process. Besides addressing digital entrepreneurship in a general context, as a recurring subject, the gender context is included in the analysis to understand which are the perceptions behind the career choice, as well as to present the profile of these entrepreneurs. Interviews were realized with four digital female entrepreneurs through a semi-structured questionnaire , which helped to verify that there is a pattern of profiles, motivations, challenges and life perspectives. Regarding digital entrepreneurship in the general context, there was also a pattern of perceptions, which was optimistic, according to the positive and negative aspects highlighted by the entrepreneurs. Digital entrepreneurship was also favorable for the inclusion of women in the segment.application/pdfporInovaçãoEmpreendedorismoMulheresGêneroInnovationDigitalEntrepreneurshipFemaleInovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126769.pdf.txt001126769.pdf.txtExtracted Texttext/plain126210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230401/2/001126769.pdf.txt2c8b6a835fb8eef37719605ff2c27ee1MD52ORIGINAL001126769.pdfTexto completoapplication/pdf642085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230401/1/001126769.pdf664a8bdb6c5a8140bc53fd70de3cfdebMD5110183/2304012023-04-29 03:50:42.62026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-29T06:50:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais |
title |
Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais |
spellingShingle |
Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais Silva, Aline Sanhudo da Inovação Empreendedorismo Mulheres Gênero Innovation Digital Entrepreneurship Female |
title_short |
Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais |
title_full |
Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais |
title_fullStr |
Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais |
title_full_unstemmed |
Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais |
title_sort |
Inovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitais |
author |
Silva, Aline Sanhudo da |
author_facet |
Silva, Aline Sanhudo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Sanhudo da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reichert, Fernanda Maciel |
contributor_str_mv |
Reichert, Fernanda Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Empreendedorismo Mulheres Gênero |
topic |
Inovação Empreendedorismo Mulheres Gênero Innovation Digital Entrepreneurship Female |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Innovation Digital Entrepreneurship Female |
description |
A tecnologia está presente em todos os lugares, da forma mais simples à mais complicada, graças à inovação nos meios de comunicação e aos fomentos ao desenvolvimento tecnológico. Com isso, as relações sociais e de emprego também se moldam ao contexto digital, surgindo assim as novas profissões. As mulheres, por sua vez, também vivenciam a evolução dos seus direitos na sociedade nos últimos anos. Diante disso, este estudo visa apresentar as percepções de empreendedoras digitais sobre empreender digitalmente, destacando suas motivações, desafios e trajetórias no processo de negócio digital, ou seja, além de abordar o empreendedorismo digital em um contexto geral, como um assunto recorrente, busca-se incluir o gênero feminino e entender quais são as perspectivas por trás da escolha de carreira, assim como apresentar o perfil dessas empreendedoras. Logo, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedoras digitais por meio de um questionário e um roteiro semiestruturado, os quais auxiliaram na constatação de que há um padrão de perfis, motivações, desafios e perspectivas de vida. Com relação ao empreendedorismo digital no contexto geral, também houve um padrão de percepções, o mesmo apresentou-se otimista, de acordo com os aspectos positivos e negativos destacados pelas empreendedoras. O empreendedorismo digital também mostrou-se favorável para a inserção de mulheres no segmento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-01T04:26:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230401 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126769 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230401 |
identifier_str_mv |
001126769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230401/2/001126769.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230401/1/001126769.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c8b6a835fb8eef37719605ff2c27ee1 664a8bdb6c5a8140bc53fd70de3cfdeb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224613269602304 |