Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21001 |
Resumo: | Este artigo trata da utilizaÁ„o de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador (AAMC), enfocando os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) no processo de ensino e de aprendizagem. O uso de ferramentas computacionais que atendam ao desenvolvimento da comunicaÁ„o, ‡ interaÁ„o, ‡ colaboraÁ„o e ‡ cooperaÁ„o para a superaÁ„ o de suas limitaÁıes e a construÁ„o de conhecimento torna significativo o processo de inclus„o social em uma sociedade de excluÌdos. |
id |
UFRGS-2_77bdb565ccb445ff970f987e2b6bf030 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21001 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Estabel, Lizandra BrasilMoro, Eliane Lourdes da SilvaSantarosa, Lucila Maria Costi2010-04-20T04:15:17Z20031516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/21001000422142Este artigo trata da utilizaÁ„o de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador (AAMC), enfocando os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) no processo de ensino e de aprendizagem. O uso de ferramentas computacionais que atendam ao desenvolvimento da comunicaÁ„o, ‡ interaÁ„o, ‡ colaboraÁ„o e ‡ cooperaÁ„o para a superaÁ„ o de suas limitaÁıes e a construÁ„o de conhecimento torna significativo o processo de inclus„o social em uma sociedade de excluÌdos.This is an article about the use of Environment of Learning Mediated by Computer, focusing the Bearers of Special Education Needs and their teaching and learning process. The use of computing tools that permit the development of communication, interaction, collaboration and cooperation for overcoming their limitations and knowledge construction turns significant the process of social inclusion into a society of excluded.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2003), p. 41-54Aprendizagem colaborativaAmbiente de aprendizagemNecessidades educacionais especiaisEducaçãoDeficiente da visãoInclusão escolarSpecial educationComputer science in the educationEnvironment of learning mediated by computeCooperationCollaborationAbordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visualBoardings of cooperation and contribution in the use of environment of learning mediated by computer for the special carriers of educational necessities with visual limitation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000422142.pdf.txt000422142.pdf.txtExtracted Texttext/plain34228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21001/2/000422142.pdf.txt4893ef791f43c8369b6bfc5fe4b65d98MD52ORIGINAL000422142.pdf000422142.pdfTexto completoapplication/pdf186182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21001/1/000422142.pdf9b75926b102a3e7703dfabff7224132eMD51THUMBNAIL000422142.pdf.jpg000422142.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21001/3/000422142.pdf.jpg0f90b2069ff818527af0b914a26cb575MD5310183/210012018-10-08 09:22:27.782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:22:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Boardings of cooperation and contribution in the use of environment of learning mediated by computer for the special carriers of educational necessities with visual limitation |
title |
Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual |
spellingShingle |
Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual Estabel, Lizandra Brasil Aprendizagem colaborativa Ambiente de aprendizagem Necessidades educacionais especiais Educação Deficiente da visão Inclusão escolar Special education Computer science in the education Environment of learning mediated by compute Cooperation Collaboration |
title_short |
Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual |
title_full |
Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual |
title_fullStr |
Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual |
title_full_unstemmed |
Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual |
title_sort |
Abordagens de cooperação e colaboração na utilização de ambiente de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades educacionais especiais com limitação visual |
author |
Estabel, Lizandra Brasil |
author_facet |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane Lourdes da Silva Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Eliane Lourdes da Silva Santarosa, Lucila Maria Costi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane Lourdes da Silva Santarosa, Lucila Maria Costi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa Ambiente de aprendizagem Necessidades educacionais especiais Educação Deficiente da visão Inclusão escolar |
topic |
Aprendizagem colaborativa Ambiente de aprendizagem Necessidades educacionais especiais Educação Deficiente da visão Inclusão escolar Special education Computer science in the education Environment of learning mediated by compute Cooperation Collaboration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Special education Computer science in the education Environment of learning mediated by compute Cooperation Collaboration |
description |
Este artigo trata da utilizaÁ„o de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador (AAMC), enfocando os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) no processo de ensino e de aprendizagem. O uso de ferramentas computacionais que atendam ao desenvolvimento da comunicaÁ„o, ‡ interaÁ„o, ‡ colaboraÁ„o e ‡ cooperaÁ„o para a superaÁ„ o de suas limitaÁıes e a construÁ„o de conhecimento torna significativo o processo de inclus„o social em uma sociedade de excluÌdos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T04:15:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21001 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000422142 |
identifier_str_mv |
1516-084X 000422142 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2003), p. 41-54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21001/2/000422142.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21001/1/000422142.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21001/3/000422142.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4893ef791f43c8369b6bfc5fe4b65d98 9b75926b102a3e7703dfabff7224132e 0f90b2069ff818527af0b914a26cb575 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224709867569152 |