A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estabel, Lizandra Brasil
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Moro, Eliane Lourdes da Silva, Santarosa, Lucila Maria Costi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129226
Resumo: Este trabalho apresenta a criação da página pessoal para internet por uma professora/aluna com limitação visual, participante do Programa Nacional de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (SEEsp/ MEC) ministrado pela equipe do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela Prof. Drª Lucila Maria Costi Santarosa. Observa-se, a partir da atividade proposta, a superação das suas limitações, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Buscaram-se várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, onde se constatou uma postura de compartilhamento onde cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. Através da educação e do uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) passa a ser uma realidade a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual.
id UFRGS-2_f215579ba6d501e394b75522332af623
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129226
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Estabel, Lizandra BrasilMoro, Eliane Lourdes da SilvaSantarosa, Lucila Maria Costi2015-11-09T16:30:38Z20061516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/129226000610316Este trabalho apresenta a criação da página pessoal para internet por uma professora/aluna com limitação visual, participante do Programa Nacional de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (SEEsp/ MEC) ministrado pela equipe do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela Prof. Drª Lucila Maria Costi Santarosa. Observa-se, a partir da atividade proposta, a superação das suas limitações, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Buscaram-se várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, onde se constatou uma postura de compartilhamento onde cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. Através da educação e do uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) passa a ser uma realidade a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual.This work presents a personal page created for the internet by a teacher/student with visual impairment who participates in the National Computer Program on Special Education (PROINESP in Brazil) sponsored by the Special Education Secretary of the Education Minister Bureau (SEEsp / MEC in Brazil). The program is managed by the Computer Core on Special Education (NIEE in Brazil) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS in Brazil) and coordinated by the Professor and Doctor Mrs. Lucila Maria Costi Santarosa. It has been observed on that proposed activity an overcoming situation on the challenges faced by the individual through a Virtual Learning Environment. It has sought some alternatives, communication ways and technological tools which fit appropriately to accomplish that task. It is realized a sharing posture by each member of the group to seek a collective accomplishment on overcoming their limitations, being physical or even technological. Therefore, it can be possible a social and digital inclusion of visual impaired PSENs through education and Communication and Digital Technologies programs.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 9, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 39-51Informática na educaçãoInclusão digitalInclusão socialAmbiente de aprendizagemInternetPessoas com deficiênciaComputer science in the special educationVirtual learning environmentCooperationCollaborationA superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000610316.pdf.txt000610316.pdf.txtExtracted Texttext/plain40428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/2/000610316.pdf.txtea4b6c2f39d71d2cfdcf7d88b09391a1MD52ORIGINAL000610316.pdf000610316.pdfTexto completoapplication/pdf76905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/1/000610316.pdf988af929cd1c778eb9c11d2f34af0f31MD51THUMBNAIL000610316.pdf.jpg000610316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/3/000610316.pdf.jpg2e99883bbdff66506645ed2773866f26MD5310183/1292262018-10-24 09:12:30.129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129226Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
title A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
spellingShingle A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
Estabel, Lizandra Brasil
Informática na educação
Inclusão digital
Inclusão social
Ambiente de aprendizagem
Internet
Pessoas com deficiência
Computer science in the special education
Virtual learning environment
Cooperation
Collaboration
title_short A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
title_full A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
title_fullStr A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
title_full_unstemmed A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
title_sort A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
author Estabel, Lizandra Brasil
author_facet Estabel, Lizandra Brasil
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Santarosa, Lucila Maria Costi
author_role author
author2 Moro, Eliane Lourdes da Silva
Santarosa, Lucila Maria Costi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estabel, Lizandra Brasil
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Santarosa, Lucila Maria Costi
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Inclusão digital
Inclusão social
Ambiente de aprendizagem
Internet
Pessoas com deficiência
topic Informática na educação
Inclusão digital
Inclusão social
Ambiente de aprendizagem
Internet
Pessoas com deficiência
Computer science in the special education
Virtual learning environment
Cooperation
Collaboration
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer science in the special education
Virtual learning environment
Cooperation
Collaboration
description Este trabalho apresenta a criação da página pessoal para internet por uma professora/aluna com limitação visual, participante do Programa Nacional de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (SEEsp/ MEC) ministrado pela equipe do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela Prof. Drª Lucila Maria Costi Santarosa. Observa-se, a partir da atividade proposta, a superação das suas limitações, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Buscaram-se várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, onde se constatou uma postura de compartilhamento onde cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. Através da educação e do uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) passa a ser uma realidade a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:30:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129226
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000610316
identifier_str_mv 1516-084X
000610316
url http://hdl.handle.net/10183/129226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 9, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 39-51
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/2/000610316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/1/000610316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/3/000610316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ea4b6c2f39d71d2cfdcf7d88b09391a1
988af929cd1c778eb9c11d2f34af0f31
2e99883bbdff66506645ed2773866f26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224889019924480