A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265757
Resumo: A investigação aqui apresentada objetiva identificar modelos de gestão da Educação Superior implementados no IFRS – Porto Alegre, frente aos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, pela perspectiva dos Coordenadores de Curso, a saber: Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Processos Gerenciais. Utilizamos como estratégia metodológica a pesquisa documental de caráter descritiva-exploratória, articulada a entrevistas semidirigidas com os coordenadores dos cursos superiores da instituição. No processo de análise dos dados temos a Análise Textual Discursiva pautada pelos pressupostos do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados apontam para uma diversidade dos modelos de gestão da Educação Superior no cenário institucional apoiando-se nos conceitos de eficiência, eficácia, relevância e efetividade articulados em maior ou menor graus de proximidade.
id UFRGS-2_82d31ab6d3a02ceb6d911fb7f0e9c85f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265757
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila2023-10-07T03:43:41Z20232594-4827http://hdl.handle.net/10183/265757001177903A investigação aqui apresentada objetiva identificar modelos de gestão da Educação Superior implementados no IFRS – Porto Alegre, frente aos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, pela perspectiva dos Coordenadores de Curso, a saber: Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Processos Gerenciais. Utilizamos como estratégia metodológica a pesquisa documental de caráter descritiva-exploratória, articulada a entrevistas semidirigidas com os coordenadores dos cursos superiores da instituição. No processo de análise dos dados temos a Análise Textual Discursiva pautada pelos pressupostos do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados apontam para uma diversidade dos modelos de gestão da Educação Superior no cenário institucional apoiando-se nos conceitos de eficiência, eficácia, relevância e efetividade articulados em maior ou menor graus de proximidade.The investigation presented here aims to identify management models for Higher Education implemented in IFRS – Porto Alegre, compared to the institution's Higher Technology Courses, from the perspective of Course Coordinators, namely: Technology in Environmental Management, Technology in Internet Systems and Technology in Management Processes. We used as a methodological strategy the descriptive-exploratory documentary research, articulated with semi-directed interviews with the coordinators of the higher courses of the institution. In the data analysis process we have the Discursive Textual Analysis guided by the assumptions of the Multidimensional Paradigm of Education Administration. The results point to a diversity of Higher Education management models in the institutional scenario, based on the concepts of efficiency, effectiveness, relevance and effectiveness articulated in greater or lesser degrees of proximity.application/pdfporEducação profissional e tecnológica em revista. Vitória, ES. Vol. 7, n. 2 (2023), p. 107-124Gestão da educaçãoFormação profissionalFormação tecnológicaEnsino superiorEducation managementProfessional and technological educationCollege educationA educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto AlegreHigher education aligned with the modality of professional and technological education : management of education in the IFRS scenario : campus Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177903.pdf.txt001177903.pdf.txtExtracted Texttext/plain62519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265757/2/001177903.pdf.txt8cbb7b8201e1799f49dc947bcc7868f3MD52ORIGINAL001177903.pdfTexto completoapplication/pdf372898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265757/1/001177903.pdf559f9fb98532f806e530cbaf87608e65MD5110183/2657572023-10-08 03:33:43.067851oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-08T06:33:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Higher education aligned with the modality of professional and technological education : management of education in the IFRS scenario : campus Porto Alegre
title A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre
spellingShingle A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Gestão da educação
Formação profissional
Formação tecnológica
Ensino superior
Education management
Professional and technological education
College education
title_short A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre
title_full A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre
title_fullStr A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre
title_full_unstemmed A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre
title_sort A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre
author Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
author_facet Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da educação
Formação profissional
Formação tecnológica
Ensino superior
topic Gestão da educação
Formação profissional
Formação tecnológica
Ensino superior
Education management
Professional and technological education
College education
dc.subject.eng.fl_str_mv Education management
Professional and technological education
College education
description A investigação aqui apresentada objetiva identificar modelos de gestão da Educação Superior implementados no IFRS – Porto Alegre, frente aos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, pela perspectiva dos Coordenadores de Curso, a saber: Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Processos Gerenciais. Utilizamos como estratégia metodológica a pesquisa documental de caráter descritiva-exploratória, articulada a entrevistas semidirigidas com os coordenadores dos cursos superiores da instituição. No processo de análise dos dados temos a Análise Textual Discursiva pautada pelos pressupostos do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados apontam para uma diversidade dos modelos de gestão da Educação Superior no cenário institucional apoiando-se nos conceitos de eficiência, eficácia, relevância e efetividade articulados em maior ou menor graus de proximidade.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-07T03:43:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265757
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2594-4827
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177903
identifier_str_mv 2594-4827
001177903
url http://hdl.handle.net/10183/265757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação profissional e tecnológica em revista. Vitória, ES. Vol. 7, n. 2 (2023), p. 107-124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265757/2/001177903.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265757/1/001177903.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cbb7b8201e1799f49dc947bcc7868f3
559f9fb98532f806e530cbaf87608e65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225100987465728