O ensino de gêneros acadêmicos em debate : análises de práticas, confronto com a produção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204793
Resumo: O ensino de gêneros acadêmicos pode corresponder ou não às expectativas das comunidades de prática científica (STREET, 2014). Nesse sentido, entendemos que alinhar as práticas vigentes da escrita acadêmica ao ensino de escrita é uma perspectiva fundamental para o professor de produção textual preocupado em atender as demandas de uma sociedade letrada cada vez mais exigente e competitiva. Considerando tal cenário, os objetivos do trabalho são os seguintes: 1) analisar três (3) Planos de Ensino da disciplina de Produção de Textos de três semestres (2015/2, 2016/1 e 2017/1) do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para verificar se há valorização do discurso horizontal ou do discurso vertical da ciência (BERNSTEIN, 1999) e sua compatibilidade com as práticas textuais da área de conhecimento; 2) verificar se as funções da escrita acadêmica (NAVARRO, 2018) aparecem na escrita da resenha acadêmica realizada pelos estudantes. Assim, teremos uma dupla metodologia: em um primeiro momento, os Planos são analisados em função dos gêneros acadêmicos escolhidos e organizados pelo professor bem como dos textos para leitura em sala de aula; em um segundo momento, serão analisados 9 textos de alunos por turma, totalizando 27 textos. Como corpus de confronto com a produção científica, são analisados os discursos de 20 artigos da área de Administração de Empresas, sendo 6 artigos do extrato Qualis A, 8 do Qualis B e 6 do Qualis C. Observaremos se há correlação entre o Qualis e quantidade de funções de escrita atingidas. Os resultados indicam que há coincidência parcial entre o ensino de gêneros acadêmicos nas três turmas em análise e os discursos elaborados pelas comunidades de prática científica.
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