Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vinícius Solano Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117466
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo identificar os atributos percebidos e atributos determinantes na escolha e compra de jogos eletrônicos independentes, além de identificar se o perfil sóciodemográfico do consumidor influencia no grau de importância dos atributos. Para atingir tal objetivo, sob a luz da teoria do comportamento do consumidor, foram realizadas duas etapas de pesquisa: uma pesquisa qualitativa com 15 pessoas que possuem o perfil de compradoras regulares e apreciadores de jogos eletrônicos independentes. E uma pesquisa quantitativa através de um questionário que serviu como ferramenta de coleta de dados. Na segunda etapa foram entrevistadas 150 pessoas. Como resultado da presente pesquisa, concluiu-se que existe preferência do consumidor por um produto diferente dos que são vendidos normalmente no mercado por grandes produtoras. Deste modo, a maioria dos consumidores de jogos independentes busca um produto diferenciado e não saturado, ou seja, fora dos padrões do grande mercado. Estas informações são importantes para que as produtoras independentes acertem quando necessitarem desenvolver um plano de marketing, já que na maioria das vezes os desenvolvedores independentes não possuem conhecimento prévio de marketing e posicionamento de mercado.
id UFRGS-2_970ceb0d68959177d6ca7f32fa89dd0c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117466
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Vinícius Solano RodriguesBrei, Vinícius Andrade2015-06-04T02:00:03Z2014http://hdl.handle.net/10183/117466000967699O presente trabalho teve por objetivo identificar os atributos percebidos e atributos determinantes na escolha e compra de jogos eletrônicos independentes, além de identificar se o perfil sóciodemográfico do consumidor influencia no grau de importância dos atributos. Para atingir tal objetivo, sob a luz da teoria do comportamento do consumidor, foram realizadas duas etapas de pesquisa: uma pesquisa qualitativa com 15 pessoas que possuem o perfil de compradoras regulares e apreciadores de jogos eletrônicos independentes. E uma pesquisa quantitativa através de um questionário que serviu como ferramenta de coleta de dados. Na segunda etapa foram entrevistadas 150 pessoas. Como resultado da presente pesquisa, concluiu-se que existe preferência do consumidor por um produto diferente dos que são vendidos normalmente no mercado por grandes produtoras. Deste modo, a maioria dos consumidores de jogos independentes busca um produto diferenciado e não saturado, ou seja, fora dos padrões do grande mercado. Estas informações são importantes para que as produtoras independentes acertem quando necessitarem desenvolver um plano de marketing, já que na maioria das vezes os desenvolvedores independentes não possuem conhecimento prévio de marketing e posicionamento de mercado.application/pdfporComportamento do consumidorAtributo de compraJogos eletrônicosAtributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967699.pdf000967699.pdfTexto completoapplication/pdf2185847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/1/000967699.pdfc96ab2910cdca2a98568c4949198f8feMD51TEXT000967699.pdf.txt000967699.pdf.txtExtracted Texttext/plain125854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/2/000967699.pdf.txt25276949ab428663d12440457dfaaf98MD52THUMBNAIL000967699.pdf.jpg000967699.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/3/000967699.pdf.jpg599fefba133f36e404c33afadb022ceeMD5310183/1174662018-10-22 09:29:18.615oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117466Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:29:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes
title Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes
spellingShingle Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes
Ferreira, Vinícius Solano Rodrigues
Comportamento do consumidor
Atributo de compra
Jogos eletrônicos
title_short Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes
title_full Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes
title_fullStr Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes
title_full_unstemmed Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes
title_sort Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes
author Ferreira, Vinícius Solano Rodrigues
author_facet Ferreira, Vinícius Solano Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vinícius Solano Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brei, Vinícius Andrade
contributor_str_mv Brei, Vinícius Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Atributo de compra
Jogos eletrônicos
topic Comportamento do consumidor
Atributo de compra
Jogos eletrônicos
description O presente trabalho teve por objetivo identificar os atributos percebidos e atributos determinantes na escolha e compra de jogos eletrônicos independentes, além de identificar se o perfil sóciodemográfico do consumidor influencia no grau de importância dos atributos. Para atingir tal objetivo, sob a luz da teoria do comportamento do consumidor, foram realizadas duas etapas de pesquisa: uma pesquisa qualitativa com 15 pessoas que possuem o perfil de compradoras regulares e apreciadores de jogos eletrônicos independentes. E uma pesquisa quantitativa através de um questionário que serviu como ferramenta de coleta de dados. Na segunda etapa foram entrevistadas 150 pessoas. Como resultado da presente pesquisa, concluiu-se que existe preferência do consumidor por um produto diferente dos que são vendidos normalmente no mercado por grandes produtoras. Deste modo, a maioria dos consumidores de jogos independentes busca um produto diferenciado e não saturado, ou seja, fora dos padrões do grande mercado. Estas informações são importantes para que as produtoras independentes acertem quando necessitarem desenvolver um plano de marketing, já que na maioria das vezes os desenvolvedores independentes não possuem conhecimento prévio de marketing e posicionamento de mercado.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-04T02:00:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117466
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967699
url http://hdl.handle.net/10183/117466
identifier_str_mv 000967699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/1/000967699.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/2/000967699.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/3/000967699.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c96ab2910cdca2a98568c4949198f8fe
25276949ab428663d12440457dfaaf98
599fefba133f36e404c33afadb022cee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224486634127360