Atributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicleta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Schmidt de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158450
Resumo: O artigo a seguir apresenta uma pesquisa sobre os atributos valorizados pelos consumidores portoalegrenses na compra de bicicletas. Para tanto se fez necessária a compreensão do comportamento do consumidor de Porto Alegre, com o objetivo de compreender os atributos da bicicleta que motivam as compras deste. A fim de melhor estudar esse consumidor, também foram considerados o estilo de vida do mesmo, a forma como utiliza a bicicleta e quais aspectos são mais valorizados neste produto. O estudo aborda também um referencial teórico alinhado à proposta, abrangendo o comportamento do consumidor, assim como uma pesquisa dados secundários referentes ao uso de bicicletas no Brasil, principalmente de programas governamentais que estão sendo implantados e também aos tipos de bicicletas disponíveis no mercado. Nesta parte foram analisados também o estado da arte envolvendo temas semelhantes ao proposto com a finalidade de ampla visão sobre o tema de pesquisa proposto. Foi realizada uma coleta de dados que ocorreu no mês de janeiro através de quatorze entrevistas em profundidade. O resultado obtido demonstra que existem diversos atributos valorizados pelos consumidores portoalegrenses na compra da bicicleta podendo-se citar como exemplos alguns atributos de destaque como: ser discreta, sem muitas informações e acessórios, ser segura, ergonômica, estável para diferentes terrenos, confortável, ter bom desempenho, possuir marchas luzes sinalizadoras e espelho retrovisor.
id UFRGS-2_f9c4ca3a9d98689d1023287ddbce2d2c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158450
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Mariana Schmidt deCallegaro-de-Menezes, Daniela2017-05-24T02:26:38Z2016http://hdl.handle.net/10183/158450001021875O artigo a seguir apresenta uma pesquisa sobre os atributos valorizados pelos consumidores portoalegrenses na compra de bicicletas. Para tanto se fez necessária a compreensão do comportamento do consumidor de Porto Alegre, com o objetivo de compreender os atributos da bicicleta que motivam as compras deste. A fim de melhor estudar esse consumidor, também foram considerados o estilo de vida do mesmo, a forma como utiliza a bicicleta e quais aspectos são mais valorizados neste produto. O estudo aborda também um referencial teórico alinhado à proposta, abrangendo o comportamento do consumidor, assim como uma pesquisa dados secundários referentes ao uso de bicicletas no Brasil, principalmente de programas governamentais que estão sendo implantados e também aos tipos de bicicletas disponíveis no mercado. Nesta parte foram analisados também o estado da arte envolvendo temas semelhantes ao proposto com a finalidade de ampla visão sobre o tema de pesquisa proposto. Foi realizada uma coleta de dados que ocorreu no mês de janeiro através de quatorze entrevistas em profundidade. O resultado obtido demonstra que existem diversos atributos valorizados pelos consumidores portoalegrenses na compra da bicicleta podendo-se citar como exemplos alguns atributos de destaque como: ser discreta, sem muitas informações e acessórios, ser segura, ergonômica, estável para diferentes terrenos, confortável, ter bom desempenho, possuir marchas luzes sinalizadoras e espelho retrovisor.application/pdfporPerfil do consumidorAtributos de valorDecisão de compraMarketingAtributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicletainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoCurso de especialização em Marketing - Turma 2014info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021875.pdf001021875.pdfTexto completoapplication/pdf571954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158450/1/001021875.pdf700f4c322e597b00d12f98d55b266021MD51TEXT001021875.pdf.txt001021875.pdf.txtExtracted Texttext/plain63892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158450/2/001021875.pdf.txt4091ead37e5b7fb084c598f47a8e29dfMD52THUMBNAIL001021875.pdf.jpg001021875.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158450/3/001021875.pdf.jpg863b21d58036b5f51af175a561152858MD5310183/1584502018-10-30 08:30:34.692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158450Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:30:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicleta
title Atributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicleta
spellingShingle Atributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicleta
Oliveira, Mariana Schmidt de
Perfil do consumidor
Atributos de valor
Decisão de compra
Marketing
title_short Atributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicleta
title_full Atributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicleta
title_fullStr Atributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicleta
title_full_unstemmed Atributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicleta
title_sort Atributos valorizados pelos consumidores Porto-Alegrenses na compra de bicicleta
author Oliveira, Mariana Schmidt de
author_facet Oliveira, Mariana Schmidt de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana Schmidt de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil do consumidor
Atributos de valor
Decisão de compra
Marketing
topic Perfil do consumidor
Atributos de valor
Decisão de compra
Marketing
description O artigo a seguir apresenta uma pesquisa sobre os atributos valorizados pelos consumidores portoalegrenses na compra de bicicletas. Para tanto se fez necessária a compreensão do comportamento do consumidor de Porto Alegre, com o objetivo de compreender os atributos da bicicleta que motivam as compras deste. A fim de melhor estudar esse consumidor, também foram considerados o estilo de vida do mesmo, a forma como utiliza a bicicleta e quais aspectos são mais valorizados neste produto. O estudo aborda também um referencial teórico alinhado à proposta, abrangendo o comportamento do consumidor, assim como uma pesquisa dados secundários referentes ao uso de bicicletas no Brasil, principalmente de programas governamentais que estão sendo implantados e também aos tipos de bicicletas disponíveis no mercado. Nesta parte foram analisados também o estado da arte envolvendo temas semelhantes ao proposto com a finalidade de ampla visão sobre o tema de pesquisa proposto. Foi realizada uma coleta de dados que ocorreu no mês de janeiro através de quatorze entrevistas em profundidade. O resultado obtido demonstra que existem diversos atributos valorizados pelos consumidores portoalegrenses na compra da bicicleta podendo-se citar como exemplos alguns atributos de destaque como: ser discreta, sem muitas informações e acessórios, ser segura, ergonômica, estável para diferentes terrenos, confortável, ter bom desempenho, possuir marchas luzes sinalizadoras e espelho retrovisor.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-24T02:26:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158450
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001021875
url http://hdl.handle.net/10183/158450
identifier_str_mv 001021875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158450/1/001021875.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158450/2/001021875.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158450/3/001021875.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 700f4c322e597b00d12f98d55b266021
4091ead37e5b7fb084c598f47a8e29df
863b21d58036b5f51af175a561152858
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224531819364352