Avaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Genro, Maria Elly Herz
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98968
Resumo: Este artigo apresenta os temas da avaliação, acreditação e internacionalização das instituições de educação superior de América Latina e Caribe. Discute os cânones da globalização e da mercadorização da educação superior, contextos nos quais se estabelecem as políticas de avaliação. Apresenta as imbricações entre os conceitos de hegemonia, imperialismo e globalização neoliberal que sustentam sua compreensão. A seguir, levanta evidências sobre a constituição e ‘práticas’ de um novo imperialismo, o imperialismo benevolente, que está a produzir as estratégias do Processo de Bolonha com vistas à formação de uma zona comum de educação superior formada por América Latina, Caribe e União Europeia. Há atores hegemônicos que sustentam estes interesses. Demonstra a seguir, a existência de suas ações na indução de relações entre agências de acreditação e avaliação, entre redes de agências, entre projetos para o estabelecimento de indicadores institucionais globais que redundam em procedimentos para internacionalização das instituições de educação superior. Ao final, argumenta que as políticas têm consequências sobre os caminhos futuros da educação superior latino-americana porque geram novos modelos de instituições e induzem à formação de valores que negam o fortalecimento do espaço público e a reinvenção de subjetividades democráticas.
id UFRGS-2_9a2ef6f2ccf0fac9e63b8b6f84f44c83
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98968
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Denise Balarine CavalheiroGenro, Maria Elly Herz2014-07-30T02:04:45Z2012http://hdl.handle.net/10183/98968000872139Este artigo apresenta os temas da avaliação, acreditação e internacionalização das instituições de educação superior de América Latina e Caribe. Discute os cânones da globalização e da mercadorização da educação superior, contextos nos quais se estabelecem as políticas de avaliação. Apresenta as imbricações entre os conceitos de hegemonia, imperialismo e globalização neoliberal que sustentam sua compreensão. A seguir, levanta evidências sobre a constituição e ‘práticas’ de um novo imperialismo, o imperialismo benevolente, que está a produzir as estratégias do Processo de Bolonha com vistas à formação de uma zona comum de educação superior formada por América Latina, Caribe e União Europeia. Há atores hegemônicos que sustentam estes interesses. Demonstra a seguir, a existência de suas ações na indução de relações entre agências de acreditação e avaliação, entre redes de agências, entre projetos para o estabelecimento de indicadores institucionais globais que redundam em procedimentos para internacionalização das instituições de educação superior. Ao final, argumenta que as políticas têm consequências sobre os caminhos futuros da educação superior latino-americana porque geram novos modelos de instituições e induzem à formação de valores que negam o fortalecimento do espaço público e a reinvenção de subjetividades democráticas.This paper discuss the themes of evaluation, accreditation and internationalization of higher education institutions of Latin America and Caribbean. The canons of globalization and commodification of higher education, contexts in which are established policies for evaluation, are discussed. The relations between the concepts of hegemony, imperialism and neoliberal globalization that sustain their understanding are also presented. Next, raises evidence of a ‘ practice ‘ of a new imperialism, benevolent imperialism, that is producing the strategies of the Bologna process with a view to the formation of a common area of higher education formed by Latin America, Caribbean and European Union. There are actors that sustain these hegemonic interests. The existence of their actions in the induction of inter-agency relations, accreditation and evaluation agency networks, between projects for the establishment of global institutional indicators that implies procedures for internationalization of higher education institutions are showed. In the end, it argues that policies have consequences on the higher education future in Latin America and Caribbean because they generate new types of institutions and induce the formation of values that can deny the public space and the reinvention of democratic subjectivities.Este artículo presenta los temas de evaluación, acreditación e internacionalización de las instituciones de educación superior de América Latina y el Caribe. Discute los cánones de la globalización y la mercantilización de la educación superior, contextos en los cuales se establecen políticas de evaluación. Presenta las imbricaciones entre los conceptos de hegemonía, imperialismo y globalización neoliberal que sustentan su comprensión. A continuación, indica elementos de la ‘práctica’ de un nuevo imperialismo, imperialismo benevolente, que está produciendo las estrategias del proceso de Bolonia con miras a la formación de un espacio común de educación superior formado por América Latina, el Caribe y la Unión Europea. Hay actores que sustentan a estos intereses hegemónicos. Se demuestra la existencia de sus acciones en la inducción de relaciones entre agencias y redes interinstitucionales de acreditación y evaluación, con proyectos para el establecimiento de indicadores de evaluación globales lo que implica en procedimientos para la internacionalización de las instituciones de educación superior. Al final, argumenta que las políticas tienen consecuencias sobre los caminos futuros de la educación superior en América Latina y Caribe porque generan nuevos tipos de instituciones e inducen a una formación de valores que niegan el fortalecimiento del espacio público y la reinvención de subjetividades democráticas.application/pdfporAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Vol. 17, n. 3 (nov. 2012), p. 763-785Ensino superiorAvaliação da educaçãoAmérica LatinaEvaluation policiesInternationalizationAccreditation networksBenevolent imperialismHigher educationPolíticas de evaluaciónInternacionalizaciónRedes de acreditaciónImperialismo benevolenteEducación superiorAvaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?Evaluation and internationalization of higher education : quo vadis latin america?Evaluación e internacionalización de la educación superior : ¿ quo vadis américa latina ?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000872139.pdf.txt000872139.pdf.txtExtracted Texttext/plain65142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98968/2/000872139.pdf.txte42f0887f16775f6b1fe327b4800ec3eMD52ORIGINAL000872139.pdfCapítuloapplication/pdf1564535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98968/1/000872139.pdf59c862080d3471e7b72b1cb65f9d77afMD5110183/989682023-01-05 06:08:19.090638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98968Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:08:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation and internationalization of higher education : quo vadis latin america?
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Evaluación e internacionalización de la educación superior : ¿ quo vadis américa latina ?
title Avaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?
spellingShingle Avaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Ensino superior
Avaliação da educação
América Latina
Evaluation policies
Internationalization
Accreditation networks
Benevolent imperialism
Higher education
Políticas de evaluación
Internacionalización
Redes de acreditación
Imperialismo benevolente
Educación superior
title_short Avaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?
title_full Avaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?
title_fullStr Avaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?
title_full_unstemmed Avaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?
title_sort Avaliação e internacionalização da educação superior : quo vadis América Latina?
author Leite, Denise Balarine Cavalheiro
author_facet Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Genro, Maria Elly Herz
author_role author
author2 Genro, Maria Elly Herz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Genro, Maria Elly Herz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Avaliação da educação
América Latina
topic Ensino superior
Avaliação da educação
América Latina
Evaluation policies
Internationalization
Accreditation networks
Benevolent imperialism
Higher education
Políticas de evaluación
Internacionalización
Redes de acreditación
Imperialismo benevolente
Educación superior
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation policies
Internationalization
Accreditation networks
Benevolent imperialism
Higher education
dc.subject.spa.fl_str_mv Políticas de evaluación
Internacionalización
Redes de acreditación
Imperialismo benevolente
Educación superior
description Este artigo apresenta os temas da avaliação, acreditação e internacionalização das instituições de educação superior de América Latina e Caribe. Discute os cânones da globalização e da mercadorização da educação superior, contextos nos quais se estabelecem as políticas de avaliação. Apresenta as imbricações entre os conceitos de hegemonia, imperialismo e globalização neoliberal que sustentam sua compreensão. A seguir, levanta evidências sobre a constituição e ‘práticas’ de um novo imperialismo, o imperialismo benevolente, que está a produzir as estratégias do Processo de Bolonha com vistas à formação de uma zona comum de educação superior formada por América Latina, Caribe e União Europeia. Há atores hegemônicos que sustentam estes interesses. Demonstra a seguir, a existência de suas ações na indução de relações entre agências de acreditação e avaliação, entre redes de agências, entre projetos para o estabelecimento de indicadores institucionais globais que redundam em procedimentos para internacionalização das instituições de educação superior. Ao final, argumenta que as políticas têm consequências sobre os caminhos futuros da educação superior latino-americana porque geram novos modelos de instituições e induzem à formação de valores que negam o fortalecimento do espaço público e a reinvenção de subjetividades democráticas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98968
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000872139
url http://hdl.handle.net/10183/98968
identifier_str_mv 000872139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Vol. 17, n. 3 (nov. 2012), p. 763-785
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98968/2/000872139.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98968/1/000872139.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e42f0887f16775f6b1fe327b4800ec3e
59c862080d3471e7b72b1cb65f9d77af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487250835603456