Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Homem, Sonia Mara Dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102843
Resumo: Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostrando que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício da aprendizagem. As novas tecnologias geram um impacto que abrange todos os setores, principalmente a educação. Estas mudanças causam expectativas e receios, assim como tudo que é novo. Sabe-se que há urgência em modificar os processos convencionais formais da escola. Experimentar novas práticas docentes que incluam o uso do computador é uma realidade que se impõe para melhorar a qualidade educacional. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo investigar práticas pedagógicas efetivas que conduzem à melhor qualidade no processo de ensino e de aprendizagem pelo uso das tecnologias digitais. Como problema de pesquisa procurou saber como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais? A metodologia adotada é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e métodos participantes. Constata-se que as tecnologias digitais podem transformar o espaço pedagógico, deixando-o mais interessante e participativo, favorecendo a aprendizagem.
id UFRGS-2_9eeeef2b8171587ca364a4322bd3fb15
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102843
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Homem, Sonia Mara Dos SantosMoresco, Silvia Ferreto da Silva2014-09-11T02:09:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/102843000921459Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostrando que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício da aprendizagem. As novas tecnologias geram um impacto que abrange todos os setores, principalmente a educação. Estas mudanças causam expectativas e receios, assim como tudo que é novo. Sabe-se que há urgência em modificar os processos convencionais formais da escola. Experimentar novas práticas docentes que incluam o uso do computador é uma realidade que se impõe para melhorar a qualidade educacional. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo investigar práticas pedagógicas efetivas que conduzem à melhor qualidade no processo de ensino e de aprendizagem pelo uso das tecnologias digitais. Como problema de pesquisa procurou saber como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais? A metodologia adotada é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e métodos participantes. Constata-se que as tecnologias digitais podem transformar o espaço pedagógico, deixando-o mais interessante e participativo, favorecendo a aprendizagem.This paper presents the approach of the media with education, showing that even the popular classes have contact with the technologies, whether at home, at school, in the street Internet café or with classmates. What may not be clear to society and also for schools is how to use these technologies for the benefit of learning. The new technologies generate an impact that covers all sectors, especially education. These changes cause expectations and fears, as well as everything that is new. It is common sense saying that there is urgency to modify the conventional formal processes of the school. Trying new teaching practices that include the use of computers is a reality that is imposed to improve educational quality. In this perspective, the objective was to investigate effective teaching practices that lead to improved quality in teaching and learning through the use of digital technologies. As research problem looked into how digital technologies can enhance the teaching and learning in the early grades. The adopted methodology is applied nature, with a qualitative approach, with exploratory goals and participant methods. It appears that digital technologies can transform the educational space, making it more interesting and participatory, encouraging learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AprendizagemEducationTechnologiesLearningSchoolContribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921459.pdf000921459.pdfTexto completoapplication/pdf494617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/1/000921459.pdfccaed6e852f879bdeb78638016a59008MD51TEXT000921459.pdf.txt000921459.pdf.txtExtracted Texttext/plain64554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/2/000921459.pdf.txt324db87c21daf2688a812616d226f08eMD52THUMBNAIL000921459.pdf.jpg000921459.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/3/000921459.pdf.jpg1eb973260307a7d00af4f7e45a3fe71eMD5310183/1028432018-10-24 09:16:18.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102843Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
title Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
spellingShingle Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
Homem, Sonia Mara Dos Santos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Education
Technologies
Learning
School
title_short Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
title_full Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
title_fullStr Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
title_sort Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
author Homem, Sonia Mara Dos Santos
author_facet Homem, Sonia Mara Dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Homem, Sonia Mara Dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moresco, Silvia Ferreto da Silva
contributor_str_mv Moresco, Silvia Ferreto da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Education
Technologies
Learning
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Technologies
Learning
School
description Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostrando que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício da aprendizagem. As novas tecnologias geram um impacto que abrange todos os setores, principalmente a educação. Estas mudanças causam expectativas e receios, assim como tudo que é novo. Sabe-se que há urgência em modificar os processos convencionais formais da escola. Experimentar novas práticas docentes que incluam o uso do computador é uma realidade que se impõe para melhorar a qualidade educacional. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo investigar práticas pedagógicas efetivas que conduzem à melhor qualidade no processo de ensino e de aprendizagem pelo uso das tecnologias digitais. Como problema de pesquisa procurou saber como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais? A metodologia adotada é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e métodos participantes. Constata-se que as tecnologias digitais podem transformar o espaço pedagógico, deixando-o mais interessante e participativo, favorecendo a aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102843
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921459
url http://hdl.handle.net/10183/102843
identifier_str_mv 000921459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/1/000921459.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/2/000921459.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/3/000921459.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ccaed6e852f879bdeb78638016a59008
324db87c21daf2688a812616d226f08e
1eb973260307a7d00af4f7e45a3fe71e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789939706920960