Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102843 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostrando que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício da aprendizagem. As novas tecnologias geram um impacto que abrange todos os setores, principalmente a educação. Estas mudanças causam expectativas e receios, assim como tudo que é novo. Sabe-se que há urgência em modificar os processos convencionais formais da escola. Experimentar novas práticas docentes que incluam o uso do computador é uma realidade que se impõe para melhorar a qualidade educacional. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo investigar práticas pedagógicas efetivas que conduzem à melhor qualidade no processo de ensino e de aprendizagem pelo uso das tecnologias digitais. Como problema de pesquisa procurou saber como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais? A metodologia adotada é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e métodos participantes. Constata-se que as tecnologias digitais podem transformar o espaço pedagógico, deixando-o mais interessante e participativo, favorecendo a aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_9eeeef2b8171587ca364a4322bd3fb15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102843 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Homem, Sonia Mara Dos SantosMoresco, Silvia Ferreto da Silva2014-09-11T02:09:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/102843000921459Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostrando que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício da aprendizagem. As novas tecnologias geram um impacto que abrange todos os setores, principalmente a educação. Estas mudanças causam expectativas e receios, assim como tudo que é novo. Sabe-se que há urgência em modificar os processos convencionais formais da escola. Experimentar novas práticas docentes que incluam o uso do computador é uma realidade que se impõe para melhorar a qualidade educacional. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo investigar práticas pedagógicas efetivas que conduzem à melhor qualidade no processo de ensino e de aprendizagem pelo uso das tecnologias digitais. Como problema de pesquisa procurou saber como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais? A metodologia adotada é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e métodos participantes. Constata-se que as tecnologias digitais podem transformar o espaço pedagógico, deixando-o mais interessante e participativo, favorecendo a aprendizagem.This paper presents the approach of the media with education, showing that even the popular classes have contact with the technologies, whether at home, at school, in the street Internet café or with classmates. What may not be clear to society and also for schools is how to use these technologies for the benefit of learning. The new technologies generate an impact that covers all sectors, especially education. These changes cause expectations and fears, as well as everything that is new. It is common sense saying that there is urgency to modify the conventional formal processes of the school. Trying new teaching practices that include the use of computers is a reality that is imposed to improve educational quality. In this perspective, the objective was to investigate effective teaching practices that lead to improved quality in teaching and learning through the use of digital technologies. As research problem looked into how digital technologies can enhance the teaching and learning in the early grades. The adopted methodology is applied nature, with a qualitative approach, with exploratory goals and participant methods. It appears that digital technologies can transform the educational space, making it more interesting and participatory, encouraging learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AprendizagemEducationTechnologiesLearningSchoolContribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921459.pdf000921459.pdfTexto completoapplication/pdf494617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/1/000921459.pdfccaed6e852f879bdeb78638016a59008MD51TEXT000921459.pdf.txt000921459.pdf.txtExtracted Texttext/plain64554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/2/000921459.pdf.txt324db87c21daf2688a812616d226f08eMD52THUMBNAIL000921459.pdf.jpg000921459.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/3/000921459.pdf.jpg1eb973260307a7d00af4f7e45a3fe71eMD5310183/1028432018-10-24 09:16:18.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102843Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem |
title |
Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem Homem, Sonia Mara Dos Santos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Education Technologies Learning School |
title_short |
Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem |
title_full |
Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem |
title_sort |
Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem |
author |
Homem, Sonia Mara Dos Santos |
author_facet |
Homem, Sonia Mara Dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Homem, Sonia Mara Dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moresco, Silvia Ferreto da Silva |
contributor_str_mv |
Moresco, Silvia Ferreto da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Education Technologies Learning School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Technologies Learning School |
description |
Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostrando que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício da aprendizagem. As novas tecnologias geram um impacto que abrange todos os setores, principalmente a educação. Estas mudanças causam expectativas e receios, assim como tudo que é novo. Sabe-se que há urgência em modificar os processos convencionais formais da escola. Experimentar novas práticas docentes que incluam o uso do computador é uma realidade que se impõe para melhorar a qualidade educacional. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo investigar práticas pedagógicas efetivas que conduzem à melhor qualidade no processo de ensino e de aprendizagem pelo uso das tecnologias digitais. Como problema de pesquisa procurou saber como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais? A metodologia adotada é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e métodos participantes. Constata-se que as tecnologias digitais podem transformar o espaço pedagógico, deixando-o mais interessante e participativo, favorecendo a aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102843 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921459 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102843 |
identifier_str_mv |
000921459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/1/000921459.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/2/000921459.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102843/3/000921459.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ccaed6e852f879bdeb78638016a59008 324db87c21daf2688a812616d226f08e 1eb973260307a7d00af4f7e45a3fe71e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792789939706920960 |