A leitura e a atuação do professor das séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Michele Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29348
Resumo: Este trabalho refere-se à importância da aquisição da leitura para a construção do conhecimento e da vida futura dos alunos e o papel do professor das séries iniciais neste processo. São trazidos para discussão teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas em diferentes escolas, com professores que atuam nessa área, percebe-se que esses não possuem, como principal preocupação em sala de aula, a aprendizagem da leitura, por acomodação e talvez por medo de aplicar o pouco que já sabem, porque possuem pouco domínio. Esta pesquisa analisa os relatos do que está sendo feito em sala de aula, por quem está diretamente envolvido nesse processo – os professores de séries iniciais, assim como os recursos teóricos que os apóiam, o seu modo de estimular as crianças para interferir no processo de aquisição da leitura. Enfim, o trabalho busca refletir sobre a importância da atuação do professor nesse processo, através de algumas estratégias que foram abordadas para melhor desenvolver a leitura com os alunos em sala de aula.
id UFRGS-2_a0c278639bace4e5142ad74430699d35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29348
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Albuquerque, Michele PereiraSturm, Ingrid Nancy2011-06-03T06:00:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/29348000775782Este trabalho refere-se à importância da aquisição da leitura para a construção do conhecimento e da vida futura dos alunos e o papel do professor das séries iniciais neste processo. São trazidos para discussão teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas em diferentes escolas, com professores que atuam nessa área, percebe-se que esses não possuem, como principal preocupação em sala de aula, a aprendizagem da leitura, por acomodação e talvez por medo de aplicar o pouco que já sabem, porque possuem pouco domínio. Esta pesquisa analisa os relatos do que está sendo feito em sala de aula, por quem está diretamente envolvido nesse processo – os professores de séries iniciais, assim como os recursos teóricos que os apóiam, o seu modo de estimular as crianças para interferir no processo de aquisição da leitura. Enfim, o trabalho busca refletir sobre a importância da atuação do professor nesse processo, através de algumas estratégias que foram abordadas para melhor desenvolver a leitura com os alunos em sala de aula.Este trabajo se refiere a la importancia de la adquisición de la lectura para la construcción del conocimiento y de la vida futura de los alumnos y la función del profesor de los años iniciales. Son traídos para la discusión teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas en diferentes escuelas, con profesores que actúan en esa área, percibiese que ellos no poseen, como principal preocupación en aula, el aprendizaje de la lectura, por comodidad y tal vez por miedo de aplicar lo poco que saben, porque poseen poco dominio. Esta pesquisa analiza los relatos de lo que está siendo hecho en aula, por quién está directamente envuelto en ese proceso – los profesores de los años iniciales, así como los recursos teóricos que los apoyan, su modo de estimular a los niños para interferir en el proceso de adquisición de la lectura. En fin, el trabajo búsqueda pensar sobre la importancia que la actuación del profesor en ese proceso, a través de algunas estrategias que fueran mencionadas para mejor desarrollar la lectura con los alumnos en aula.application/pdfporLeituraSéries iniciaisLecturaAños inicialesProfesorA leitura e a atuação do professor das séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775782.pdf.txt000775782.pdf.txtExtracted Texttext/plain115180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/2/000775782.pdf.txt24bdcb357a40679049b9f7e2ef8c97e3MD52ORIGINAL000775782.pdf000775782.pdfTexto completoapplication/pdf675484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/1/000775782.pdf56f8ee5d070c5e508784a5e256cab5b1MD51THUMBNAIL000775782.pdf.jpg000775782.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/3/000775782.pdf.jpgb2a04117866dc3ec0ae5c84b91a00677MD5310183/293482022-08-06 04:46:34.352019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29348Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
title A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
spellingShingle A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
Albuquerque, Michele Pereira
Leitura
Séries iniciais
Lectura
Años iniciales
Profesor
title_short A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
title_full A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
title_fullStr A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
title_full_unstemmed A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
title_sort A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
author Albuquerque, Michele Pereira
author_facet Albuquerque, Michele Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Michele Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sturm, Ingrid Nancy
contributor_str_mv Sturm, Ingrid Nancy
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Séries iniciais
topic Leitura
Séries iniciais
Lectura
Años iniciales
Profesor
dc.subject.spa.fl_str_mv Lectura
Años iniciales
Profesor
description Este trabalho refere-se à importância da aquisição da leitura para a construção do conhecimento e da vida futura dos alunos e o papel do professor das séries iniciais neste processo. São trazidos para discussão teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas em diferentes escolas, com professores que atuam nessa área, percebe-se que esses não possuem, como principal preocupação em sala de aula, a aprendizagem da leitura, por acomodação e talvez por medo de aplicar o pouco que já sabem, porque possuem pouco domínio. Esta pesquisa analisa os relatos do que está sendo feito em sala de aula, por quem está diretamente envolvido nesse processo – os professores de séries iniciais, assim como os recursos teóricos que os apóiam, o seu modo de estimular as crianças para interferir no processo de aquisição da leitura. Enfim, o trabalho busca refletir sobre a importância da atuação do professor nesse processo, através de algumas estratégias que foram abordadas para melhor desenvolver a leitura com os alunos em sala de aula.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-03T06:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29348
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775782
url http://hdl.handle.net/10183/29348
identifier_str_mv 000775782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/2/000775782.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/1/000775782.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/3/000775782.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 24bdcb357a40679049b9f7e2ef8c97e3
56f8ee5d070c5e508784a5e256cab5b1
b2a04117866dc3ec0ae5c84b91a00677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224409245024256