A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2010 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/29348 |
Summary: | Este trabalho refere-se à importância da aquisição da leitura para a construção do conhecimento e da vida futura dos alunos e o papel do professor das séries iniciais neste processo. São trazidos para discussão teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas em diferentes escolas, com professores que atuam nessa área, percebe-se que esses não possuem, como principal preocupação em sala de aula, a aprendizagem da leitura, por acomodação e talvez por medo de aplicar o pouco que já sabem, porque possuem pouco domínio. Esta pesquisa analisa os relatos do que está sendo feito em sala de aula, por quem está diretamente envolvido nesse processo – os professores de séries iniciais, assim como os recursos teóricos que os apóiam, o seu modo de estimular as crianças para interferir no processo de aquisição da leitura. Enfim, o trabalho busca refletir sobre a importância da atuação do professor nesse processo, através de algumas estratégias que foram abordadas para melhor desenvolver a leitura com os alunos em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_a0c278639bace4e5142ad74430699d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29348 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Albuquerque, Michele PereiraSturm, Ingrid Nancy2011-06-03T06:00:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/29348000775782Este trabalho refere-se à importância da aquisição da leitura para a construção do conhecimento e da vida futura dos alunos e o papel do professor das séries iniciais neste processo. São trazidos para discussão teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas em diferentes escolas, com professores que atuam nessa área, percebe-se que esses não possuem, como principal preocupação em sala de aula, a aprendizagem da leitura, por acomodação e talvez por medo de aplicar o pouco que já sabem, porque possuem pouco domínio. Esta pesquisa analisa os relatos do que está sendo feito em sala de aula, por quem está diretamente envolvido nesse processo – os professores de séries iniciais, assim como os recursos teóricos que os apóiam, o seu modo de estimular as crianças para interferir no processo de aquisição da leitura. Enfim, o trabalho busca refletir sobre a importância da atuação do professor nesse processo, através de algumas estratégias que foram abordadas para melhor desenvolver a leitura com os alunos em sala de aula.Este trabajo se refiere a la importancia de la adquisición de la lectura para la construcción del conocimiento y de la vida futura de los alumnos y la función del profesor de los años iniciales. Son traídos para la discusión teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas en diferentes escuelas, con profesores que actúan en esa área, percibiese que ellos no poseen, como principal preocupación en aula, el aprendizaje de la lectura, por comodidad y tal vez por miedo de aplicar lo poco que saben, porque poseen poco dominio. Esta pesquisa analiza los relatos de lo que está siendo hecho en aula, por quién está directamente envuelto en ese proceso – los profesores de los años iniciales, así como los recursos teóricos que los apoyan, su modo de estimular a los niños para interferir en el proceso de adquisición de la lectura. En fin, el trabajo búsqueda pensar sobre la importancia que la actuación del profesor en ese proceso, a través de algunas estrategias que fueran mencionadas para mejor desarrollar la lectura con los alumnos en aula.application/pdfporLeituraSéries iniciaisLecturaAños inicialesProfesorA leitura e a atuação do professor das séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775782.pdf.txt000775782.pdf.txtExtracted Texttext/plain115180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/2/000775782.pdf.txt24bdcb357a40679049b9f7e2ef8c97e3MD52ORIGINAL000775782.pdf000775782.pdfTexto completoapplication/pdf675484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/1/000775782.pdf56f8ee5d070c5e508784a5e256cab5b1MD51THUMBNAIL000775782.pdf.jpg000775782.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/3/000775782.pdf.jpgb2a04117866dc3ec0ae5c84b91a00677MD5310183/293482022-08-06 04:46:34.352019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29348Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A leitura e a atuação do professor das séries iniciais |
title |
A leitura e a atuação do professor das séries iniciais |
spellingShingle |
A leitura e a atuação do professor das séries iniciais Albuquerque, Michele Pereira Leitura Séries iniciais Lectura Años iniciales Profesor |
title_short |
A leitura e a atuação do professor das séries iniciais |
title_full |
A leitura e a atuação do professor das séries iniciais |
title_fullStr |
A leitura e a atuação do professor das séries iniciais |
title_full_unstemmed |
A leitura e a atuação do professor das séries iniciais |
title_sort |
A leitura e a atuação do professor das séries iniciais |
author |
Albuquerque, Michele Pereira |
author_facet |
Albuquerque, Michele Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Michele Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sturm, Ingrid Nancy |
contributor_str_mv |
Sturm, Ingrid Nancy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Séries iniciais |
topic |
Leitura Séries iniciais Lectura Años iniciales Profesor |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Lectura Años iniciales Profesor |
description |
Este trabalho refere-se à importância da aquisição da leitura para a construção do conhecimento e da vida futura dos alunos e o papel do professor das séries iniciais neste processo. São trazidos para discussão teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas em diferentes escolas, com professores que atuam nessa área, percebe-se que esses não possuem, como principal preocupação em sala de aula, a aprendizagem da leitura, por acomodação e talvez por medo de aplicar o pouco que já sabem, porque possuem pouco domínio. Esta pesquisa analisa os relatos do que está sendo feito em sala de aula, por quem está diretamente envolvido nesse processo – os professores de séries iniciais, assim como os recursos teóricos que os apóiam, o seu modo de estimular as crianças para interferir no processo de aquisição da leitura. Enfim, o trabalho busca refletir sobre a importância da atuação do professor nesse processo, através de algumas estratégias que foram abordadas para melhor desenvolver a leitura com os alunos em sala de aula. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-03T06:00:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29348 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775782 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29348 |
identifier_str_mv |
000775782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/2/000775782.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/1/000775782.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29348/3/000775782.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24bdcb357a40679049b9f7e2ef8c97e3 56f8ee5d070c5e508784a5e256cab5b1 b2a04117866dc3ec0ae5c84b91a00677 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224409245024256 |