Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazo, Janice Zarpellon
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Begossi, Tuany Defaveri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237634
Resumo: A presente entrevista busca registrar no contexto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialmente em virtude das comemorações dos 50 anos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o testemunho de Reiner Hildebrandt-Stramann, um dos professores que subscreveu sua influência na referida instituição e no campo da Educação Física brasileira. A narrativa propõe rememorar, de modo particular, o período em que o professor dividiu suas ideias, compreensões e pensamentos sobre a Educação Física, no CEFD/UFSM. O testemunho sinaliza, especialmente, os sentidos e significados percebidos pelo docente sobre a recepção de sua proposta de intervenção relacionada às aulas abertas à experiência, na referida instituição. Sublinha-se que esta concepção de ensino contribuiu para a mudança de paradigma em relação ao movimento humano no contexto escolar brasileiro e colaborou para a legitimação da Educação Física neste âmbito.
id UFRGS-2_a23df477d40887ff7d05cf850ead2aa4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237634
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mazo, Janice ZarpellonBegossi, Tuany Defaveri2022-04-21T04:39:58Z20210102-8308http://hdl.handle.net/10183/237634001136418A presente entrevista busca registrar no contexto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialmente em virtude das comemorações dos 50 anos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o testemunho de Reiner Hildebrandt-Stramann, um dos professores que subscreveu sua influência na referida instituição e no campo da Educação Física brasileira. A narrativa propõe rememorar, de modo particular, o período em que o professor dividiu suas ideias, compreensões e pensamentos sobre a Educação Física, no CEFD/UFSM. O testemunho sinaliza, especialmente, os sentidos e significados percebidos pelo docente sobre a recepção de sua proposta de intervenção relacionada às aulas abertas à experiência, na referida instituição. Sublinha-se que esta concepção de ensino contribuiu para a mudança de paradigma em relação ao movimento humano no contexto escolar brasileiro e colaborou para a legitimação da Educação Física neste âmbito.This interview aims to record in the context of the Federal University of Santa Maria (UFSM), especially in view of the celebrations of the 50th anniversary of the Center for Physical Education and Sports (CEFD), the narrative of Reiner Hildebrandt-Stramann, one of the teachers who subscribed its influence in that institution and in the field of brazilian Physical Education. The narrative proposes to recall, in a particular way, the period in which the teacher shared his ideas, understandings and thoughts about Physical Education at CEFD/UFSM. The testimony signals, especially, the senses and meanings perceived by the teacher about the reception of his intervention proposal related to classes open to the experience, in that institution. It is emphasized that this conception of teaching contributed to the paradigm shift in relation to the human movement in the Brazilian school context and contributed to the legitimation of Physical Education in this environment.La presente entrevista busca registrar en el contexto de la Universidad Federal de Santa María (UFSM), especialmente debido a las celebraciones del 50 años del Centro de Educación Física y Deportes (CEFD), el testimonio de Reiner Hildebrandt-Stramann, uno de los maestros que suscribió a su influencia en esa institución y en el campo de la Educación Física brasileña. La narrativa propone recordar, de una manera particular, el período que el maestro compartió sus ideas, entendimientos y pensamientos sobre Educación Física, en CEFD/UFSM. El testimonio señala, especialmente, los sentidos y significados percibidos por el maestro sobre la receptividad de su propuesta de intervención relacionada con las clases abiertas a la experiencia, en la institución referida. Se enfatiza que esta concepción de la enseñanza contribuyó al cambio de paradigma en relación con el movimiento humano en el contexto escolar brasileño y ayudó a legitimar la educación física en ese entornoapplication/pdfporKinesis. Santa Maria. v.39 (2021), p. 1-12.Educação física : HistóriaFormação de professoresHildebrandt-Stramann, ReinerHistory of Physical EducationTeacher qualificationPedagogical conceptionsHistoria de la educación físicaConceptos pedagógicosFormación de professoresNarrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-StramannNarrative, memory and knowledge: interview withthe teacher Reiner Hildebrandt-StramannNarrativa, memoria y conocimiento: entrevista con el profesor Reiner HildebrandtStramanninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136418.pdf.txt001136418.pdf.txtExtracted Texttext/plain38186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237634/2/001136418.pdf.txte87dfe43382d79604f0e4373eed9de54MD52ORIGINAL001136418.pdfTexto completoapplication/pdf304532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237634/1/001136418.pdfc60f225661d910a7a87fbe5a88723546MD5110183/2376342022-04-28 04:41:54.950277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:41:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Narrative, memory and knowledge: interview withthe teacher Reiner Hildebrandt-Stramann
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Narrativa, memoria y conocimiento: entrevista con el profesor Reiner HildebrandtStramann
title Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
spellingShingle Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
Mazo, Janice Zarpellon
Educação física : História
Formação de professores
Hildebrandt-Stramann, Reiner
History of Physical Education
Teacher qualification
Pedagogical conceptions
Historia de la educación física
Conceptos pedagógicos
Formación de professores
title_short Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
title_full Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
title_fullStr Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
title_full_unstemmed Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
title_sort Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
author Mazo, Janice Zarpellon
author_facet Mazo, Janice Zarpellon
Begossi, Tuany Defaveri
author_role author
author2 Begossi, Tuany Defaveri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazo, Janice Zarpellon
Begossi, Tuany Defaveri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física : História
Formação de professores
Hildebrandt-Stramann, Reiner
topic Educação física : História
Formação de professores
Hildebrandt-Stramann, Reiner
History of Physical Education
Teacher qualification
Pedagogical conceptions
Historia de la educación física
Conceptos pedagógicos
Formación de professores
dc.subject.eng.fl_str_mv History of Physical Education
Teacher qualification
Pedagogical conceptions
dc.subject.spa.fl_str_mv Historia de la educación física
Conceptos pedagógicos
Formación de professores
description A presente entrevista busca registrar no contexto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialmente em virtude das comemorações dos 50 anos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o testemunho de Reiner Hildebrandt-Stramann, um dos professores que subscreveu sua influência na referida instituição e no campo da Educação Física brasileira. A narrativa propõe rememorar, de modo particular, o período em que o professor dividiu suas ideias, compreensões e pensamentos sobre a Educação Física, no CEFD/UFSM. O testemunho sinaliza, especialmente, os sentidos e significados percebidos pelo docente sobre a recepção de sua proposta de intervenção relacionada às aulas abertas à experiência, na referida instituição. Sublinha-se que esta concepção de ensino contribuiu para a mudança de paradigma em relação ao movimento humano no contexto escolar brasileiro e colaborou para a legitimação da Educação Física neste âmbito.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-21T04:39:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237634
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-8308
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136418
identifier_str_mv 0102-8308
001136418
url http://hdl.handle.net/10183/237634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Kinesis. Santa Maria. v.39 (2021), p. 1-12.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237634/2/001136418.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237634/1/001136418.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e87dfe43382d79604f0e4373eed9de54
c60f225661d910a7a87fbe5a88723546
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487514587070464