Literaturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259906 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reflexão panorâmica das literaturas de autoria negra latino-americana publicadas nos séculos XIX, XX e XXI com base no conceito de amefricanidade idealizado pela antropóloga brasileira Lelia González na intenção de apresentar os diálogos afro-latino-americanos propostos pelas populações em diáspora forçada no processo colonial da América Latina de línguas francesa, espanhola e portuguesa. Começando com a pergunta elaborada pelo pesquisador Jerome Branche: quando, onde, por que e sob quais condições a escravidão e a opressão racial produziram uma consciência negra?, serão apresentados, a partir da análise de romances e poemas, os conceitos de malungaje(Branche) e quilombismo (Nascimento) que, em conjunto com amefricanidade (González),confirmam redes de identificação afro-latino-americana, cujos diálogos têm vindo à tona com grande força nas universidades brasileiras devido ao ingresso e às reivindicações de alunas e alunos negras e negros, principalmente pelo sistema de cotas. Pretende-se, com esta reflexão, auxiliar o trabalho de professores universitários na formação de professores da educação básica brasileira que, através da obrigatoriedade das leis 10.639/03 e 11.645/11, devem trabalhar em sala de aula as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes das desigualdades sociais que o projeto colonial impôs às populações não-europeias da América Latina. |
id |
UFRGS-2_a27cf2d0c1a309530ace14ae5467cb6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259906 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Liliam Ramos da2023-07-04T03:50:45Z20222184-3090http://hdl.handle.net/10183/259906001169137Este artigo propõe uma reflexão panorâmica das literaturas de autoria negra latino-americana publicadas nos séculos XIX, XX e XXI com base no conceito de amefricanidade idealizado pela antropóloga brasileira Lelia González na intenção de apresentar os diálogos afro-latino-americanos propostos pelas populações em diáspora forçada no processo colonial da América Latina de línguas francesa, espanhola e portuguesa. Começando com a pergunta elaborada pelo pesquisador Jerome Branche: quando, onde, por que e sob quais condições a escravidão e a opressão racial produziram uma consciência negra?, serão apresentados, a partir da análise de romances e poemas, os conceitos de malungaje(Branche) e quilombismo (Nascimento) que, em conjunto com amefricanidade (González),confirmam redes de identificação afro-latino-americana, cujos diálogos têm vindo à tona com grande força nas universidades brasileiras devido ao ingresso e às reivindicações de alunas e alunos negras e negros, principalmente pelo sistema de cotas. Pretende-se, com esta reflexão, auxiliar o trabalho de professores universitários na formação de professores da educação básica brasileira que, através da obrigatoriedade das leis 10.639/03 e 11.645/11, devem trabalhar em sala de aula as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes das desigualdades sociais que o projeto colonial impôs às populações não-europeias da América Latina.This article proposes a panoramic reflection on the black Latin American authorship literatures published in the 19th, 20th and 21st centuries, based on the concept of Amefricanity idealized by the Brazilian anthropologist LeliaGonzález with the intention of presenting the Afro-Latin American dialogues proposed by the populations in forced diaspora into the colonial process of Latin America countries that speak French, Spanish and Portuguese. Based on the question raised by the researcher Jerome Branche: when, where, why and under what conditions did slavery and racial oppression produce a black conscience?, and according to the analysis of novels and poems, it will be presented the concepts of malungaje(Branche) and quilombismo(Nascimento) which, together with Amefricanity (González), confirm networks of Afro-Latin American identification, whose dialogues have surfaced with great strength in Brazilian universities due to the admission and demands of black students, mainly from the quota system. With this reflection, it is intended to help the work of university professors in the training of Brazilian primary education teachers who, through the obligatory nature of laws 10.639/03 and 11.645/11, must workwith African, Afro-Brazilian and indigenous people cultures in the classroom, contributing to the education of citizens aware of the social inequalities that the colonial project imposed on non-European populations in Latin America.application/pdfporHerança : revista de história, património e cultura. Funchal, Portugal. Vol. 5, n. 2 (2022), p. 119-140Literatura latino-americanaLiteratura afro-americanaEscritores negrosCulturaLatin American literatureBlack writersAmefricanityCultureLiteraturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americanaAméfrica Ladina's literatures : a journey through black Latin American authorshipEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169137.pdf.txt001169137.pdf.txtExtracted Texttext/plain60742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259906/2/001169137.pdf.txt04a7a5e0446342a5cda9cd2bff3b39bdMD52ORIGINAL001169137.pdfTexto completoapplication/pdf308793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259906/1/001169137.pdf7cbb75fa448cebe0701b45e30b2b1b73MD5110183/2599062023-07-05 03:48:49.534376oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-05T06:48:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literaturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Améfrica Ladina's literatures : a journey through black Latin American authorship |
title |
Literaturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana |
spellingShingle |
Literaturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana Silva, Liliam Ramos da Literatura latino-americana Literatura afro-americana Escritores negros Cultura Latin American literature Black writers Amefricanity Culture |
title_short |
Literaturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana |
title_full |
Literaturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana |
title_fullStr |
Literaturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana |
title_full_unstemmed |
Literaturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana |
title_sort |
Literaturas da Améfrica Ladina : um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana |
author |
Silva, Liliam Ramos da |
author_facet |
Silva, Liliam Ramos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Liliam Ramos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura latino-americana Literatura afro-americana Escritores negros Cultura |
topic |
Literatura latino-americana Literatura afro-americana Escritores negros Cultura Latin American literature Black writers Amefricanity Culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Latin American literature Black writers Amefricanity Culture |
description |
Este artigo propõe uma reflexão panorâmica das literaturas de autoria negra latino-americana publicadas nos séculos XIX, XX e XXI com base no conceito de amefricanidade idealizado pela antropóloga brasileira Lelia González na intenção de apresentar os diálogos afro-latino-americanos propostos pelas populações em diáspora forçada no processo colonial da América Latina de línguas francesa, espanhola e portuguesa. Começando com a pergunta elaborada pelo pesquisador Jerome Branche: quando, onde, por que e sob quais condições a escravidão e a opressão racial produziram uma consciência negra?, serão apresentados, a partir da análise de romances e poemas, os conceitos de malungaje(Branche) e quilombismo (Nascimento) que, em conjunto com amefricanidade (González),confirmam redes de identificação afro-latino-americana, cujos diálogos têm vindo à tona com grande força nas universidades brasileiras devido ao ingresso e às reivindicações de alunas e alunos negras e negros, principalmente pelo sistema de cotas. Pretende-se, com esta reflexão, auxiliar o trabalho de professores universitários na formação de professores da educação básica brasileira que, através da obrigatoriedade das leis 10.639/03 e 11.645/11, devem trabalhar em sala de aula as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes das desigualdades sociais que o projeto colonial impôs às populações não-europeias da América Latina. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-04T03:50:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259906 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2184-3090 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001169137 |
identifier_str_mv |
2184-3090 001169137 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Herança : revista de história, património e cultura. Funchal, Portugal. Vol. 5, n. 2 (2022), p. 119-140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259906/2/001169137.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259906/1/001169137.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04a7a5e0446342a5cda9cd2bff3b39bd 7cbb75fa448cebe0701b45e30b2b1b73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790508276285440 |