Análise do desdobramento de competências no Banco Delta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tortorelli, João Luiz Almeida
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103087
Resumo: O modelo de gestão por competências vem sendo aplicado nas organizações como alternativa à criação de diferenciais competitivos. Apesar de não ser assunto novo e ele ser extremamente debatido no Brasil, ainda encontra-se dissonâncias quanto sua efetiva aplicação e resultado s práticos. O cenário competitivo contemporâneo e a urgência das organizações no desenvolvimento da habilidade de proporcionar o desdobramento eficaz de suas competências em nível organizacional, funcional e individual ainda apresentam-se como um desafio. Esse projeto se propõe a lançar reflexões a cerca da noção e do conceito de desdobramento de competências a partir de correntes teóricas, contextualizadas no Banco Delta que é um dos maiores entre os grupos financeiros privados de capital nacional. Sua presença se dá em 13.768 pontos de atendimento, entre estes 908 são agências bancárias distribuídas estrategicamente por todo território brasileiro. Para tanto, investiga-se a percepção de nove colaboradores, entre eles um gestor executivo, seis gestores de média gerencia de agências, um gestor de atendimento de agência e um staff de diretoria através da análise qualitativa dos dados, à luz do referencial teórico utilizado no estudo. Busca-se na pesquisa, que utilizou um questionário estruturado com itens a serem respondidos por meio de uma escala Likert, conhecer o grau de conhecimento e prática dos colaboradores sobre as competências da organização e seu desdobramento nos três níveis. As conclusões apontam para a necessidade do alinhamento conceitual dos gestores da organização sobre os três níveis de competências e, principalmente, sobre a questão de enriquecer o desdobramento. Com essa estratégia o Banco Delta poderá usufruir dessa vantagem competitiva.
id UFRGS-2_a290e83901c4a774bef00a393a8ba9c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103087
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tortorelli, João Luiz AlmeidaRuas, Roberto Lima2014-09-13T02:13:36Z2006http://hdl.handle.net/10183/103087000572390O modelo de gestão por competências vem sendo aplicado nas organizações como alternativa à criação de diferenciais competitivos. Apesar de não ser assunto novo e ele ser extremamente debatido no Brasil, ainda encontra-se dissonâncias quanto sua efetiva aplicação e resultado s práticos. O cenário competitivo contemporâneo e a urgência das organizações no desenvolvimento da habilidade de proporcionar o desdobramento eficaz de suas competências em nível organizacional, funcional e individual ainda apresentam-se como um desafio. Esse projeto se propõe a lançar reflexões a cerca da noção e do conceito de desdobramento de competências a partir de correntes teóricas, contextualizadas no Banco Delta que é um dos maiores entre os grupos financeiros privados de capital nacional. Sua presença se dá em 13.768 pontos de atendimento, entre estes 908 são agências bancárias distribuídas estrategicamente por todo território brasileiro. Para tanto, investiga-se a percepção de nove colaboradores, entre eles um gestor executivo, seis gestores de média gerencia de agências, um gestor de atendimento de agência e um staff de diretoria através da análise qualitativa dos dados, à luz do referencial teórico utilizado no estudo. Busca-se na pesquisa, que utilizou um questionário estruturado com itens a serem respondidos por meio de uma escala Likert, conhecer o grau de conhecimento e prática dos colaboradores sobre as competências da organização e seu desdobramento nos três níveis. As conclusões apontam para a necessidade do alinhamento conceitual dos gestores da organização sobre os três níveis de competências e, principalmente, sobre a questão de enriquecer o desdobramento. Com essa estratégia o Banco Delta poderá usufruir dessa vantagem competitiva.The management model by competent has been used in the organizations as an alternative to the creation competitive differentiates. Although it isn’t a new topic and it’s extremely discussed in Brazil, it still finds dissonan ce regard its effect application and practical results. The competitive contemporary scenery and the urgency of the organizations on the development of ability to provide an efficient unfolding in its competence in organizational, functional and individual level it’s still represented as a challenge. This project aims to release reflexions about the notion and concept of competence unfolding from theoretical chains, contextualized at Banco Delta which is one of the biggest among the financial private groups of national capital. Its presence is found in 13.783 attendance banks, among these 908 are bank agencies strategically distributed in all Brazilian territory. So it is investigated the perception of nine collaborators. Among them one executive manager, six middle agencies managers, one attendance manager and one management staff through dates qualitative analyses by the theoretical reference used in the study. The research aims by using a structured questionnaire with items to be answered by a Likert scale to know the level of knowledge and practice of the collaborators about the organization competence and its unfolding in the three levels. The conclusion leads to necessity of conceptual alignment of the organization managers on the three competence levels and mainly about the matter of enrich the unfolding. Using this strategy Banco Delta could make good use of the competitive advantage.application/pdfporGestão de pessoasCompetência gerencialManagementCompetenceUnfoldingAnálise do desdobramento de competências no Banco Deltainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006especializaçãoCurso de Especialização em Gestão de Pessoasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000572390.pdf000572390.pdfTexto completoapplication/pdf76341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103087/1/000572390.pdf6ca408a37a0328fc68fdadd0f9985757MD51TEXT000572390.pdf.txt000572390.pdf.txtExtracted Texttext/plain57116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103087/2/000572390.pdf.txt13019cb3bb1b5444c8a188b39d17b4fcMD52THUMBNAIL000572390.pdf.jpg000572390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103087/3/000572390.pdf.jpgf707c3ab3c682dbb0eefb24810ee846eMD5310183/1030872018-10-23 09:26:44.202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103087Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:26:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do desdobramento de competências no Banco Delta
title Análise do desdobramento de competências no Banco Delta
spellingShingle Análise do desdobramento de competências no Banco Delta
Tortorelli, João Luiz Almeida
Gestão de pessoas
Competência gerencial
Management
Competence
Unfolding
title_short Análise do desdobramento de competências no Banco Delta
title_full Análise do desdobramento de competências no Banco Delta
title_fullStr Análise do desdobramento de competências no Banco Delta
title_full_unstemmed Análise do desdobramento de competências no Banco Delta
title_sort Análise do desdobramento de competências no Banco Delta
author Tortorelli, João Luiz Almeida
author_facet Tortorelli, João Luiz Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tortorelli, João Luiz Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruas, Roberto Lima
contributor_str_mv Ruas, Roberto Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
Competência gerencial
topic Gestão de pessoas
Competência gerencial
Management
Competence
Unfolding
dc.subject.eng.fl_str_mv Management
Competence
Unfolding
description O modelo de gestão por competências vem sendo aplicado nas organizações como alternativa à criação de diferenciais competitivos. Apesar de não ser assunto novo e ele ser extremamente debatido no Brasil, ainda encontra-se dissonâncias quanto sua efetiva aplicação e resultado s práticos. O cenário competitivo contemporâneo e a urgência das organizações no desenvolvimento da habilidade de proporcionar o desdobramento eficaz de suas competências em nível organizacional, funcional e individual ainda apresentam-se como um desafio. Esse projeto se propõe a lançar reflexões a cerca da noção e do conceito de desdobramento de competências a partir de correntes teóricas, contextualizadas no Banco Delta que é um dos maiores entre os grupos financeiros privados de capital nacional. Sua presença se dá em 13.768 pontos de atendimento, entre estes 908 são agências bancárias distribuídas estrategicamente por todo território brasileiro. Para tanto, investiga-se a percepção de nove colaboradores, entre eles um gestor executivo, seis gestores de média gerencia de agências, um gestor de atendimento de agência e um staff de diretoria através da análise qualitativa dos dados, à luz do referencial teórico utilizado no estudo. Busca-se na pesquisa, que utilizou um questionário estruturado com itens a serem respondidos por meio de uma escala Likert, conhecer o grau de conhecimento e prática dos colaboradores sobre as competências da organização e seu desdobramento nos três níveis. As conclusões apontam para a necessidade do alinhamento conceitual dos gestores da organização sobre os três níveis de competências e, principalmente, sobre a questão de enriquecer o desdobramento. Com essa estratégia o Banco Delta poderá usufruir dessa vantagem competitiva.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-13T02:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103087
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000572390
url http://hdl.handle.net/10183/103087
identifier_str_mv 000572390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103087/1/000572390.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103087/2/000572390.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103087/3/000572390.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ca408a37a0328fc68fdadd0f9985757
13019cb3bb1b5444c8a188b39d17b4fc
f707c3ab3c682dbb0eefb24810ee846e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471871225856