Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Nelcio Dias de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29802
Resumo: A motivação dos funcionários afeta significativamente a produtividade e os resultados de uma empresa. Com base nesse aspecto, e como forma de contribuir para o melhor entendimento desse tema, foi levantada a possibilidade de ser realizado um estudo sobre a motivação dos funcionários e as técnicas de incentivo utilizadas pelos gestores. Para tanto, foi escolhida uma unidade do Banco Ômega para a realização do presente trabalho, com o objetivo de analisar as formas de incentivo utilizadas pelo gestor da mesma, e também para verificar a motivação dos funcionários e compará-las, levando-se em consideração a existência de dois tipos de funcionários, novos e antigos. A abordagem de pesquisa utilizada foi a quantitativa, com a aplicação de dois tipos de questionários, um para o gestor da unidade e outro para os demais funcionários. Os dados obtidos foram analisados com base nas teorias sobre motivação de Maslow, Herzberg, McGregor e Vroom. Com a realização da pesquisa ficou demonstrado que o gestor da unidade utiliza-se de vários métodos de incentivo à motivação, mas principalmente analisa cada funcionário, ou seja, busca entender suas expectativas e necessidades, o que confirma as teorias estudadas. O gestor também identificou que os funcionários novos possuem expectativas diferentes dos antigos, e que se baseia nisso para aplicar as técnicas de motivação mais adequadas para os diferentes tipos de funcionários. Quanto à pesquisa realizada com os funcionários, foi constatado que os funcionários novos apresentam índice de motivação diferente dos funcionários antigos, sendo que as expectativas dos dois tipos de funcionários são distintas, pois, enquanto os funcionários novos esperam construir uma carreira dentro da instituição, os antigos prezam mais a segurança do emprego.
id UFRGS-2_b48e294d2eb4c570af76010348d1f1d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29802
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meira, Nelcio Dias deScheffer, Angela Beatriz BusatoSilva, Francielle Molon da2011-06-28T06:00:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/29802000778588A motivação dos funcionários afeta significativamente a produtividade e os resultados de uma empresa. Com base nesse aspecto, e como forma de contribuir para o melhor entendimento desse tema, foi levantada a possibilidade de ser realizado um estudo sobre a motivação dos funcionários e as técnicas de incentivo utilizadas pelos gestores. Para tanto, foi escolhida uma unidade do Banco Ômega para a realização do presente trabalho, com o objetivo de analisar as formas de incentivo utilizadas pelo gestor da mesma, e também para verificar a motivação dos funcionários e compará-las, levando-se em consideração a existência de dois tipos de funcionários, novos e antigos. A abordagem de pesquisa utilizada foi a quantitativa, com a aplicação de dois tipos de questionários, um para o gestor da unidade e outro para os demais funcionários. Os dados obtidos foram analisados com base nas teorias sobre motivação de Maslow, Herzberg, McGregor e Vroom. Com a realização da pesquisa ficou demonstrado que o gestor da unidade utiliza-se de vários métodos de incentivo à motivação, mas principalmente analisa cada funcionário, ou seja, busca entender suas expectativas e necessidades, o que confirma as teorias estudadas. O gestor também identificou que os funcionários novos possuem expectativas diferentes dos antigos, e que se baseia nisso para aplicar as técnicas de motivação mais adequadas para os diferentes tipos de funcionários. Quanto à pesquisa realizada com os funcionários, foi constatado que os funcionários novos apresentam índice de motivação diferente dos funcionários antigos, sendo que as expectativas dos dois tipos de funcionários são distintas, pois, enquanto os funcionários novos esperam construir uma carreira dentro da instituição, os antigos prezam mais a segurança do emprego.application/pdfporGestão de pessoasMotivação : TrabalhoAnálise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778588.pdf.txt000778588.pdf.txtExtracted Texttext/plain60924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29802/2/000778588.pdf.txtea608ba15851be88f1c007868f3bc0beMD52ORIGINAL000778588.pdf000778588.pdfTexto completoapplication/pdf181377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29802/1/000778588.pdfa3e17a93ffd3a55a265d31b7f7cfae00MD5110183/298022018-04-22 02:38:10.857593oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-04-22T05:38:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)
title Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)
spellingShingle Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)
Meira, Nelcio Dias de
Gestão de pessoas
Motivação : Trabalho
title_short Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)
title_full Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)
title_fullStr Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)
title_full_unstemmed Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)
title_sort Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)
author Meira, Nelcio Dias de
author_facet Meira, Nelcio Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Nelcio Dias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scheffer, Angela Beatriz Busato
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Francielle Molon da
contributor_str_mv Scheffer, Angela Beatriz Busato
Silva, Francielle Molon da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
Motivação : Trabalho
topic Gestão de pessoas
Motivação : Trabalho
description A motivação dos funcionários afeta significativamente a produtividade e os resultados de uma empresa. Com base nesse aspecto, e como forma de contribuir para o melhor entendimento desse tema, foi levantada a possibilidade de ser realizado um estudo sobre a motivação dos funcionários e as técnicas de incentivo utilizadas pelos gestores. Para tanto, foi escolhida uma unidade do Banco Ômega para a realização do presente trabalho, com o objetivo de analisar as formas de incentivo utilizadas pelo gestor da mesma, e também para verificar a motivação dos funcionários e compará-las, levando-se em consideração a existência de dois tipos de funcionários, novos e antigos. A abordagem de pesquisa utilizada foi a quantitativa, com a aplicação de dois tipos de questionários, um para o gestor da unidade e outro para os demais funcionários. Os dados obtidos foram analisados com base nas teorias sobre motivação de Maslow, Herzberg, McGregor e Vroom. Com a realização da pesquisa ficou demonstrado que o gestor da unidade utiliza-se de vários métodos de incentivo à motivação, mas principalmente analisa cada funcionário, ou seja, busca entender suas expectativas e necessidades, o que confirma as teorias estudadas. O gestor também identificou que os funcionários novos possuem expectativas diferentes dos antigos, e que se baseia nisso para aplicar as técnicas de motivação mais adequadas para os diferentes tipos de funcionários. Quanto à pesquisa realizada com os funcionários, foi constatado que os funcionários novos apresentam índice de motivação diferente dos funcionários antigos, sendo que as expectativas dos dois tipos de funcionários são distintas, pois, enquanto os funcionários novos esperam construir uma carreira dentro da instituição, os antigos prezam mais a segurança do emprego.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29802
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000778588
url http://hdl.handle.net/10183/29802
identifier_str_mv 000778588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29802/2/000778588.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29802/1/000778588.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea608ba15851be88f1c007868f3bc0be
a3e17a93ffd3a55a265d31b7f7cfae00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789881516195840