O que eles querem? representações de adolescentes sobre a EJA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72681 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil percorreu uma longa trajetória, até assumir a configuração que conhecemos hoje. A partir dos anos 90, com o rebaixamento da idade mínima para o ingresso nesta modalidade o número de jovens nesta modalidade começou a crescer, iniciando o processo de juvenilização da EJA. Os adolescentes da EJA, agora numerosos, são os mesmos que carregam uma carga social negativa, ligados amplamente a inúmeros processos de exclusão, inclusive escolar (Nascimento, 2004) e pré-conceitos sobre seus perfis e demandas. Para desfazer alguns destes pré-conceitos é que concebi este trabalho, que tem por objetivo detectar as representações dos adolescentes da EJA (entre 15 e 18 anos) acerca desta modalidade de ensino, das características a eles atribuídas, dos motivos/razões para que os mesmos frequentem as aulas e se mantenham escolarizados. Para tanto, realizei um estudo de caso na escola em que atuo como professora. Utilizei questionários semiestruturados e entrevista em grupo com a técnica do grupo focal para caracterizar estes adolescentes e ouvir suas considerações. Evidencia-se que a escola é um espaço de formação para a cidadania, onde se observa a limitação advinda das dificuldades dos professores em lidar com a diversidade do grupo e do curto espaço de tempo destinado à formação e às trocas entre estes profissionais que poderia tornar a sistemática de trabalho mais coesa, plural, efetiva e afetiva. |
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Gomes, Valesca dos SantosLemos, Mirian Pereira2013-06-25T01:46:24Z2011http://hdl.handle.net/10183/72681000884026A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil percorreu uma longa trajetória, até assumir a configuração que conhecemos hoje. A partir dos anos 90, com o rebaixamento da idade mínima para o ingresso nesta modalidade o número de jovens nesta modalidade começou a crescer, iniciando o processo de juvenilização da EJA. Os adolescentes da EJA, agora numerosos, são os mesmos que carregam uma carga social negativa, ligados amplamente a inúmeros processos de exclusão, inclusive escolar (Nascimento, 2004) e pré-conceitos sobre seus perfis e demandas. Para desfazer alguns destes pré-conceitos é que concebi este trabalho, que tem por objetivo detectar as representações dos adolescentes da EJA (entre 15 e 18 anos) acerca desta modalidade de ensino, das características a eles atribuídas, dos motivos/razões para que os mesmos frequentem as aulas e se mantenham escolarizados. Para tanto, realizei um estudo de caso na escola em que atuo como professora. Utilizei questionários semiestruturados e entrevista em grupo com a técnica do grupo focal para caracterizar estes adolescentes e ouvir suas considerações. Evidencia-se que a escola é um espaço de formação para a cidadania, onde se observa a limitação advinda das dificuldades dos professores em lidar com a diversidade do grupo e do curto espaço de tempo destinado à formação e às trocas entre estes profissionais que poderia tornar a sistemática de trabalho mais coesa, plural, efetiva e afetiva.application/pdfporJuventudeEducação de jovens e adultosO que eles querem? representações de adolescentes sobre a EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884026.pdf000884026.pdfTexto completoapplication/pdf467545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72681/1/000884026.pdf2a53f6b2834c5e8aec6bda8b9462d3b6MD51TEXT000884026.pdf.txt000884026.pdf.txtExtracted Texttext/plain50368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72681/2/000884026.pdf.txt4bbc544063a26d4e96262e5468d5f9fdMD52THUMBNAIL000884026.pdf.jpg000884026.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72681/3/000884026.pdf.jpg4420219dbc252dd2bba8aa7178ec3a66MD5310183/726812018-10-17 07:34:03.941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72681Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:34:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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