Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Claudia Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tezzari, Mauren Lúcia, Stockmanns, Roberta, Cardoso, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214294
Resumo: Este trabalho tem origem em pesquisa desenvolvida pelo MULTI no âmbito do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS). O referido grupo dedica-se, principalmente, ao desenvolvimento e à produção de livros ilustrados táteis para crianças e, de modo especial, àquelas com deficiência visual em fase de letramento, sendo esse o principal objetivo da investigação. O presente texto tem origem a partir da conclusão da primeira fase de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo principal é o de desenvolver livros ilustrados táteis para crianças com deficiência visual em processo de letramento. A temática fundamental insere-se na proposta de ampliação e de qualificação da inclusão através da acessibilidade a livros infantis para todas as crianças. O referencial teórico sustenta-se em estudiosos como Polato (2010, 2013), Piccardi (2011) e Nuernberg (2010), entre outros. A pesquisa conta com financiamento de projeto da CAPES Chamada Universal-2016. O grupo MULTI é composto por profissionais: professores de educação especial, consultores em deficiência visual, especialistas em design e estudantes de graduação de diferentes áreas. A pesquisa, hoje, conta com algumas dezenas de protótipos desenvolvidos junto ao grupo de pesquisa. Como resultado inicial, apresenta a publicação de uma história em versão impressa em braille e tinta em fonte ampliada, com imagens táteis ilustradas, com versão digital em audiolivro com audiodescrição. Dois outros livros estão em fase final de produção. A alegria das crianças que tiveram acesso aos livros define a direção e o andamento da pesquisa. Ainda se enfrentam alguns desafios, entre os quais, o custo para a produção dos livros.
id UFRGS-2_bc641860be703e43951d3767519cda1d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214294
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Claudia Rodrigues deTezzari, Mauren LúciaStockmanns, RobertaCardoso, Eduardo2020-10-21T04:00:39Z20201989-2446http://hdl.handle.net/10183/214294001116872Este trabalho tem origem em pesquisa desenvolvida pelo MULTI no âmbito do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS). O referido grupo dedica-se, principalmente, ao desenvolvimento e à produção de livros ilustrados táteis para crianças e, de modo especial, àquelas com deficiência visual em fase de letramento, sendo esse o principal objetivo da investigação. O presente texto tem origem a partir da conclusão da primeira fase de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo principal é o de desenvolver livros ilustrados táteis para crianças com deficiência visual em processo de letramento. A temática fundamental insere-se na proposta de ampliação e de qualificação da inclusão através da acessibilidade a livros infantis para todas as crianças. O referencial teórico sustenta-se em estudiosos como Polato (2010, 2013), Piccardi (2011) e Nuernberg (2010), entre outros. A pesquisa conta com financiamento de projeto da CAPES Chamada Universal-2016. O grupo MULTI é composto por profissionais: professores de educação especial, consultores em deficiência visual, especialistas em design e estudantes de graduação de diferentes áreas. A pesquisa, hoje, conta com algumas dezenas de protótipos desenvolvidos junto ao grupo de pesquisa. Como resultado inicial, apresenta a publicação de uma história em versão impressa em braille e tinta em fonte ampliada, com imagens táteis ilustradas, com versão digital em audiolivro com audiodescrição. Dois outros livros estão em fase final de produção. A alegria das crianças que tiveram acesso aos livros define a direção e o andamento da pesquisa. Ainda se enfrentam alguns desafios, entre os quais, o custo para a produção dos livros.This paper comes from a research developed by the MULTI group in the Study Group on School Inclusion Policies (NEPIE/UFRGS). This group is also dedicated to the development and production of tactile illustrated books for children especially for those with visual impairment, in the literacy phase, which is the main objective of this research. This article is based on the conclusion of the first phase of a research, whose main objective is to develop tactile illustrated books for children with visual impairment. The fundamental topic is part of the proposal to expand and qualify inclusion through accessible books for all children. Polato (2010, 2013), Piccardi (2011) and Nuernberg (2010) support the theoretical contribution, among others. The research is financing by CAPES Universal Call -2016. Professionals like special education teachers, visually impaired consultants, design specialists and undergraduate students from different fields compose the group MULTI. The research group has developed a few dozen prototypes until now. As an initial result of the research, there is the publication of a tactile illustrated book printed in Braille and large font too with digital audiobook and audio description. Two other books are in the final stages of production. The happiness of the children who had access to the books defines the direction and progress of the research. Some challenges came across as the cost of producing the books.Este trabajo se origina de una investigación desarrollada por el grupo MULTI, en el ámbito de Grupo de estudio sobre políticas de inclusión escolar (NEPIE/UFRGS). El referido grupo se dedica principalmente al desarrollo y a la producción de libros ilustrados táctiles para niños y, de manera especial, a aquellos con discapacidad visual, en fase de alfabetización, siendo este el principal objetivo de la investigación. El presente texto se originó a partir de la conclusión de la primera fase de un estudio en curso, cuya principal función es el desarrollo de libros ilustrados táctiles para niños con discapacidad visual en proceso de alfabetización. La temática fundamental se insiere en la propuesta de amplificación y calificación de la inclusión a través del acceso a libros infantiles para todos los niños. El referencial teórico se sostiene en estudiosos como Polato (2010.2013), Piccardi (2011) y Nuernberg (2010), entre otros. La investigación cuenta con la financiación del proyecto de la CAPES llamada universal -2016. El grupo MULTI es compuesto por profesionales: profesores de educación especial, consultores en discapacidad visual, especialistas en design y estudiantes de graduación de diferentes áreas. La investigación posee algunas decenas de prototipos desarrollados junto al grupo de pesquisa. Como resultado inicial del estudio hay una publicación de una historia impresa en braille y tinta en fuente ampliada, con imágenes táctiles ilustradas, con versión digital en audiolibro con audiodescripción. Otros dos libros están en fase final de producción. La alegría de los niños que tuvieron acceso a los libros define la dirección y el curso de la pesquisa. Todavía se enfrentan algunos desafíos, entre ellos, el costo de la producción de los libros.application/pdfporRevista Electrónica de Investigación y Docencia(REID). Espanha. n. 24(jun./jul. 2020), p. 115-129Livro infantilAcessibilidadeDeficiência visualInclusão escolarCriançastactile illustrated bookliteracyaccessibilityvisual impairmentinclusionlibro ilustrado táctilletramientoaccesibilidaddiscapacidad visualinclusiónLivros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramentoLibros ilustrados táctiles : acceso a la literatura para niños con discapacidad visual en fase de alfabetizaciónTactile illustrated books : access to literature for children with visual impairment in literacy phaseEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116872.pdf.txt001116872.pdf.txtExtracted Texttext/plain47717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214294/2/001116872.pdf.txta9957cc6991f8efb839bf26a658f87fdMD52ORIGINAL001116872.pdfTexto completoapplication/pdf357796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214294/1/001116872.pdfb2de69ea7e72636db6373b871d66aa8aMD5110183/2142942020-10-22 04:06:40.673207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-22T07:06:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Libros ilustrados táctiles : acceso a la literatura para niños con discapacidad visual en fase de alfabetización
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Tactile illustrated books : access to literature for children with visual impairment in literacy phase
title Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento
spellingShingle Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento
Freitas, Claudia Rodrigues de
Livro infantil
Acessibilidade
Deficiência visual
Inclusão escolar
Crianças
tactile illustrated book
literacy
accessibility
visual impairment
inclusion
libro ilustrado táctil
letramiento
accesibilidad
discapacidad visual
inclusión
title_short Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento
title_full Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento
title_fullStr Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento
title_full_unstemmed Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento
title_sort Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento
author Freitas, Claudia Rodrigues de
author_facet Freitas, Claudia Rodrigues de
Tezzari, Mauren Lúcia
Stockmanns, Roberta
Cardoso, Eduardo
author_role author
author2 Tezzari, Mauren Lúcia
Stockmanns, Roberta
Cardoso, Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Claudia Rodrigues de
Tezzari, Mauren Lúcia
Stockmanns, Roberta
Cardoso, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Livro infantil
Acessibilidade
Deficiência visual
Inclusão escolar
Crianças
topic Livro infantil
Acessibilidade
Deficiência visual
Inclusão escolar
Crianças
tactile illustrated book
literacy
accessibility
visual impairment
inclusion
libro ilustrado táctil
letramiento
accesibilidad
discapacidad visual
inclusión
dc.subject.eng.fl_str_mv tactile illustrated book
literacy
accessibility
visual impairment
inclusion
dc.subject.spa.fl_str_mv libro ilustrado táctil
letramiento
accesibilidad
discapacidad visual
inclusión
description Este trabalho tem origem em pesquisa desenvolvida pelo MULTI no âmbito do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS). O referido grupo dedica-se, principalmente, ao desenvolvimento e à produção de livros ilustrados táteis para crianças e, de modo especial, àquelas com deficiência visual em fase de letramento, sendo esse o principal objetivo da investigação. O presente texto tem origem a partir da conclusão da primeira fase de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo principal é o de desenvolver livros ilustrados táteis para crianças com deficiência visual em processo de letramento. A temática fundamental insere-se na proposta de ampliação e de qualificação da inclusão através da acessibilidade a livros infantis para todas as crianças. O referencial teórico sustenta-se em estudiosos como Polato (2010, 2013), Piccardi (2011) e Nuernberg (2010), entre outros. A pesquisa conta com financiamento de projeto da CAPES Chamada Universal-2016. O grupo MULTI é composto por profissionais: professores de educação especial, consultores em deficiência visual, especialistas em design e estudantes de graduação de diferentes áreas. A pesquisa, hoje, conta com algumas dezenas de protótipos desenvolvidos junto ao grupo de pesquisa. Como resultado inicial, apresenta a publicação de uma história em versão impressa em braille e tinta em fonte ampliada, com imagens táteis ilustradas, com versão digital em audiolivro com audiodescrição. Dois outros livros estão em fase final de produção. A alegria das crianças que tiveram acesso aos livros define a direção e o andamento da pesquisa. Ainda se enfrentam alguns desafios, entre os quais, o custo para a produção dos livros.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T04:00:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214294
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1989-2446
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116872
identifier_str_mv 1989-2446
001116872
url http://hdl.handle.net/10183/214294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Electrónica de Investigación y Docencia(REID). Espanha. n. 24(jun./jul. 2020), p. 115-129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214294/2/001116872.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214294/1/001116872.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a9957cc6991f8efb839bf26a658f87fd
b2de69ea7e72636db6373b871d66aa8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790424425857024