Livros ilustrados táteis e o processo de letramento de crianças com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stockmanns, Roberta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197425
Resumo: Esta pesquisa é composta por tessituras de áreas distintas e traz como seu campo de estudo: o letramento e os livros ilustrados táteis para crianças com deficiência visual. A partir do objetivo: analisar o livro ilustrado tátil como recurso pedagógico para o processo de letramento de crianças com deficiência visual, abordou-se a mediação de leitura deste tipo de livro junto ao público-alvo para verificar se os livros ilustrados táteis possibilitariam o acesso à literatura e se constituiriam em oportunidade de letramento. O referencial teórico está sustentado na teoria sócio-histórica através dos estudos de Vygotsky e conta com pesquisadores de áreas distintas, como: Freire, Ariès, Romani, Millmann, Kastrup, Polato, Piccardi, Scribner e Cole, Winnicot e Benjamim, que contribuíram nas especificidades da composição desta pesquisa de mestrado. O percurso metodológico conduziu às seguintes etapas: revisão de bibliografia, confecção de livros ilustrados táteis e mediação de leitura com os livros produzidos junto a duas crianças (Francisco, 8 anos, com cegueira e Ricardo, 11 anos, com baixa visão). As conclusões da pesquisa revelam: os livros ilustrados táteis, quando desenvolvidos de acordo com as características propostas neste estudo, contribuem para que as crianças com deficiência visual estabeleçam relações sociolinguísticas. A partir das mediações de leitura, entre os sujeitos, a pesquisadora e os livros ilustrados táteis, as crianças tiveram seu contexto perceptivo ampliado e fizeram associações entre o que seus dedos percebiam e o contexto social no qual circulavam, assim, puderam transitar entre o universo social e literário. Além disso, puderam compartilhar os livros com seus colegas em momentos de socialização e protagonismo. Como referência para um estudo futuro, a pesquisa abre reflexões sobre a necessidade de investigações detalhadas quanto aos materiais mais adequados para a confecção de cada tipo de imagem tátil e de também de como se dá o processo de percepção háptica das crianças aos quais os livros se destinam, isso porque, cada geração estabelece diferentes relações sociais.
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O percurso metodológico conduziu às seguintes etapas: revisão de bibliografia, confecção de livros ilustrados táteis e mediação de leitura com os livros produzidos junto a duas crianças (Francisco, 8 anos, com cegueira e Ricardo, 11 anos, com baixa visão). As conclusões da pesquisa revelam: os livros ilustrados táteis, quando desenvolvidos de acordo com as características propostas neste estudo, contribuem para que as crianças com deficiência visual estabeleçam relações sociolinguísticas. A partir das mediações de leitura, entre os sujeitos, a pesquisadora e os livros ilustrados táteis, as crianças tiveram seu contexto perceptivo ampliado e fizeram associações entre o que seus dedos percebiam e o contexto social no qual circulavam, assim, puderam transitar entre o universo social e literário. Além disso, puderam compartilhar os livros com seus colegas em momentos de socialização e protagonismo. Como referência para um estudo futuro, a pesquisa abre reflexões sobre a necessidade de investigações detalhadas quanto aos materiais mais adequados para a confecção de cada tipo de imagem tátil e de também de como se dá o processo de percepção háptica das crianças aos quais os livros se destinam, isso porque, cada geração estabelece diferentes relações sociais.This research is composed of distinct areas and brings as its field of study: literacy and illustrated books tactile for visually impaired children. The purpose of this study was to analyze the tactile illustrated book as a pedagogical resource for the literacy process of visually impaired children. The purpose of this study was to mediate the reading of this type of book to the target audience to verify if the tactile illustrated books would allow access to literature and would constitute an opportunity for literacy. The theoretical framework is based on socio-historical theory through Vygotsky's studies and has researchers from different areas, such as: Freire, Ariès, Romani, Millmann, Kastrup, Polato, Piccardi, Scribner and Cole, Winnicot and Benjamim, who contributed specificities of the composition of this master's research. The methodological course led to the following stages: a review of the bibliography, production of tactile illustrated books and reading mediation with the books produced with two children (Francisco, 8 years old, blind and Ricardo, 11 years old, with low vision). The conclusions of the research reveal that the tactile illustrated books, when developed according to the characteristics proposed in this study, contribute for the children with visual impairment to establish sociolinguistic relations. From the reading mediations between the subjects, the researcher and the tactile illustrated books, the children had their perceptive context expanded and made associations between what their fingers perceived and the social context in which they circulated, thus, they could transit between the universe social and literary. In addition, they were able to share the books with their colleagues in moments of socialization and protagonism. As a reference for a future study, the research opens up reflections on the need for detailed investigations on the most suitable materials for the preparation of each type of tactile image and also on how the process of haptic perception of the children to which books because each generation establishes different social relations.application/pdfporLivro tátilLetramentoEducação inclusivaEducação especialSpecial EducationInclusive educationLiteratureTactile illustrated booksVisual impairmentLivros ilustrados táteis e o processo de letramento de crianças com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098160.pdf.txt001098160.pdf.txtExtracted Texttext/plain280678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197425/2/001098160.pdf.txtaa90bc75cea538b04b7aa438e65496dcMD52ORIGINAL001098160.pdfTexto completoapplication/pdf1765302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197425/1/001098160.pdfebdea483e9820908614cab3983794f07MD5110183/1974252019-07-27 02:32:23.765662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-27T05:32:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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