O reconhecimento do substantivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Gloria Honorina Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60694
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação da referida classe, sempre observada no âmbito do texto, considerando os critérios de ordem morfológica, sintática e semântica em que baseiam as definições de substantivo. A citada análise dar-se-á mediante instrumento de pesquisa consistente em testes de reconhecimento de classes de palavra aplicados em alunos de 5ª série (6º ano). Visa-se aqui a fornecer subsídios aos educadores, no sentido de buscar-se soluções para atenuar alguns problemas enfrentados no processo de ensino-aprendizado, desenvolvendo atividades pedagógicas para tal fim.
id UFRGS-2_bec41ae46ef1a1bb014e13ec60a8c690
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60694
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maciel, Gloria Honorina GomesLara, Leandro Zanetti2012-11-08T01:37:53Z2011http://hdl.handle.net/10183/60694000862133O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação da referida classe, sempre observada no âmbito do texto, considerando os critérios de ordem morfológica, sintática e semântica em que baseiam as definições de substantivo. A citada análise dar-se-á mediante instrumento de pesquisa consistente em testes de reconhecimento de classes de palavra aplicados em alunos de 5ª série (6º ano). Visa-se aqui a fornecer subsídios aos educadores, no sentido de buscar-se soluções para atenuar alguns problemas enfrentados no processo de ensino-aprendizado, desenvolvendo atividades pedagógicas para tal fim.application/pdfporSubstantivoEnsino de línguasLíngua portuguesaO reconhecimento do substantivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862133.pdf000862133.pdfTexto completoapplication/pdf179491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60694/1/000862133.pdf76be3af72db9a275e791e9ff21ea477aMD51TEXT000862133.pdf.txt000862133.pdf.txtExtracted Texttext/plain39395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60694/2/000862133.pdf.txtc441d9286aef05136dc8cffb85e70033MD52THUMBNAIL000862133.pdf.jpg000862133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60694/3/000862133.pdf.jpgdbf9692261392efdb838ac9f3b4aab19MD5310183/606942022-08-06 04:47:13.241881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60694Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O reconhecimento do substantivo
title O reconhecimento do substantivo
spellingShingle O reconhecimento do substantivo
Maciel, Gloria Honorina Gomes
Substantivo
Ensino de línguas
Língua portuguesa
title_short O reconhecimento do substantivo
title_full O reconhecimento do substantivo
title_fullStr O reconhecimento do substantivo
title_full_unstemmed O reconhecimento do substantivo
title_sort O reconhecimento do substantivo
author Maciel, Gloria Honorina Gomes
author_facet Maciel, Gloria Honorina Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Gloria Honorina Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lara, Leandro Zanetti
contributor_str_mv Lara, Leandro Zanetti
dc.subject.por.fl_str_mv Substantivo
Ensino de línguas
Língua portuguesa
topic Substantivo
Ensino de línguas
Língua portuguesa
description O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação da referida classe, sempre observada no âmbito do texto, considerando os critérios de ordem morfológica, sintática e semântica em que baseiam as definições de substantivo. A citada análise dar-se-á mediante instrumento de pesquisa consistente em testes de reconhecimento de classes de palavra aplicados em alunos de 5ª série (6º ano). Visa-se aqui a fornecer subsídios aos educadores, no sentido de buscar-se soluções para atenuar alguns problemas enfrentados no processo de ensino-aprendizado, desenvolvendo atividades pedagógicas para tal fim.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-08T01:37:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/60694
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862133
url http://hdl.handle.net/10183/60694
identifier_str_mv 000862133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60694/1/000862133.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60694/2/000862133.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60694/3/000862133.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 76be3af72db9a275e791e9ff21ea477a
c441d9286aef05136dc8cffb85e70033
dbf9692261392efdb838ac9f3b4aab19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486755796582400