Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valladares, Eric do Prado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27524
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade o estudo comparativo do consumo e do ganho de energia quando se utiliza um volante de inércia para armazená-la. Na abordagem, utilizouse um aparato experimental onde foram medidas as rotações do volante de inércia no decorrer do tempo e assim avaliar a variação energética do sistema. Com isso, foi possível concluir que para o sistema composto por motor e volante quando ligado por mais tempo que desligado, o consumo energético foi grande. Para os casos onde se optou por um sistema intermitente de ligamento e desligamento do motor, o consumo de energia mecânica se equivaleu ou permaneceu próximo ao ganho de energia.
id UFRGS-2_bf46f3157a2f6ac492b4334115f07e45
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27524
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Valladares, Eric do PradoLaranja, Rafael Antonio Comparsi2011-01-27T05:59:00Z2010http://hdl.handle.net/10183/27524000765311O presente trabalho tem por finalidade o estudo comparativo do consumo e do ganho de energia quando se utiliza um volante de inércia para armazená-la. Na abordagem, utilizouse um aparato experimental onde foram medidas as rotações do volante de inércia no decorrer do tempo e assim avaliar a variação energética do sistema. Com isso, foi possível concluir que para o sistema composto por motor e volante quando ligado por mais tempo que desligado, o consumo energético foi grande. Para os casos onde se optou por um sistema intermitente de ligamento e desligamento do motor, o consumo de energia mecânica se equivaleu ou permaneceu próximo ao ganho de energia.The present work aims a comparative study of a consumption and gain of energy when it uses a flywheel to store the energy. Therefore, it has been used an experimental apparatus where flywheel rotations were measured in the course of time, so the energetic variation of the system could be evaluated. As a result, it was possible to conclude that systems when turned on for a longer time than turned off, showed the high energetic consumption. In the cases in which it was chosen an intermittent system of turning on and off the engine, the mechanical energy consumption was equivalent or remained near the gain of energy.application/pdfporEngenharia mecânicaFlywheelEnergy consumptionInertia varietyIntermittent processEstudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétricoComparative study of energetic waste in the use of flywheel in an eletric motor info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000765311.pdf000765311.pdfTexto completoapplication/pdf1608864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27524/1/000765311.pdf73c5b839fac57734d8ce04ffa7f1e295MD51TEXT000765311.pdf.txt000765311.pdf.txtExtracted Texttext/plain55088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27524/2/000765311.pdf.txtac7dc60dc46ad4be16f220f4b6270fcbMD52THUMBNAIL000765311.pdf.jpg000765311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27524/3/000765311.pdf.jpgfa000344b614c362776c037884ab9167MD5310183/275242018-10-05 08:38:46.96oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27524Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:38:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Comparative study of energetic waste in the use of flywheel in an eletric motor
title Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico
spellingShingle Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico
Valladares, Eric do Prado
Engenharia mecânica
Flywheel
Energy consumption
Inertia variety
Intermittent process
title_short Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico
title_full Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico
title_fullStr Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico
title_full_unstemmed Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico
title_sort Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico
author Valladares, Eric do Prado
author_facet Valladares, Eric do Prado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valladares, Eric do Prado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laranja, Rafael Antonio Comparsi
contributor_str_mv Laranja, Rafael Antonio Comparsi
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
topic Engenharia mecânica
Flywheel
Energy consumption
Inertia variety
Intermittent process
dc.subject.eng.fl_str_mv Flywheel
Energy consumption
Inertia variety
Intermittent process
description O presente trabalho tem por finalidade o estudo comparativo do consumo e do ganho de energia quando se utiliza um volante de inércia para armazená-la. Na abordagem, utilizouse um aparato experimental onde foram medidas as rotações do volante de inércia no decorrer do tempo e assim avaliar a variação energética do sistema. Com isso, foi possível concluir que para o sistema composto por motor e volante quando ligado por mais tempo que desligado, o consumo energético foi grande. Para os casos onde se optou por um sistema intermitente de ligamento e desligamento do motor, o consumo de energia mecânica se equivaleu ou permaneceu próximo ao ganho de energia.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-27T05:59:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27524
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000765311
url http://hdl.handle.net/10183/27524
identifier_str_mv 000765311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27524/1/000765311.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27524/2/000765311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27524/3/000765311.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73c5b839fac57734d8ce04ffa7f1e295
ac7dc60dc46ad4be16f220f4b6270fcb
fa000344b614c362776c037884ab9167
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486723951329280