Estudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27524 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade o estudo comparativo do consumo e do ganho de energia quando se utiliza um volante de inércia para armazená-la. Na abordagem, utilizouse um aparato experimental onde foram medidas as rotações do volante de inércia no decorrer do tempo e assim avaliar a variação energética do sistema. Com isso, foi possível concluir que para o sistema composto por motor e volante quando ligado por mais tempo que desligado, o consumo energético foi grande. Para os casos onde se optou por um sistema intermitente de ligamento e desligamento do motor, o consumo de energia mecânica se equivaleu ou permaneceu próximo ao ganho de energia. |
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Valladares, Eric do PradoLaranja, Rafael Antonio Comparsi2011-01-27T05:59:00Z2010http://hdl.handle.net/10183/27524000765311O presente trabalho tem por finalidade o estudo comparativo do consumo e do ganho de energia quando se utiliza um volante de inércia para armazená-la. Na abordagem, utilizouse um aparato experimental onde foram medidas as rotações do volante de inércia no decorrer do tempo e assim avaliar a variação energética do sistema. Com isso, foi possível concluir que para o sistema composto por motor e volante quando ligado por mais tempo que desligado, o consumo energético foi grande. Para os casos onde se optou por um sistema intermitente de ligamento e desligamento do motor, o consumo de energia mecânica se equivaleu ou permaneceu próximo ao ganho de energia.The present work aims a comparative study of a consumption and gain of energy when it uses a flywheel to store the energy. Therefore, it has been used an experimental apparatus where flywheel rotations were measured in the course of time, so the energetic variation of the system could be evaluated. As a result, it was possible to conclude that systems when turned on for a longer time than turned off, showed the high energetic consumption. In the cases in which it was chosen an intermittent system of turning on and off the engine, the mechanical energy consumption was equivalent or remained near the gain of energy.application/pdfporEngenharia mecânicaFlywheelEnergy consumptionInertia varietyIntermittent processEstudo comparativo do gasto energético no uso de volante de inércia em um motor elétricoComparative study of energetic waste in the use of flywheel in an eletric motor info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000765311.pdf000765311.pdfTexto completoapplication/pdf1608864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27524/1/000765311.pdf73c5b839fac57734d8ce04ffa7f1e295MD51TEXT000765311.pdf.txt000765311.pdf.txtExtracted Texttext/plain55088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27524/2/000765311.pdf.txtac7dc60dc46ad4be16f220f4b6270fcbMD52THUMBNAIL000765311.pdf.jpg000765311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27524/3/000765311.pdf.jpgfa000344b614c362776c037884ab9167MD5310183/275242018-10-05 08:38:46.96oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27524Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:38:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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