Aprendizagem e método psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Agord, Marta Regina de Leao
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28991
Resumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.
id UFRGS-2_c2a7221b465202692dfc853d6d693c64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28991
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling D'Agord, Marta Regina de Leao2011-05-13T06:00:28Z20100104-4060http://hdl.handle.net/10183/28991000748952Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.This work presents a contribution to university teaching. This study originates from the following question: if the psychoanalytical method establishes principles for a treatment direction, which would be the contribution of this method to the principles of a direction of learning in the university? This research works with a transposition of the psychoanalytical method to the field of learning, recognizing itself that the first one operates on unconscious knowing, as the second has for object knowledge. The relation between knowing and knowledge; the relation between knowing and the retroactivity (Nachträglichkeit), the experience of the institutions of psychoanalytical formation with the group called cartel are questions to a proposal of psychoanalytical direction of learning.application/pdfporEducar em revista. Curitiba, PR. N. 36 (jan./abr. 2010), p. 147-161.ConhecimentoAprendizagemPsychoanalytical methodLearningKnowledgeKnowingAprendizagem e método psicanalíticoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000748952.pdf.txt000748952.pdf.txtExtracted Texttext/plain38193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28991/2/000748952.pdf.txt021ccbee02d019ef30b3f4e0ac6b5509MD52ORIGINAL000748952.pdf000748952.pdfTexto completoapplication/pdf467927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28991/1/000748952.pdf1f0fb4314bb918e808867ae9487381b6MD51THUMBNAIL000748952.pdf.jpg000748952.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28991/3/000748952.pdf.jpg8b099bc6f55f569b204ce2cf02767ab4MD5310183/289912018-10-09 08:47:32.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28991Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:47:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem e método psicanalítico
title Aprendizagem e método psicanalítico
spellingShingle Aprendizagem e método psicanalítico
D'Agord, Marta Regina de Leao
Conhecimento
Aprendizagem
Psychoanalytical method
Learning
Knowledge
Knowing
title_short Aprendizagem e método psicanalítico
title_full Aprendizagem e método psicanalítico
title_fullStr Aprendizagem e método psicanalítico
title_full_unstemmed Aprendizagem e método psicanalítico
title_sort Aprendizagem e método psicanalítico
author D'Agord, Marta Regina de Leao
author_facet D'Agord, Marta Regina de Leao
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Agord, Marta Regina de Leao
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Aprendizagem
topic Conhecimento
Aprendizagem
Psychoanalytical method
Learning
Knowledge
Knowing
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalytical method
Learning
Knowledge
Knowing
description Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-13T06:00:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28991
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000748952
identifier_str_mv 0104-4060
000748952
url http://hdl.handle.net/10183/28991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educar em revista. Curitiba, PR. N. 36 (jan./abr. 2010), p. 147-161.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28991/2/000748952.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28991/1/000748952.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28991/3/000748952.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 021ccbee02d019ef30b3f4e0ac6b5509
1f0fb4314bb918e808867ae9487381b6
8b099bc6f55f569b204ce2cf02767ab4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487108094001152