Práticas pedagógicas integradas : perspectivas de docentes de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbeghen, Isadora Loch
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172125
Resumo: O conceito de Práticas Pedagógicas Integradas é proposto neste estudo com a justificativa de abarcar um maior alcance de práticas diferenciadas desenvolvidas por docentes de Educação Física Escolar no ensino fundamental. Os termos relacionados ao conceito principal são: trabalho coletivo; interdisciplinaridade; transdisciplinaridade e multidisciplinaridade. O objetivo geral deste estudo é compreender o entendimento e a viabilidade de Práticas Pedagógicas Integradas através da perspectiva de professores de Educação Física de escolas de Passo Fundo (RS). Os objetivos específicos são: identificar a compreensão de professores de Educação Física sobre o conceito de Práticas Pedagógicas Integradas; compreender as relações estabelecidas entre professores de Educação Física e os demais docentes da escola; analisar e interpretar as condições que permitam ou limitam a construção de Práticas Pedagógicas Integradas dentro de uma escola; e refletir sobre as possibilidades de construção da aprendizagem no trabalho com Práticas Pedagógicas Integradas. A revisão de literatura discute os termos já mencionados e relacionados ao conceito principal de Práticas Pedagógicas Integradas, partindo da coletividade aos distintos níveis de organização e integração de saberes. Este estudo é de caráter qualitativo descritivo no qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes de diferentes escolas de Passo Fundo (RS). A partir deste trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identifiquei que não há consenso no entendimento dos termos relacionados ao conceito de Práticas Pedagógicas Integradas, compreendi que as relações entre professores se correlaciona à realidade escolar em que o professor de Educação Física se insere, somado a isto verifiquei que as limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas se atrelam à parceria estabelecida entre colegas de trabalho, ao planejamento e ao desenvolvimento de atividades. Além destas considerações, o estudo buscou instigar os docentes entrevistados para que os mesmos se desafiem a pensar e realizar mais Práticas Pedagógicas Integradas.
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